
12 Maio 2014
De acordo com rumores vazados pelo site Android Police, o Google está planejando mudar completamente a tela inicial do sistema móvel mais utilizado do mundo. De acordo com relatórios vazados na internet, as mudanças irão afetar o formato das notificações, a multitarefa, Google Now e teclas virtuais.
Multitarefa:
Ao que tudo indica, a sessão multitarefa será o ponto inicial do usuário que desejar encerrar algum aplicativo. Além disso, a apresentação dela será modificada, uma vez que passará a exibir páginas "empilhadas" ao invés de miniaturas, tal qual já acontece hoje em dia.
Parece que o usuário também poderá simplesmente deslizar o dedo pra baixo em qualquer aplicativo do smartphone e a multitarefa aparecerá para ele. Não está claro se todos os smartphones irão possuir esta funcionalidade, mas certamente os mais parrudos irão.
Agrupamento de páginas:
Ao que tudo indica, o Google reorganizará a distribuição dos ícones de modo que eles fiquem parecidos com os do iOS. Como nada é oficial, não podemos afirmar, mas se for realmente assim haverá um ganho de espaço na tela, uma vez que os ícones do iOS são perfeitamente ajustados para telas pequenas.
Notificações:
Os tons de notificações ganharão um ar mais sóbrio e seguirão o estilo Google Now. Internamente elas estão sendo chamadas de "Nowtifications"; entendeu o trocadilho?
Está sendo cogitada a ideia de atribuir prioridade as notificações de determinado aplicativo. Se você definir prioridade máxima pra notificações do WhatsApp, aparecerá parte da mensagem na sua tela, assim como já acontece no iOS. Se a prioridade for baixa, apenas uma sombra da notificação aparecerá, podendo ser descartada a qualquer momento.
Google Now:
O Google Now sofreu vários ajustes desde que foi introduzido nos aparelhos com Android. Suas atualizações sempre foram úteis e colocaram-no lado a lado com a Siri, da Apple. Querendo melhorá-lo ainda mais, na nova interface do Android, o Google permitirá que o seu assistente de voz seja acionado a partir de qualquer menu. Basta tocar no botão do Google Now e utilizá-lo normalmente.
Considerações finais:
Provavelmente algumas das citações serão excluídas pelo Google, mas é bom atribuir um olhar mais atento a estas informações, já que são detalhadas e muitas vezes compatíveis com vazamentos anteriores. Nenhum outro detalhe acerca da disponibilização desta nova interface foi revelado. Agora só nos resta esperar para ver os próximos lançamentos e updates da companhia.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários