LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Câmara terá audiência pública para debater sobre legalidade do Uber no Brasil

16 de junho de 2015 0

O aplicativo de caronas Uber será tema de discussão em uma audiência pública da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, na próxima quinta-feira, 18. O debate deverá decidir sobre a legalidade da atuação dos motoristas do serviço de transporte nas cidades brasileiras.

O sindicato dos taxistas acusa o serviço de "concorrência desleal" e protesta contra o aplicativo. Em São Paulo, a Justiça chegou a determinar a suspensão do Uber, embora a decisão não tenha durado muito tempo. Ainda assim, o Ministério Público abriu um inquérito para investigar a regularidade do aplicativo no Brasil.

Agora, a audiência que tem como convidado o diretor e representante do Uber no Brasil, Daniel Mangabeira, quer saber quem vai fiscalizar o serviço. A iniciativa de Alfredo Kaefer (PSDB-PR) ainda contará com o presidente da Associação Brasileira das Associações e Cooperativas de Motorista de Taxi (Abacomtaxi), Edmilson Americano, e o pesquisador do InternetLab, centro de pesquisa em direito e tecnologia, Pedro de Paula.

Kaefer também quer discutir se a regulamentação de transporte público atual é capaz de incluir os serviços do Uber, e considerá-lo como transporte público individual, ou se é necessário criar uma nova categoria jurídica. Para os taxistas, a categoria de "transporte público individual remunerado" só pode incluir a sua classe no uso de veículos próprios ou de terceiros. Kaefer reforça que essa é uma concessão pública, que os motoristas do Uber não possuem.

Já o diretor-geral da empresa no Brasil, Guilherme Telles, alega que o Uber não é um serviço de transporte público, uma vez que não é qualquer pessoa que tem a possibilidade de utilizá-lo. Apenas os que possuem o aplicativo tem acesso ao serviço.

Embora Kaefer seja favorável às tecnologias que favorecem a melhoria de vida das pessoas, ele também aponta que a atuação do Uber precisa de reconhecimento dos órgãos públicos, para que haja o controle necessário, e ainda problematiza a estrutura de toda uma classe de trabalhadores - os taxistas.


0

Comentários

Câmara terá audiência pública para debater sobre legalidade do Uber no Brasil
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2