LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Nintendo tenta levar apps de smartphones para o Wii U, mas deveria fazer o contrário

06 de maio de 2013 16

Nós não falamos de consoles caseiros por aqui, mas eles estão começando a tocar no mundo dos smartphones e, desta forma, viram notícia por aqui. A Nintendo não está muito feliz com as vendas do Wii U, que ainda não foi lançado oficialmente no Brasil, tão descontente que ela está criando uma forma de trazer aplicativos de smartpones para dentro da plataforma da marca, que conta com um pequeno tablet em seu controle.

Wii U
Wii U

Pois é, o Wii U tem um tablet maroto no controle, que pode aceitar alguns apps - assim como aconteceu no Wii, mas sem o controle com tela de toque. Segundo o jornal Japan Times, a Nintendo criou uma ferramenta em que o desenvolvedor de app para smartphones apenas entrega seu aplicativo e ele sai pronto para o console, algo bastante semelhante ao que a BlackBerry faz com os apps de Android.

A ideia de trazer aplicativos para o console não é nova. A Sony já faz isso com o PS3 e leva jogos de smartphones para o PS Vita, como o viciante Jetpack Joyride e outros. Porém, este horizonte de apps de smartphones em consoles - portáteis ou não - não afeta muito os consumidores. Pra que você jogaria Jetpack Joyride num Vita, se pode ter ele - exatamente o mesmo game - na palma da sua mão?

A busca da Nintendo por aplicativos de smartphones é uma forma bastante simples de inflar a quantidade de boas escolhas dentro de seu sistema operacional. Funciona, já que o desenvolvedor não precisa fazer muito para ter um app pronto em outra plataforma, mas não chama muita gente para descobrir como é, por exemplo, um Google Maps dentro do Wii U. Seria mais inteligente levar o Mario, ou os Miis, para dentro de iPhones e Androids, não é?

Seria bacana ter o smartphone como extensão da experiência que a empresa já criou para o console, seja lee o 3DS ou o Wii U. É uma experiência muito maior, do que ter exatamente a mesma experiência em duas telas diferentes.


16

Comentários

Nintendo tenta levar apps de smartphones para o Wii U, mas deveria fazer o contrário
  • Se a nintendo lançasse somente a franquia Pokémon para smarts seria um estrondoso sucesso, usando os recursos de um smart para auxiliar in game.

      • Primeiro eu acho que a nintendo está perdendo jogadores principalmente porque ultimamente as pessoas preferem jogos mais fáceis no modo offline e estão preferindo muito mais a opção de multijogador, principalmente online. Já os games da nintendo são mais demorados, como por exemplo, eles insistem (o que eu acho bom!!!) em jogos tipo o Super Mario!
        Assim, concordo que a Nintendo deveria prestar mais atenção nos títulos exclusivos deles e repensar em como lançar novos games para aumentar a venda... Mas não acho que esta empresa tende a virar uma softhouse, principalmente porque eu acho eles muito criativos e revolucionários, por mais que o Wii não tenha superado as expectativas de venda, foi uma revolução nos consoles, essa interatividade com o jogador e muito interessante! Mas infelizmente os jogadores preferem ficar sentados na frente da tv segurando um joystick!
        O Wii U é outro exemplo de console revolucionário pois o gamepad apresenta outra função, não apenas de controle para o jogo, mas também para interagir mais com o game e isso eu achei muito interessante!
        Resta agora a Nintendo aproveitar esta oportunidade de renovação e inovação e lançar títulos mais descentes que utilizem todos os recursos que o console oferece! Assim eu imagino que voltara a ter o prestigio de antes!
        Já os aplicativos, principalmente jogos, para os smarts eu acho que eles ainda estão perdendo para os consoles, principalmente por causa da limitação de memoria e processamento e arrisco a dizer (Apesar de eu gostar muito de jogar no meu celular! rs) que não conseguirão substituir a emoção de jogar um video game.

          • Já vi comentários que dizem que muitos compram um smart porque não tem dinheiro para comprar um console,eu discordo já que o smart é mais prático e você pode levar para onde quiser,infelizmente os consoles estão ameaçados e futuramente serão esquecidos, é uma grande realidade que tem que ser encarada

              • Infelizmente também fico triste pois foi a nintendo minha primeira experiência game

                  • Peguemos a Ubisoft, a Sega ou até a EA como exemplo...
                    A Ubisoft já lançou alguns jogos para os smartphones (incluindo uma franquia grande como Prince of Persia).
                    A Sega lançou recentemente o House of the Dead.
                    A EA lançou vários jogos para as plataformas móveis como Dead Space, Mass Effect e Need for Speed.

                    Qual a semelhança entre elas? Não há nenhum console delas circulando. A Nintendo, assim como a Sony e a Microsoft nunca iriam lançar seus jogos exclusivos para outras plataformas que não sejam delas (até porque são exclusivos das empresas).

                    Dando um exemplo que veio à minha mente agora, seria como a Warner lançasse o Batman Arkham Origins: Blackgate para Android e iOS, sendo que o portátil dela é o Luco. Isso geraria competição entre os aparelhos e, consequentemente não fariam com que as pessoas comprassem o portátil dela... Aí o prejuízo viria de brinde.

                      • Realmente, hoje não tem por onde ela abandonar a plataforma móvel própria e apostar no Android e IOS.

                          • Agora eu pergunto: Se ela levasse os jogos dela para Smarts e Tablets, pra que eu iria comprar um console dela? Talvez no final, ela teria prejuízo.

                            Seria legal para o gamer, mas quem pagaria por isso seria ela.

                            Também acho que ela irá virar uma softhouse. Uma pena.

                              • O Wii U concerteza será o último console da Nintendo.

                                Depois ela vai virar uma softhouse igual a Sega.

                                  • E a nintendo tem por onde investir nos smartphones e tablets. Poderia relançar a maioria dos games do velho nintendinho, do super nes e dos game boy's que com certeza faria muito sucesso.

                                      • O declínio da Nintendo começou no GameCube, todo gamer sabe que é um PC ou um CONSOLE. A potência gráfica de um jogo de smartphone ainda não chega aos pés, nem do PS Vita.

                                          • O mercado de games sofre um pouco com as vendas. O motivo? Os smartphones. Li isso em muitos sites, mas e claro que ha outros motivos, so que esse e um dos principais.
                                            Se a Nintendo investisse nas plataformas mobiles, trazendo uma extensao aos smartphones, como disse na materia, seria bem melhor, sim.

                                              • a nintendo deveria fazer apps tipo emuladores pra os smarts, seria uma boa e ajudaria bastante a melhorar essa baixa que ela teve. eu compraria pro meu smart.

                                                  • A Nintendo era muito boa até o NINTENDO64! DEPOIS só veio porcaria!!!!! Eu tenho até hoje os consoles NINTENDO SUPER NES e NINTENDO 64 Originais!!!!

                                                      • Engraçado, estava conversando ontem com alguns amigos sobre a nintendo. A empresa tinha muitos jogos com os quais poderia manter os fiéis fãs e ganhar ainda mais adeptos caso investivesse neles, mas muitos foram deixados para trás, ou não evoluíram junto com o segmento no mercado. A empresa apostou muito em interatividade, sempre teve aquela de que gráfico não é tudo em um game, mas tem obtido prejuízos absurdos nos últimos anos. Uma pena isso.

                                                          • Exemplo que como afundar uma empresa em pouco tempo

                                                              • A Nintendo está decaíndo...

                                                                  Android

                                                                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                  Android

                                                                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                  Windows

                                                                  Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                  Economia e mercado

                                                                  Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista