LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Internet.org, do Facebook, será lançado em todo o Brasil

12 de maio de 2015 10

A iniciativa batizada de Internet.org, tem gerado muita polêmica em todos os países do mundo que aparece. A razão é que o projeto pretende dar acesso à "web" para lugares menos favorecidos do globo. No Brasil, os beneficiados foram os moradores da comunidade de Heliópolis, em São Paulo. O problema, é que o acesso à "web", não é pleno, porque os usuários não poderão navegar por onde quiserem, mas apenas nos serviços que o projeto permitir. Ou seja, essencialmente o Facebook e alguns sites como Wikipedia, sites do governo e etc.

Agora, Cris Daniels, diretor do Internet.org, anunciou em entrevista à Folha que a iniciativa será ampliada no país, devido a uma parceria com as diferentes empresas de telecomunicação locais. A expansão deverá começar assim que as companhias telefônicas estiverem prontas para isso. Foram feitos contatos com todas as operadoras de celulares no mercado, e ele espera contar com a participação de cada uma delas.

Várias alternativas estão sendo pensadas sobre como disponibilizar a internet em locais remotos, como certas comunidades amazônicas. Hoje estima-se que apenas 10% da população mundial se encontra em uma área longe do acesso de redes 2G. A ideia é acabar com este buraco e oferecer um serviço gratuito e reduzido para essas pessoas.

Quando Dilma Rousseff se encontrou com Zuckerberg, uma carta de repúdio escrita por diversas entidades foi apresentada ao governo, pedindo que o mesmo respeitasse o Marco Civil da Internet e não permitisse que a iniciativa do Facebook fosse aplicada ao país.

Em sua defesa, Daniels falou à Folha: “Somos apoiadores da neutralidade, mas ela tem de coexistir com iniciativas que conectam as pessoas”. Ele continuou, dizendo que “Precisamos chegar a um acordo, com todos, de que mais usuários de internet beneficiam o país. A neutralidade pode existir com projetos de inclusão”.


Chris também explica que não vai pagar às operadoras pelas trocas de dados gerada pelos usuários do Internet.org, mas que as teles acabam ganhando mais clientes com o processo, na medida em que estes se interessam em pagar por um plano de "internet ampla".

"Não pagar as operadoras alinha a motivação de todos os envolvidos e prova que isso funciona. I Facebook criou 8 milhões de novos assinantes para as operadoras nos países onde atua seu projeto de inclusão. O total de beneficiados pelo projeto é de 800 milhões até agora”.

O grande problema é que existe uma distorção na forma como o Facebook está lendo este projeto. A rede social não é um serviço que o senhor Zuckerberg nos oferece de maneira gratuita, muito pelo contrário, para cada usuário utilizando o Facebook a empresa ganha muito dinheiro em propaganda e serviços em cima dele.

Quando o Facebook distribui uma internet gratuita que tem como princípio só permitir que o usuário entre no próprio Facebook (e sites afiliados) ele está fazendo apenas propaganda de si mesmo e aumentando os números de sua receita. São as pessoas que acessam esse serviço que geram dinheiro para a rede social e não o contrário.

Fora isso, essa iniciativa também pode criar uma geração inteira de usuários que não sabe diferenciar o que é estar na internet do uso do Facebook, atrapalhando e limitando severamente o contato dessas pessoas com o mundo virtual.


10

Comentários

Internet.org, do Facebook, será lançado em todo o Brasil
  • claro que o zuckerberg não vai dar net totalmente de graça e ele tem que ser beneficiado se ele ta oferendo gratuitamente acesso alguns sites já é beneficio pra quem não tem acesso a nada quem não quiser usar não usa, e ainda tem gente q reclama, pra uma filho de um pobre por exemplo q não tem computador e na casa tem apenas um celular e ele precisa fazer um trabalho escolar pelo menos já pode consultar a Wikipédia, quem quiser acessar tudo pague por isso, ele ta oferecendo alguns serviços mas tbm tem o direito de receber algo em troca a valorização de sua rede social

      • É ingenuidade e se deixar enganar achar que Zuckerberg está fazendo algum "favor" ou que ESSE tipo de acesso trará benefício alguém. O que ele fará é ampliar e valorizar ainda mais sua empresa. É como se muitos locais no Brasil não tivessem acesso a sinal de TV por exemplo, aí vai lá um canal qualquer e acerta parceria com governo pra "sinal de TV gratuíto", mas as pessoas nesses locais apenas terão acesso a seu canal e canais do governo. É uma empresa privada atendendo interesses próprios, e pro governo é outro marketing barato onde não estão trazendo benefício real nenhum (e ainda estarão contrariando o marco civil da internet) mas vão usar em campanha como se fosse positivo pessoas dependerem de seus "pacotes de bondades". É a velho mandamento populista: pro povo as migalhas que caem de suas mesas.

          • Cara, o pobre miserável que não quiser ter acesso à rede social Facebook, Wikipedia, sites de notícias e outros serviços, não é obrigado a usar o Internet.org

            Se alguém quiser e for miserável dessas áreas atendidas, então poderá ter acesso, como você e eu temos. Hoje eles não têm acesso e você faz o quê para mudar isso? É óbvio que o objetivo de uma empresa aberta com ações na bolsa de valores é de ganhar dinheiro e conseguir mais usuários, porém não vejo isso como algo negativo.

            Se o pobre quiser usar, então ele usa. Se não quiser e preferir ficar sem acesso algum a internet, então não use ou pague por um pacote de internet da Oi Velox, NET, etc (se é que elas têm cabo de internet nessas regiões miseráveis do Norte do Brasil). Tem 2/3 da população mundial sem internet nesse exato momento e você reclamando de governo populista? Tanto o Brasil quanto outros países do Terceiro Mundo falharam em oferecer acesso a internet à pessoas extremamente pobres, o Facebook está tentando (independente do objetivo por trás) e você ai com acesso a internet e reclamando deles? Irônico, não?

              • Não existe almoço grátis. E absolutamente nada de positivo nessa "bondade" do Zuckerberg, não vai mudar a vida de ninguém, estará a aplicar o zero rating e ainda mascarar a incompetência dos governos em dispor internet de qualidade com preços acessíveis. O barato sai caro, e as vezes "de graça" mais caro ainda. Incentivos fiscais e facilidades que o governo oferece saem do nosso dinheiro.

                • Ele está praticando imperialismo literalmente. Agora só falta fazer uma mina de ouro pros moradores trabalharem.

                    • Bem por aí mesmo. Prática de zero rating descarada, contrariando as regras (como muitas operadoras de celular já fazem) e o governo ainda apóia. Aí não tem como melhorar mesmo.

                    • Desculpe, mas você está errado. O próprio Mark Zuckerberg anunciou que o Facebook oferecido aos usuários do Internet.org não vem com publicidade. Tanto o Facebook, quanto as operadoras e todas as empresas envolvidas não ganham dinheiro com isso.

                      É óbvio que se esse usuário quiser um plano que tenha acesso a tudo, que possa assistir vídeos do Facebook ou de outros sites como Youtube, etc terá que pagar por isso. E também é interessante desde o momento que o usuário se conecta a internet ele já ter o primeiro contato com a rede social Facebook, e quando este ser humano resolver sair do Internet.org e pagar um plano de internet, obviamente sua conta aparecerá anúncios.

                      Vejo a ação como algo bem interessante, estamos falando de pessoas que não tem acesso a internet. Vivem em zonas muito pobres e poderiam desta formar se comunicar com pessoas mais longe e ter acesso a notícias e informações úteis (por meio do Wikipedia e sites parceiros do projeto).

                        • Simples imperialismo e monopólio. Lugares sem internet também necessitam de diversas coisas, e entre elas não está o Facebook.

                            • Sim, é óbvio que o objetivo do Facebook é crescer e conseguir mais usuários, até porquê é uma empresa de capital aberto e tem que entregar resultados à seus investidores a cada trimestre, mas não vejo como algo negativo, se o cidadão miserável não quiser usar a tecnologia, tudo bem, ninguém vai obrigar. Se ele quiser, terá o acesso à ela, como você e eu temos.

                              • isso mesmo os mais beneficiados são quem não pode pagar, eu msm não vou utilizar essa merda

                                Android

                                Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                Android

                                Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                Especiais

                                Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                Software

                                Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2