29 Fevereiro 2016
Realidade virtual, acompanhando o ritmo dos gadgets vestíveis, é um segmento da tecnologia que está crescendo rapidamente nos últimos anos, com cada vez mais empresas famosas iniciando suas participações no mercado de nicho que promete revolucionar o meio de interação entre o usuário e a máquina. HTC, fabricante de celulares, e Steam, loja virtual de games, se juntaram para trabalhar com a plataforma imersiva, cujo resultado foi a criação do Vive, óculos que utiliza diversos sensores e lentes para deixar os elementos digitais os mais reais possíveis aos olhos dos clientes.
Embora as aplicações sejam inúmeras, a realidade aumentada ganhou força no mundo dos jogos. Sabendo disto, HTC e Steam prometeram a utilização da Unreal Engine 4 em games para o Vive, justamente com objetivo de levar gráficos estonteantes aos usuários, sem abusar do poder de processamento necessário para isso. Desta forma, desenvolvedores serão capazes de aproveitar todas as ferramentas otimizadas da quarta versão de um dos motores gráficos mais utilizados no mundo todo, independentemente do sistema operacional destinatário.
Unreal Engine 4 permite que desenvolvedores implementem consistentemente [jogos] com alta fidelidade e número elevado de quadros por segundo em todas as grandes plataformas. SteamVR [HTC Vive] com Unreal Engine 4 é plug-and-play, e possui todas as vantagens como dimensionamento de ambiente em realidade virtual, comandos e a Lighthouse, solução de rastreamento via laser da Valve. SteamVR é completamente integrado à Unreal Engine através do código nativo e scripts da Blueprint, para que os projetos possam ser criados sem a dependência do suporte ao programador, se desejado.
O trecho acima foi retirado do site oficial da Epic Games, responsável pelo criação da Unreal Engine, confirmando o suporte ao modelo criado pela Steam e HTC. O motor gráfico será adicionado à lista de tecnologias do Vive na próxima semana quando a atualização para a versão 4.8 da plataforma for liberada pela gigante de Taiwan. O acessório de realidade virtual foi anunciado oficialmente na Mobile World Congress (MWC), evento realizado no início de março, mas nenhuma das empresas envolvidas determinou uma data exata para o lançamento, nem o preço cobrado por cada unidade.
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