LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Morre Matti Makkonen, o "pai do SMS", aos 63 anos

30 de junho de 2015 0


Talvez você nunca tenha ouvido falar de Matti Makkonen, mas pode ter a certeza de que sua criação revolucionou a maneira com que você se comunica com as pessoas. E se você tiver idade o suficiente para ter presenciado a chegada das mensagens SMS nos aparelhos de telefonia celular, você viu de perto a mudança que ele causou. Hoje recebemos a notícia de sua morte, aos 63 anos de idade.

Finlandês, ele foi o criador do conceito de mensagens de textos através de rede celular, em 1984, e ajudou a nova tecnologia a invadir o mercado desde o início. Humilde, foi rápido ao dizer que seu envolvimento na criação do SMS foi parte de uma força conjunta entre várias pessoas, mas muitos dos créditos pertencem a ele.

Em 2012, ele concedeu uma entrevista via SMS à BBC News, na qual disse acreditar que o texto é um meio de comunicação que estará entre nós para sempre. Também disse que não gosta de usar abreviações de palavras em mensagens SMS; Makkonen tinha paixão pela língua finlandesa correta e utilizava os 160 caracteres para isso. Para ele, sua criação só pôde ser realmente explorada com o lançamento da Nokia em 94.

O Lançamento real do serviço, da forma como eu vejo, foi quando a Nokia introduziu o primeiro telefone capaz de escrever mensagens facilmente (Nokia 2010 in 1994)

Jarmo Matilainen, diretor-gerente do grupo de telecomunicações finlandesa Finnet Association, vinha trabalhando com Makkonen, que era o ex-diretor-gerente, nos últimos anos, e descreveu o criador do SMS como dono de uma fascinação irrepreensível por tecnologia de comunicações.

É muito triste. Ele ia se aposentar e deveria ter tido muitos anos pela frente [...] Nós gostamos de falar sobre SMS e esse tipo de coisa, 3G e assim por diante. Ele gostava de falar sobre isso o tempo todo

Enquanto nos dias de hoje o SMS está cada vez menos utilizado, graças aos aplicativos de mensagens instantânea via conexão de dados e sem os limites do seu mensageiro "antecessor", a tecnologia de Makkonen ainda é considerada vital para a comunicação em áreas onde o acesso à internet móvel é muito caro, fortemente censurada ou ambos. Não é à toa que o número de usuários de SMS é quase quatro vezes maior que do Facebook.

Além disso, o Twitter tem sua inspiração no SMS e, não fosse essa criação revolucionária, ninguém sabe dizer quais rumos a telefonia celular teria seguido.


0

Comentários

Morre Matti Makkonen, o "pai do SMS", aos 63 anos
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista