
08 Agosto 2016
Impressoras 3D parecem ser capazes de criar todo tipo de coisa hoje em dia, incluindo uma mandíbula nova para uma tartaruga ferida. Um time de pesquisadores turcos decidiu ajudar o pobre animal marinho, imprimindo um maxilar prostético para ele.
A tartaruga havia sido levada para o Centro de Pesquisas, Resgate e Reabilitação de Tartarugas da Turquia, na Universidade de Pamukkale. O animal havia sofrido um trauma muito grande em sua mandíbula, tornando impossível que ele se alimentasse naturalmente. Para garantir seu retorno ao meio ambiente, os veterinários do centro tiveram a ideia de imprimir um prostético para ela.
O grande desafio era a resistência, tartarugas são conhecidas por possuírem mordidas muito poderosas, e não poderia ser qualquer material que iria funcionar na prótese. Para criar as poderosas mandíbulas, o centro de pesquisa se aliou a empresa conhecida com BTech Innovation para fazer um escaneamento completo do crânio do animal, usando as áreas intactas como referência. A prótese foi criada com uma variação médica do titânio e mais tarde colocada por um cirurgião.
Esta foi a primeira vez que uma tartaruga marinha se beneficiou deste tipo de tecnologia. Várias espécies semelhantes a estas correm diferentes riscos todos os dias, e este implemento bem sucedido de uma impressão 3D pode ajudar a basear muitas intervenções de sucesso no futuro. Torçamos que a tendência continue e muitas próteses veterinárias possam ser produzidas com impressoras 3D.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários