LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Maelstrom, o navegador do BitTorrent com protocolo P2P, abre para testes beta

11 de abril de 2015 2

O navegador Maelstrom é a proposta do BitTorrent que promete uma Internet na visão particular da empresa de uma web verdadeiramente distribuída, livre e aberta. Anunciado no ano passado, o projeto estava até então em versão alpha, fechada para desenvolvedores.

Para a empresa, segundo seu comunicado publicado ontem, o Maelstrom é uma nova tecnologia necessária para sustentar uma rede web ideal para publicar e consumir conteúdos de forma realmente neutra.

Isso só é possível graças ao uso do protocolo P2P já utilizado pelo BitTorrent em seu famoso gerenciador de downloads. Utilizando esse recurso em navegação web, será possível que usuários carreguem o conteúdo em seus computadores e permitam o compartilhamento desses dados com outros usuários. Ou seja, não seria mais necessário, para estes conteúdos, um servidor atuando hospedagem.

A empresa afirmou que desde dezembro passado, com os testes alpha, puderam aprender muito com os inscritos em seu programa fechado. Foi estabelecida uma crescente comunidade com mais de 10.000 desenvolvedores e 3.500 editores, que compartilham a visão de web distribuída que, na visão do BitTorrent, consistirá na construção dos próximos 20 anos da Internet.


Agora, com o início dos testes beta, todos os usuários Windows poderão fazer parte dessa "revolução na web", utilizando a versão disponibilizada do Project Maelstrom. O navegador é baseado em Chromium, o que significa garantia de atender os recursos mais modernos da web. Entre as atualizações desde a versão alpha, a empresa incluiu:

  • Maior estabilidade
  • Suporte ao auto-update
  • Visualização DHT para os usuários durante o carregamento de torrents

A ferramenta de publicação para desenvolvedores permitirá a criação de conteúdo que será disponibilizado via P2P. Por enquanto, obviamente, há pouco conteúdo para acessar com esse recurso, e a visão do BitTorrent deverá levar algum tempo para se concretizar.

Tendo isso em mente, os interessados em conferir o navegador em seus primeiros estágios já podem acessar a página oficial do projeto e instalar a versão beta do Maelstrom.


2

Comentários

Maelstrom, o navegador do BitTorrent com protocolo P2P, abre para testes beta
  • usa a mesma base do google chrome .. não vejo vantagem nenhuma.

      • vc leu a notícia? não se trata do visual amigo, mas sim de vc nao ter que pagar pra hospedar um site pois eles estarão hospedados em seu proprio computador, todo conteúdo sendo compartilhado assim como o torrent. a unica coisa parecida com o chrome é o visual. O resto é inovação pura e eu estou ancioso pra vir o desenvolvimento.

        Android

        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

        Android

        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

        Windows

        Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

        Economia e mercado

        Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista