
16 Janeiro 2015
A Google anunciou nesta semana que vai conectar de uma vez por todas os Estados Unidos com a América Latina por meio de cabos submarinos. Com mais de 10 mil quilômetros, a estrutura de fibra óptica ligará a cidade de Boca Raton, na Flórida, a Fortaleza e Santos, esta no litoral de São Paulo.
"Com mais de 10.000 quilômetros de extensão, o novo cabo conectará Boca Raton, na Flórida, Estados Unidos, a duas grandes cidades na costa do Brasil: Santos e Fortaleza. Esse novo cabo contribuirá significativamente com o crescimento econômico da região ao aumentar a capacidade existente", diz a Google em um comunicado oficial no seu blog, que segundo o mesmo relatório, o sistema será construído e operado por um consórcio multinacional de empresas formada por nomes como Algar Telecom (Brasil), Antel (Uruguai), Angola Cables e a própria Google.
Os cabos submarinos são utilizados como "fonte" de internet e outros tipos de rede e interligam todos os continentes. De acordo com pesquisas feitas recentemente, cerca de 99% das comunicações internacionais são feitas exatamente graças aos cabos submarinos.
Quem irá executar o projeto será a empresa TE Connectivity SubCom, especializada em telecomunicações submarinas. Ela faz o projeto e instalação de cabos submarinos ao redor do mundo - a companhia já implantou mais de 490 mil km de linhas.
Segundo a Google, a ligação entre Brasil-EUA tem o propósito de ampliar a conexão entre os usuários latinos, que chegam a quase 300 milhões, à sede das maiores centrais de dados acessadas no mundo.
"Estamos animados de poder lançar e operar este cabo com empresas afins para servir os mercados emergentes da América Latina", completa a Google, que deverá entregar o projeto já em 2016.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários