LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Nvidia abandona mercado de smartphones por falta de inovação; Tegra K1 foi último chip

06 de junho de 2016 21

A Nvidia não lançará mais chips destinados a smartphones e outros dispositivos móveis. Segundo o CEO Jen-Hsun Huang, a empresa "não está mais interessada nesse mercado", tornando o Tegra K1 a última aposta da marca nesse segmento. Embora a companhia não tenha entrado em detalhes sobre a decisão, acredita-se que o motivo seja claro: falta de inovação nos celulares.

De acordo com o Ubergizmo, a Nvidia não demonstra vontade de investir em um mercado que não exibe mais tanta capacidade de evolução, tornando pequenas as chances de um chip poderoso se diferenciar. Na prática, é como se no mundo dos desktops não existissem os PCs gamers para usar poderosas placas GeForce. Entre dispositivos móveis, não é um "celular gamer".


O Tegra K1, portanto, torna-se oficialmente o último SoC feito pela Nvidia de fato para o mercado de smartphones e tablets. Com quatro núcleos a 1,3 GHz e GPU com arquitetura Kepler de 192 núcleos, chip foi equipado em modelos como tablet Nexus 9, fabricado por Google e HTC. O Tegra X1 é o mais recente da linha, mas foi feito para equipar carros inteligentes.

O segmento de veículos autônomos é uma das áreas em que a Nvidia continuará atuando, com sua plataforma Nvidia Drive. Porém, o foco da empresa será voltado principalmente ao que ela sabe fazer melhor: GPUs tão poderosas quanto as recém-lançadas GeForce GTX 1080 e GTX 1070.


É um mercado em que a fabricante não só estaria mais confortável para competir, como também proporcionaria mais chances de diferenciação no futuro, com a popularização de novas tecnologias como realidade virtual e realidade mista - como é o caso do HoloLens.

O objetivo, portanto, já é deixar de lado investimentos em chips modestos equipados em celulares e intensificar o desenvolvimento de placas gráficas cada vez mais potentes. É uma mudança de curso que pode, inclusive, ajudar na criação de uma linha única de GPU para PCs, eliminando de vez os modelos destinados para notebooks em favor de placas GeForce poderosas, compactas e frias.


21

Comentários

Nvidia abandona mercado de smartphones por falta de inovação; Tegra K1 foi último chip
  • Com certeza você nunca useu Tegra para escrever isso .
    Realmente os jogos para Tegra 4 dar para jogar em qualquer smartphone usando o GlTools ,mas não são todos os jogos que funcionam ,além disso o Tegra k1 e X1 são impossíveis de emular pq tem OpenGL versão completa e não Capada igual de Smartphone (OpenGL Es ) , infelizmente.
    Os jogos para Tegra k1 ou X1 são os mesmo de Ps3 ,eu jogava Trine 2 no Tegra k1 com gráficos lindos ,belo jogo nuk tablet com Android ,coisa que só a NVidia propiciana .Sabe pq são exclusivos para Tegra ? Pq a NVidia para para isso ,a NVidia para para ter melhores gráficos ,melhor otimização .Por isso muitos jogos rodam mil vezes melhor num Tegra 4 ( quando tiver o símbolo da NVidia no jogo ) que num Moto x2 ou até smartphone mais potente .
    Você deveria ter raiva da Qualcomm ou Samsung etc .Eu tenho raiva dessas empresas q não investem em jogos iuual a NVidia faz .

      • Pena q vc só q assunto .. não sabe ainda o q é 192 núcleos em chip sem super aquecer rodando um gta 4 .. e vem me fala de snapdragon kkkk

          • Mano eu tenho um LG g2 mini tegra 4 velho q celular foda.. rodo emulador de psp liso nele. Mano gta San Andrés no máximo sem lag.. real racing 3 lisinho ainda ouvindo musica .. esperava um tegra k1 nos smartphones no Brasil não em tablet %uD83D%uDE11 achei muiito q NVIDIA faria parceria com Microsoft e pronto dominavao a era dos smartphones , pena só quem jogo games no tegra 4 e testo, os frames e fps da GPU tegra 4 sabe q chip era muiito potentes se Loko cel custa 650 reais agora é supera um snapdragon 800 q tá na faixa de 1000 reais .. mano sem mais sem menos só quem entende de gpu gráficas sabe q NVIDIA fez um chip muiito foda é esse k1 aí mano cara jogando gta 4 nele liso o m G .. pow q pena queria NVIDIA com Microsoft .. #voltanvidia..%uD83D%uDE22%uD83D%uDE25%uD83D%uDE22

              • Primeiro foiba intel agora a nvidia qual qual sera a proxima

                  • Verdade eu lembro disso no dead trigger vc tinha que ter um regra pra poder ter gráfico no ultra

                    • Excelente, pára de sujar o nome da Nvidea com esses Socs pobres.

                      • Intel, Nvidia, MS... Ops! Sorry. kkkkk
                        Vão deixar os chineses dominar por que querem lucros exorbitantes. Já os chineses se contentam com 1 dólar de lucro em cada celular se assim for preciso.

                          • A Microsoft deveria fazer uma boa parceria com a Nvidia e desenvolver um super chip destinado ao Surface Phone. Seria um poder grafico bem poderoso.

                            • estranho, parece um mercado promissor,

                              mas se ela quer inovação vai de Hololens hehe, os fãs de tecnologias agradecem

                                • Simples. Ela vai investir onde se exige e usa tal poder de fogo, que e nos pc e consoles. Ou seja, onde ha jogos descentes.

                                  • Quais são as outras ?
                                    NVIDIA só investe em tablets que é um mercado que está caindo a cada ano .Caso ela lançasse o Tegra para smartphones,talvez seria melhor .Eu sou louco por um Tegra num smartphone.
                                    Possui o Tegra 4 e o Tegra k1 ,não existe hardware melhor para jogos q da NVIDIA . Até hoje o Tegra 4 roda jogos e emuladores melhores que o snapdragon 801 e outros mais novos .

                                      • Caramba kkk... tá todo mundo desistindo do mercado de Smartphone '-' Nossa!!

                                          • Muito culpa da própria Nvidia tbm. Depois de ter escorregado nos Tegra 1/2/3 muitas fabricantes grandes, ficaram ressabiadas e não apostaram mais no chipset da marca. Vide a LG...

                                            • decisão acertada, não adianta um Chipset poderoso se os Smartphones não aguentam

                                                Android

                                                Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                Android

                                                Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                Windows

                                                Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                Economia e mercado

                                                Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista