LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Etna, o vulcão mais alto da Europa, entra em erupção e sua lava ilumina céu na Itália

01 de março de 2017 25

Moradores da parte oriental da Sicília, Itália, tiveram a oportunidade - provavelmente assustadora - de acompanhar as espetaculares explosões incandescentes, emissões de cinzas e vazamento de lava do vulcão Etna, o mais alto da Europa. Ele entrou em erupção nas últimas horas desta terça-feira (28).

O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da cidade siciliana de Catânia informou que a atividade na cratera sudeste, iniciada no dia 23 de janeiro, se intensificou de forma gradual desde as 14h (horário de Brasília) de segunda-feira (27).

Para a população, as atividades do vulcão não representam um perigo e as autoridades italianas acompanham com atenção a situação das estradas próximas. O aeroporto de Catânia segue operando normalmente, embora os moradores de Zafferana e Linguaglossa, que ficam nas proximidades do Etna, tenham notado uma pequena chuva de cinzas.

Essa não é a primeira erupção do Etna em tempos recentes. Ele é considerado o quinto vulcão mais ativo do mundo e a última erupção ocorreu no dia 16 de maio de 2015.



Tão impressionante é o Etna, que ele influenciou diversas histórias da mitologia grega, que conta que Éolo, o rei dos ventos, teria confinado os ventos em cavernas sob o vulcão. O gigante Tifão também foi preso ali e ele teria sido a causa de suas erupções. Conta-se também que o submundo grego, Tártaro, encontrava-se abaixo do Etna.

Quer conferir mais imagens impressionantes de vulcões em erupção? Veja esse teste de câmera do LG G3 que captura incríveis cenas como essa, de perto.


25

Comentários

Etna, o vulcão mais alto da Europa, entra em erupção e sua lava ilumina céu na Itália
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista