LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Fotos mostram o quanto nossos smartphones nos desconectam do mundo

15 de outubro de 2015 4


Uma das coisas que já se tornou mais comum entre usuários de smartphones é parar para checar suas notificações enquanto conversa com outras pessoas, quando se está num jantar ou mesmo enquanto assiste TV no sofá de casa ao lado da família. Isso sem contar a obsessão por verificar, o tempo todo, se alguém curtiu suas novas fotos durante uma reunião no barzinho ou mesmo numa festa com dezenas de pessoas.

O fotógrafo Eric Pickersgill observou este fenômeno enquanto tomava café da manhã com sua família e decidiu, a partir desta pequena ideia, criar arte com isso. Ele desenvolveu um projeto chamado Removed para mostrar o quanto os nossos smartphones podem atrapalhar em nossa construção social.

Uma família estava sentada ao meu lado num Illium café e, Troy, Nova York, e eles estavam tão desconectados um do outro. Não há muito para se falar. O pai e as duas filhas têm seus próprios telefones nas mãos. A mão, por outro lado, não tem ou optou por deixá-lo guardado. Ela olha para fora da janela, triste e sozinha, na companhia de sua família mais próxima.


Para ilustrar este fato cada vez mais triste e comum, Pickersgill decidiu fotografar pessoas utilizando seus smartphones ao lado de outras pessoas, e retirou os celulares das mãos delas na fotografia final, tentando, de alguma maneira, conscientizar o resto de nós sobre o que está acontecendo. O resultado chega a ser assustador à primeira vista, mas logo entende-se o quanto os smartphones podem nos desconectar do próximo.

A parte legal desse projeto é que o fotógrafo não utiliza nenhum programa de edição para remover os aparelhos das mãos dos usuários. Ele apenas pede gentilmente para que as pessoas permaneçam imóveis, do mesmo jeito em que estavam segurando os aparelhos, porém com eles guardados no bolso ou escondidos em algum lugar, apenas para ilustrar o fato de que, sim, os celulares podem atrapalhar nossa construção social o tempo inteiro se usado de maneira "incorreta".

Os resultados são realmente assombrosos, especialmente se notarmos que, geralmente, os smartphones acabam nos distanciando de pessoas próximas pelo simples fato de que um simples aplicativo ou outro acaba se tornando não mais interessante, mas talvez mais relevante quando se trata de "companhia".


As fotografias representam reconstituições de cenas que eu experiencio cotidianamente. Nós aprendemos a ler a expressão do corpo enquanto alguém está utilizando um dispositivo e quando esses significantes são ativados, é como se o dispositivo pudesse ser visto tomando forma física sem o objeto estar presente.

Existe um mundo incrível lá fora e talvez você esteja perdendo algumas oportunidades apenas porque decidiu ficar conversando pelo WhatsApp enquanto, possivelmente, acabou esquecendo as pessoas mais próximas. Um curta-metragem também foi montado para ilustrar o que Pickersgill tenta mostrar e você pode assisti-lo logo abaixo:


4

Comentários

Fotos mostram o quanto nossos smartphones nos desconectam do mundo
  • Bem vindos a MATRIX VERSÃO WI-FI!

      • Não faz duas semanas tentei insistidamente chamar uma pessoa que estava no Whatsapp, mas ela não respondia. Tive que tocá-la e sacudi-la.Essa pessoa tinha que procurar uns documentos. Quando ela foi fazer isso, tomei um susto. Ela começou a passar página por página mais sem olhar, pois estava com uma das mãos e olhos no Whatsapp. Depois pedi ela para atender o telefone fixo. Ela ficou no Whatsapp e ficava. hum, hum hum, hum hum hum.Essa pessoa está doente. Uma viciada terminal.

          • Isso beira ao ridículo! pke a pessoa que está falando com vc em qualquer rede social no cel eh mais importante do q uma pessoa que se disponibilizou a ter a sua companhia pessoalmente?

              • As pessoss deveriam entender que há hora p td, mas realmente parece que se não responderem ou deixarem de ver suas notificações vão morrer. Eu passo muito p isso pke abandonei os planos de net no celular, pois ter um plano decente em seu telefone eh um roubo, aliás td nesse país eh um roubo, já deixei amigos sozinhos em bares, restaurantes e em outros locais pke não desgrudavam os olhos de seus smartphones e no final o ignorante e o mal-educado acaba sendo eu.

                Android

                Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                Android

                Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                Windows

                Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                Economia e mercado

                Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista