05 Março 2015
A Unity anunciou que última versão do seu sistema de desenvolvimento de jogos apresenta um novo editor 64 bits e também a capacidade de exportar títulos para serem executados na Web sem a necessidade de nenhum plugin para executá-los.
Na Unity 5, os desenvolvedores irão encontrar uma pré-visualização do WebGL (exportador), que aproveita a API WebGL, que faz a renderização dos gráficos. Também está disponível um subconjunto de JavaScript que permite a publicação para navegadores em desktops. O desempenho, de acordo com a empresa, fica bastante semelhante ao nativo.
A Mozilla trabalhou em conjunto com a Unity para fazer com que o conteúdo fosse levado para a Web, sendo compatível com os atuais padrões. A abordagem usa o IL2CPP runtime do Unity 5 para converter todos os scripts presentes no jogo para C++. O resultado é, então, convertido para asm.js no Mozilla, que é executado no navegador como qualquer outro conteúdo da Web.
Deste modo, a tecnologia permitirá que muitos jogos com qualidade gráfica avançada rodem no navegador com muito mais facilidade do que antes.
A Mozilla vai exibir alguns títulos que já estão usando a nova exportação do WebGL ainda neste ano, durante a GDC, incluindo Dead Trigger 2 e Angry Bots.
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