
06 Junho 2016
Uma patente registrada pela Microsoft nos EUA indica que a dona do Windows está criando uma espécie de trackpad com dimensões mínimas, capaz não só de interagir com o cursor do computador, mas também de reconhecer as digitais do usuário. Na aparência, o componente poderia trazer grande similaridade com o TrackPoint da Lenovo, que equipa notebooks da linha ThinkPad.
Não se sabe se a invenção serviria para substituir trackpads convencionais, mas, certamente, teria grandes aplicações em computadores muito pequenos com Windows 10, ou até celulares. Como boa parte dos programas para o Windows ainda não são otimizados para uso com touchscreen, um mouse pequeno que ainda pode identificar o usuário por biometria poderia ser bem-vindo.
É um dispositivo apontador discreto, com base em gel, de pequenas dimensões. Com várias formas, o dispositivo tem uma superfície táctil fixada em dos lados, configurada para receber interação do usuário.Ele inclui ainda um sensor para receber o dispositivo apontador e detectar alterações de resistência, capacidade, pressão, e posição lateral e vertical em resposta ao movimento dos dedos.
É incerto dizer, porém, se a tecnologia mostrada na patente será empregada realmente em um produto comercializável. É muito comum empresas do setor registrarem invenções do tipo para assegurarem somente a propriedade intelectual sobre algo que ainda nem pode ser aplicado. Resta, portanto, esperar.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários