LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cidade obriga lojas de celular a avisar sobre radiação potencial

18 de maio de 2015 0

A cidade de Berkeley nos Estados Unidos acaba de passar uma lei que obriga todos os vendedores de celulares a colocar avisos sobre o perigo da radiação dos aparelhos, aconselhando os usuários a não carregá-los próximo ao corpo.

“É muito importante espalhar esta informação”, é o que diz o prefeito da cidade, Tom Bates, que votou a favor da medida. Hoje em dia a maioria dos celulares emite um nível de radiação que está dentro da medida de segurança das agências de fiscalização. Apesar disso, é comum que quase todos os manuais de instrução deste tipo de aparelho avisam que o ideal é mantê-los com uma distância de até 20 milímetros da pele.

Segundo uma pesquisa recente na cidade, 74% dos cidadãos de Berkeley carregam um celular nos seus bolsos da calça, um local que é considerado de contato próximo. O relatório também diz que 66% das pessoas, desconhecem o fato de que as empresas de celular recomendam que ele não seja carregado próximo a pele.

A nova lei municipal vai obrigar que esse tipo de aviso seja evidenciado, com grandes painéis nas lojas e até mesmo a distribuição de flyers para conscientizar a população, toda vez que alguém adquirisse um celular. O aviso oficial será esse reproduzido aqui embaixo:

“Para manter a sua segurança, o governo federal recomenda que os telefones celulares mantenham as regras de exposição à ondas de rádio, se você carrega seu celular no seu bolso da calça ou da camisa, ou em seu sutiã enquanto ele está ligado e conectado a uma rede wireless, você pode estar ultrapassando as regras de segurança sobre controle de radiação. Este risco em potencial é ainda maior em crianças. Leia o manual de instruções do seu telefone para saber como utilizá-lo com segurança”

As ações da Prefeitura de Berkeley não são levianas, esta semana 190 cientistas de 39 países publicaram um documento sobre os perigos em potencial de campos eletromagnéticos e tecnologia sem fio. O grupo pede por mais estudos imparciais sendo conduzidos por organizações como a ONU e a OMS.

“Numerosas publicações científicas recentes têm mostrado os efeitos que campos eletromagnéticos têm sobre organismos vivos, mesmo quando emitidos em frequências bem menores do que os limites impostos por parâmetros nacionais e internacionais. Efeitos incluem o aumento do risco de câncer, estresse celular, aumento de radicais livres, danos genéticos, danos estruturais e funcionais ao sistema reprodutor, déficits de memória e aprendizagem, desordens neurológicas, impactos negativos no bem estar humano.”

O debate sobre o quanto estes aparelhos podem nos fazer mal ainda está longe de chegar ao fim. Apesar disso, a lei de Berkeley faz sentido, já que ela não está explorando uma situação pouco estudada, e sim querendo evidenciar o que já é provado e reconhecido pelas próprias fabricantes de celulares.


0

Comentários

Cidade obriga lojas de celular a avisar sobre radiação potencial
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2