LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Além de Apple e Qualcomm, Samsung também produzirá chipsets para Huawei

15 de outubro de 2015 2

Samsung deu o pontapé inicial na produção de chips a 14nm com o Exynos 7420, usado pela companhia nos grandes lançamentos de 2015. Suas fabricas já suportam uma grande produção de componentes com este avançado processo de fabricação, o que acabou atraindo outras fabricantes como Apple e Qualcomm. A primeira divide seu chipset Apple A9 com a TSMC, deixando a sul-coreana como um complemento. A Qualcomm, por outro lado, deve apostar toda a sua produção do Snapdragon 820 nas mãos da Samsung, mas parece que outra fabricante também está de olho nas fábricas da sul-coreana.

De acordo com uma fonte ligada à Samsung, a sul-coreana poderá usar suas fábricas para a produção de chips HiSilicon da Huawei. Destes chips é derivado o chipset Kirin, usado pela fabricante chinesa nos seus principais lançamentos de 2015. Assim, a mesma pretende deixar a TSMC de lado e partir para rival que conta com um processo de fabricação mais refinado, o que garante desenvolver novos produtos menores, mais potentes, com baixo consumo e aquecimento comparado a outras soluções do mercado.

A fonte não chega a comentar se Samsung ficará responsável totalmente pela produção do novo chipset da Huawei, como acontecerá com o Snapdragon 820 da Qualcomm. O novo Kirin pode seguir uma divisão de produção, como vemos acontecer com o Apple A9. No entanto, neste caso podemos contar com um maior desenvolvimento por parte da Samsung. Será que veremos um modelo chegando ao mercado a 14nm e outro a 16nm?

Samsung está fazendo cortes no custo de produção de chips a 14nm. Após a empresa ter dominado completamente o processo de fabricação, ao entregar uma solução eficiente com preço mais em conta vai acabar atraindo outras do ramo que tenham interesse na tecnologia. Huawei é apenas a primeira gigante chinesa a fechar parceria com a sul-coreana, mas podemos esperar que outras também apostem na dona da linha Galaxy. Xiaomi tem seus planos de criar seu próprio chipset, e Samsung poderá ser a responsável por fazer isso acontecer.

Essa maior competitividade é ainda mais interessante para os consumidores. Com mais produtos oferecidos e com preço mais em conta, podemos ter smartphones mais potentes no segmento – sem falar de novas tecnologias empregadas.


2

Comentários

Além de Apple e Qualcomm, Samsung também produzirá chipsets para Huawei
  • Acredito que sairá na frente a primeira que atingir uma litografia inferior a 10nm, sabemos que este é o limite do silício, logo, será mais difícil atingir

      • Mas pelo andar da carruagem, mesmo que indiretamente, ficaria tudo nas mãos da Samsung. Por este motivo torço pela Intel para que desenvolva mais seus chipsets e descubra uma forma de fazê-los consumir menos.

          Android

          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

          Android

          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

          Windows

          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

          Economia e mercado

          Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista