Curiosidade 09 Mai
A próxima grande atualização do Windows 11 – a chamada “24H2” – virá com mais do que uma nova forma de contabilizar o consumo de memória: segundo informações do Deskmodder, a nova versão do sistema operacional da Microsoft deve habilitar o protocolo de criptografia BitLocker de forma nativa, mesmo que o usuário não queira isso.
A Microsoft inaugurou o BitLocker junto do Windows Vista, e consiste basicamente de uma tecnologia de criptografia de dados de sistema para usuários da Microsoft. Sem entrar muito no jargão técnico, o que ele faz é travar unidades de disco essenciais ao sistema atrás de uma senha. Essa senha é armazenada dentro de um chip de segurança TPM 1.2, então você precisa digitá-la sempre que liga a sua máquina.
Veja também
De um lado, o funcionamento da ferramenta é extremamente vantajoso no aspecto da segurança, aprimorando todas as defesas do sistema em tempo real. Por outro, o BitLocker traz um impacto considerável no desempenho geral da máquina, por vezes atrasando a execução até mesmo das tarefas mais simples devido a gargalos de memória e processamento.
Por essa razão, a tecnologia sempre foi um recurso opcional, que usuários poderiam ligar e desligar conforme a conveniência. Mas agora, parece que esse não será mais o caso, já que há indícios de que a Microsoft queira expandir seu uso para todas as edições do Windows 11 – Home e Enterprise. E deve fazer isso de forma obrigatória.
Antes de tudo, é importante ressaltar que os indícios foram vistos na edição Insider do Windows 11 – aquela que a Microsoft usa para testar novas funções antes que elas possam ser levadas à edição comercial. Para todos os efeitos, isso tudo pode ser abandonado pela empresa mais à frente.
Isso dito, o Deskmodder encontrou referências à ativação nativa do BitLocker na versão de testes, e nenhuma opção para desligá-la. Ao que tudo indica, a criptografia do Windows 11 24H2 pode ser executada em segundo plano, longe da vista do usuário. Dependendo da sua máquina, você sequer perceberia. Entretanto, máquinas com configurações mais modestas podem sentir uma queda de desempenho.
Comentários