LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Sim! Chromebooks também são ótimos PCs para uso offline

07 de abril de 2016 17

Desde o seu lançamento, os Chromebooks tem sido vistos como computadores portáteis capazes de funcionar apenas mediante a uma conexão com a internet, o que acabou deixando muitas pessoas inseguras de investir em uma dessas máquinas, mesmo apesar de seu valor atrativo, inclusive o próprio CEO da Apple, Tim Cook, que as chamou de "máquias de teste"; Mas a verdade não é bem essa.

Os primeiros modelos de Chromebook que chegaram ao mercado podiam até, de fato, ser muito dependentes de uma conexão, afinal de contas, a plataforma apenas dava seus primeiros passos — mas com o passar do tempo, a Google tem feito um ótimo trabalho na atualização do sistema operacional ChromeOS e seus aplicativos, oferecendo não só máquinas mais capazes como, o recém lançado Chromebook da Acer que traz uma bateria de 14 horas de duração, como também ótimas alternativas para aqueles que estão dispostos a dar uma chance para esse novo tipo de produto.

Com a chegada dos chamados “Packaged Apps”, agora tornou-se mais simples para desenvolvedores construírem aplicativos autônomos, ou seja, que podem rodar tudo em um ambiente local. O ChromeOS também já conta com um sistema de arquivos e diversos programas capazes de armazenar dados e acossá-los quando necessário. Ao invés de pensar no Chrome como apenas um navegador, é necessário entender que ele é muito mais do que isso — podemos dizer que ele é uma plataforma completa, que pode servir de base para que diversos programas de terceiros possam rodar tranquilamente fora do navegador, uma aproximação um pouco diferente do que a Apple e a Microsoft costumam fazer.

Aplicativos offline para o Chromebook/Chrome/ChromeOS

A Loja de apps do Chrome já conta com uma vasta seleção de apps, desde jogos até ferramentas de edição de texto e compilação de código nas mais diferentes linguagens, muitas delas capazes de funcionar sem uma conexão. Grandes empresas como a Amazon e o Autodesk também já contam com soluções para uso offline no Chrome OS, mas apesar de todas essas possibilidades, não podemos negar que o sistema ainda não conta com soluções profissionais para edição de imagem, audio e vídeo.

Aplicativos offline para o Chromebook/Chrome/ChromeOS

Apps como o Kindle, Evernote, Pocket, bem como diversos outros que são capazes de reproduzir mídia (áudio e vídeo) podem dar horas de entretenimento sem a necessidade de uma conexão wireless, isso sem contar aqueles que já vem pré-instalados no sistema como, por exemplo, o calendário, Google Docs, e até mesmo o Google Drive, que permite organizar seus arquivos e programá-los para sincronização assim que uma conexão esteja disponível.

É claro que qualquer dispositivo, seja ele um PC, Tablet ou Smartphone, fica muito mais interessante quando temos uma conexão com a web, afinal de contas, como costumo dizer, um PC sem internet é como uma casa sem janelas. À medida que o sistema vai evoluindo, novas possibilidades são apresentadas e os usuários vão ficando cada vez mais familiarizados com a experiência de uso, por isso, antes de decidir pela compra, é sempre interessante realizar um “test drive” do produto. Você possui um Chromebook? O que acha da máquina? Deixe suas impressões de uso no espaço destinado a comentários logo abaixo.


17

Comentários

Sim! Chromebooks também são ótimos PCs para uso offline
  • O carinha que mora ao lado comprou um para o filho dele...
    kkkk
    Sério. O motorista de uma das ambulância comprou um para o filho dele.
    Como o moleque fica sempre na internet quando está em cassa usa de boa por muito tempo. Eu até experimentei. Não sei. Só acho que não preciso de um. Já tem tantos computadores em casa que alguns passam meses sem ligar. Inclusive tem um notebook que preciso até dar uma ligada nele coitado.
    Só que o moleque como batata frita e bebe caca-cala sem parar. Em uma dessa viagens mandou caca-cala no teclado.
    Pelo menos tudo que estava na nuvem ficou salvo. heheheh

    • Tenho um e me supre as necessidades. Rápido, estável e seguro. Pode não ser útilpara algumas pessoas mas pra min serve. Meu computador principal há uns 3 anos já.

        • Ainda acho bem mais interessante o Remix OS..

            • Seria a bom a Google integrar o Android com o Chrome OS e criar um novo SO que rode apks do Android, tenha todas funções de ambos o SO, com suporte a teclados e mouses

                • Tem gente q pensa q esse lixo é um notebook já até me pediram para formatar e instalar o windows o povo tapado kkkkkkk

                    • Lançar com Android com photoshop de mobile?

                      • Essa não entendi, muito Critica por que tem que fica online para usa ele, mas na matéria fala que não precisa ?? qual é a poha da logica ???

                          • Sério! Eu não sei porque a Google ainda insiste nisso. Lança o android desktop Google. Com alguns apps novos tipo: adobe, libre office, Photoshop, etc..... Eq funcione igual o Windows e Ubuntu, com atualizações sem vínculo com as fabricantes do hardware.

                            Android

                            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                            Android

                            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                            Windows

                            Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                            Economia e mercado

                            Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista