LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

PROTESTE quer que a Anatel volte a limitar redução da velocidade da Internet móvel

11 de junho de 2013 14

A Anatel desistiu de limitar a redução da velocidade nos planos com franquia de dados para a Internet móvel. Mas a Associação de Consumidores PROTESTE contestou a ideia, considerando-a uma violação ao Código de Defesa do Consumidor, que reconhece a vulnerabilidade do cliente no mercado de consumo como um dos princípios que devem ser observados pelas políticas públicas.

A PROTESTE enviou um ofício para o órgão questionando os prejuízos para os clientes. Para a associação, a falta de um limite para a queda da velocidade prejudica a universalização da banda larga prevista no Plano Nacional da Banda Larga (PNBL).
Regra que limitava redução da velocidade surgiu em 2011
Regra que limitava redução da velocidade surgiu em 2011

No programa, as operadoras se comprometeram a oferecer pacotes populares de 1Mbps por preços abaixo de R$35, com franquias de 150MB para conexões móveis. No acerto com o governo, não houve uma limitação do quanto a velocidade poderia cair após o cliente atingir o limite de dados transferidos. Um regulamento da Anatel, no entanto, proibia as teles de reduzirem as velocidades para menos de 50% do que foi contratado.

Esse dispositivo foi retirado do novo regulamento que trata do serviço de acesso à Internet, publicado no Diário Oficial da União no dia 31/05. O texto estabelece que após a franquia, as empresas possam cobrar valores adicionais para os clientes que quiserem manter as mesmas condições de navegação. Também é possível reduzir a velocidade, mas desta vez os limites não estão especificados.

Isso significa que, na prática, as empresas podem privilegiar o tráfego de dados nas redes daqueles que tiverem dinheiro para contratar planos ilimitados. A Lei Geral de Telecomunicações (LGT), no entanto, garante padrões de qualidade e regularidade e proíbe o tratamento discriminatório dos consumidores.

14

Comentários

PROTESTE quer que a Anatel volte a limitar redução da velocidade da Internet móvel
  • A situação só vai melhorar quando a galera migrar para o pós pago. Quando fizerem uso mais consciente da internet. Quando pensarem no próximo. Quando prestarem atenção no que estão comprando.

      • Redução de interne isso é um Roouboo!

          • Redução de internet isso é um ROUUBOO!

              • Complicado

                  • Por que ao invés das operadoras limitarem o acesso dos usuários não criam mais antenas de distribuição de sinais(ERB)??? minha opnião é que o brasileiro deveria correr atrás de mais informações sobre o que usa e não ficar falando besteiras achando que tá tudo certo.

                      • Por que os consumidores não se ajuntam para comprar um terreno e construírem uma antena de distribuição, podendo alugar para operadoras e render lucros para os mesmos? Por que as pessoas que são clientes assíduas do pré pago não migram para o pós pago, que oferece muito mais vantagens? Por que não contratam serviços de wi-fi externo? Por que não usam navegadores que compactam o uso de dados (Opera, Chrome)? Por que não reduzem o uso de internet e passam a viver como viviam antes?

                        • Sem limite ai que a bagunça não acaba mesmo, já sofremos com sinais ruins, zonas mortas, falhas, pelo menos deveria haver um limite na redução, a internet no Brasil é uma vergonha.

                            • E o pior de tudo isso é que o número de pessoas que acessam a internet pelo celular esta mais alto, do que as pessoas que acessam s internet pelo PC! kkkkkk
                              Que Brasil é esse!

                                • Concordo plenamente com vc Antonio Sergio, e todos os entereçados nas mudanças deveriam defender sua opinao com mas força e uninao, comentar em sites com mais força "politica". Pois nos mas parecemos fantoches dessas operadoras ladras!

                                    • O mais impressionante é a existência de certos comentários aqui defendendo a ausência do limite para a redução de velocidade. É por existirem pessoas com essa linha de raciocínio que esse país nunca foi para a frente, tendo sido dominado, a partir do governo FHC, por esses gringos aproveitadores, que não possuem nenhum compromisso com nosso país nem com nosso povo, e pensam que podem mandar e desmandar por aqui, com a complacência do nosso governo corrupto...

                                        • galera a Anatel é corrupta, ela nao tam nem ai para nós, e os engravatados da Anatel estao comprados pelas operadoras.
                                          ele quer passar a impressao que quer o bem dos conssummidores mais é pra enganar a maioria.
                                          É BRASIL.

                                            • Sim depois vão dizer não pode pagar plano ilimitado então fica desconectado que isso gente a luz do fim do túnel não é de esperança e a lanterna da Dilma te atraindo pra armadilha véi na boa o ultimo a sair do Brasil aperto o botão de detonação de Brasilia

                                                • Anatel mercenária é o legítimo lobo vestido na pele de cordeiro

                                                    • baaaaa o consumidor sofre com essa internet do brasil e se nao ouver um limite ai nao seu oqe vai ser de qem usa a net no celular!

                                                        Android

                                                        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                        Android

                                                        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                        Windows

                                                        Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                        Economia e mercado

                                                        Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista