LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

CEO da Nokia avisa: parceiras do Android devem tomar cuidado

19 de agosto de 2011 30

A aquisição da Motorola Mobility pela Google está causando muitas incertezas no mercado. Apesar da gigante de Mountain View ter tentado amenizar o impacto do anúncio, muitas questões ainda permanecem em aberto.
Mas Stephen Elop, CEO da Nokia, não está interessado em amenizar a situação e prefere jogar um pouco de lenha na fogueira. O executivo afirmou em um comunicado: "Se eu fosse alguém ligado ao Android, uma operadora ou fabricante, por exemplo, já estaria contatando os executivos da Google para dizer: "Vejo sinais de perigo".
Stephen Elop
Stephen Elop
Os sinais realmente existem e os analistas concordam: como fica a relação da Google com as empresas parceiras, agora que ela passa a ser também, querendo ou não, uma concorrente?
Há a preocupação, por exemplo, da Google resolver dar acesso privilegiado ao código do Android à Motorola Mobility, o que poderia comprometer a fidelidade e fizesse com que outras parceiras começassem a questionar o que ganham em troca de seu comprometimento com a plataforma.
"A primeira reação que tive foi perceber a importância do terceiro ecossistema e a importância da parceria anunciada em 11 de fevereiro, está mais claro do que nunca", disse Elop.
Google Motorola
Google Motorola
Não seria uma surpresa se empresas como HTC, LG, Samsung e Sony Ericsson já estivessem começando a rever suas estratégias, analisando outras possibilidades. Stephen Elop, inclusive, sente-se confiante quanto a isso e acredita que a aquisição da Motorola Mobility servirá como um "enorme catalisador" para seus smartphones com Windows Phone 7. Ele acredita que no fim das contas o maior prejudicado com a aquisição será exatamente o Android.
Poucas horas depois do anúncio da compra, as companhias acima emitiram comunicados quase idênticos, mostrando apoio ao negócio e contentamento com o comprometimento da Google em defender os interesses do Android. No entanto, a Samsing mais tarde disse ao jornal Financial Times que não sabia ao certo quais seriam as implicações futuras.

30

Comentários

CEO da Nokia avisa: parceiras do Android devem tomar cuidado
  • Por acaso você não tentou dizer Samsung!?! "No entanto, a Samsing mais tarde disse ao jornal Financial Times que não sabia ao certo quais seriam as implicações futuras."

      • Concordo com o Maycow, a Google tem na Nokia um exemplo de que prejudicar outros parceiros do Android, pode prejudicar o desenvolvimento do OS, concordo também em relação aos Tablets, optimização de hardware e software para concorrer ao Ipad de vez, mas que a Motorola vai lançar Aparelhos com certas novidades antes que as concorretes, isso é um fato, assim como Hoje, a Samsung que deselvolve os Nexus tem os melhores aparelhos com Android, por trabalhar diretamente com os desenvolvedores do OS.

          • O comentário do ceo da Nokia tem uma grande possibilidade de ser certo. A google pode mesmo vir a lançar novidades na plataforma Android e vir a lançar em aparelhos exclusivos Motorola. A Nokia procedeu assim mesmo com a Symbian(vindo a adquirir a mesma) e deu no que deu. Acredito que "sacanear" a tds outros fabricantes(Samsung,SonyEricsson,HTC etc....) a Google Motorola não vá,mas lançar exclusividades fantásticas com aparelhos Motorola isso eu acredito que sim. Mas não acredito que atrapalhe o mercado movel de outros fabricantes com smarths rodando OS Android. Acho que vão incrementar em Tablets!! Vamos ver.....

              • Galera, algo que ninguem levou em conta é que agora a Google possuindo a motorola ela pode desenvolver um software mais interligado com aparelhos, tende a corrigir muitos bugs. Em relaçao a nokia, são aparelhos muito bons, ninguem contraria isso, mas, na boa, o mundo quer praticidade, e o sybiam hj nao tem isso, eu tive um nokia n97 que nao passava videos em mp4. Assim fica dificil, a Nokia parou no tempo, e pagou um preço caro por isso, a perda da liderança no segmento de celulares inteligentes

                  • Fanboy Desesperado detected...

                      • 1-NOKIA 1LUGAR. 2-APPLE MENTIROSA PORQ SO DEPENDE DE PROPAGANDA PRA ENGANAR. 3-ANDROID COM SEU SISTEMA PORCARIA QUE TRAVA DIRETO, E QUE TEM QUE APRENDER MUITO AINDA. RESUMINDO: AQUI É UMA PESSOA QUE TRABALHA COM CELULARES A MAIS DE 10ANOS E SABE O QUE DIZ PODE CRER GALERA!

                          • Mark, Eu tenho um celular Symbian e eu trocaria fácil fácil por um Android ou iOS. Até rodando somente MP3 o Symbian dá umas travadas, sem falar no programa de email que toda hora trava e tenho que reiniciar o celular.

                            Symbian é um SO somente pra quem quer fazer coisas básicas como acessar internet ou usar MSN usando programas quando um celular é mais barato como o 5230. Eu não sei como uma pessoa gasta com modelos mais avançados pra ter um SO tão carente de softwares como Symbian. Isso que dá ser todo fechado por uma marca (E não ser da Apple e seus fãs quase religiosos fervorosos...)

                              • GALERA, PORQ A NOKIA NAO FAZ PARCERIA COM OUTRAS EMPRESAS? ORA! PORQ EMPRESA GRANDE E GUERREIRA COMO A NOKIA NAO PRECISA, A NOKIA SEMPRE SERÁ A MAIOR NO MUNDO DOS CELULARES E SMARTS.

                                  • GENTE SEM NOÇÃO DE INFORMAÇÃO! NOKIA SEMPRE NA FRENTE, TIVE DOR DE CABEÇA QUANDO COMPREI UM IPHONE4 E UM GALAXY S2 ANDROID. SOU TECNICO DE CELULAR A 10 ANOS E NUNCA NEM NINGUEM VAI DERRUBAR A NOKIA! TUDO ISSO É PROPAGANDA PRA ENGANAR O USUARIO, E ACHAR QUE O ANDROID EA APPLE SAO BOAS. GALERA! EU ASSINO EM BAIXO! NOKIA É NOKIA! E NAO TEM PRA NINGUEM!

                                      • Acredito que uma empresa tão inovadora como Google, não seria idiota de prejudicar o próprio sistema favorecendo a Motorola, não ao menos em questão de Sistema Operacional. Afinal de contas, Android certamente é o único que pode fazer frente ao iOS. E seria uma tristeza que uma gigante como a Samsung deixasse de produzir celulares com Android. Até os próprios consumidores perderiam com isso.

                                          • Bem... vejamos por um prisma diferente, que dia que a Google iria comprar uma empresa como a Motorola sem antes calcular que perigos essa parceria poderia consequentemente trazer para o Android???

                                            A Nokia só está jogando gasolina onde o fogo está apagando, na boa... agora que o Android emplaca de vez nos móveis.

                                            A Nokia está com medo da Google, onde já se viu?!?!? Symbian??? Windows 7,8,9 e 1000. Google compra Motorola = Nokia falida e Microsoft desesperada!!!

                                              • Para quem diz que a Nokia vai falir não sabe que oque conta não é quantos aparelhos ela vende, mais sim suas patentes, e a nokia é a empresa de celulares com mais patentes no mundo, ou seja, se eles parassem de vender celular hoje ainda seriam ricos por causa das patentes oque a Google fez foi muito inteligente, pois agora ela pode cobrar mais caro pelo android, oque tornaria os celulares mais caros e vender os seus motorola a um preço muito inferior, dominando o mercado =)

                                                  • Enquanto isso continuam lançando celular com Symbian e nada do WP7. Deve estar dando trabalho.

                                                      • Realmente quem curte restart , luan santana e big brother usa android.

                                                          • Galera, até acho que tenha sido um negócio de risco, eu por exemplo adoro a samsung, tenho um nexus S, mas não estou preocupado porque acho que pode ser melhor do que pior... NOKIA, infelizmente ou felizmente o seu tempo já passou... Agora chora....

                                                              • correção:

                                                                Bom mesmo seria se o Google desse uma rasteira na Microsoft oferecendo um valor irrecusável a NOKIA , e comprasse a NOKIA , ai sim! Já era o mundo todo! Apple??? Quem é essa??? kkkkkkkkkk

                                                                Nokia mais Google = dominação mundial! pena que a anta da NOKIA não pensa nisso!

                                                                  • Bom mesmo seria se o Google desse uma rasteira na Microsoft oeferecendo um valor irrecusável a NOKIA , e comprasse a NOKIA , ai sim! Já era o mundo todo! Apple??? Quem é essa??? kkkkkkkkkk

                                                                    Nokia Google=dominação mundial! pena que a anta da NOKIA não pensa nisso!

                                                                      • Quando instalei o SYMBIAN ANNA a um mes atras percebi q meu N8 se tornou o melhor smartphone do planeta, hoje ao instalar o SYMBIAN BELLE chorei de emoção e percebi que agora ele é o melhor smartphone da galaxia, logico que o melhor do universo será o N9 com meego.

                                                                          • a nokia deve e botar as barbas de molho com o flop que nao deixa lançar o n9 com medo de seu sucesso ser maior q o do win phones a nokia tem q ter o plano b e sua propria plataforma e nao ficar dependendo da microsoft q ja afundou ate com a IBM NA PASSADO q tbem fez um acordo e confiou na MS

                                                                              • Fico imaginando, com a nokia lançar sua grande "aposta para virar o mercado de celulares", celulares com Windowns Phone.

                                                                                Agora falando serio até o hoje não foi divulgado o número total de vendas de celulares com Windows Phone 7 porque será? Se fosse um sucesso já teriam falando há muito tempo. A nokia não dura mais do que um ano antês de ser compranda por uma empresa.

                                                                                @Jeff a parte do seu comentário "Elop não afundou a Nokia, ele apenas está usando a pá para ajudar a enterrar" achei muito boa.

                                                                                  • De repente agora comeca a sair modelos descentes de celulares MOTOROLLA, pois so saiam porcarias...

                                                                                      • Este CEO da nokia, para mim é um perdedor. Seus conselhos devem ser ignorados.

                                                                                          • É obvio que uma empresa do tamanho da Google, hoje a maior catalisadora de dados do mundo, a maior base de mapas digitais e 3D do mundo, uma empresa que como disse o CEO da Microsoft não tem valor de mercado, eles pensaram muito antes de comprar a Motorola, pode ter certeza que se o fizeram, foi porque os beneficios serão muito maiores que os prejuisos, O fato é que com o trabalho que Google vem fazendo no mundo, não levará muito tempo para se tornarem a maior potencia mundial e o maior banco de dados do mundo.

                                                                                              • @Irmandade, o problema da Motorola não era SO, era basicamente o Hardware, na parte de software é ruim nas atualizações, que deve melhorar. Mas quem teve principalmente Milestone 1 e Defy sempre reclama do hardware.

                                                                                                @ezequiel, o Elop não afundou a Nokia, ele apenas está usando a pá para ajudar a enterrar. O CEO anterior é que ficou preso ao sucesso do N95, e parou de evoluir. A Nokia viu o sucesso do iPhone, mas demorou para aderir ao 'touch', e a Google viu a oportunidade. Nokia demorou demais para ter touch, e o Symbian deveria ter sido trabalhado do ZERO, não adaptado para touch.

                                                                                                Aí o Elop só está pavimentando o caminho para a Nokia em direção a M$.

                                                                                                  • Aí o cel da nokia deveria prestar atenção na empresa dele - q as vendas não estão mais aquelas coisas não - a nokia tá quase sendo adquirida pela mycrosoft - e ainda está perdendo campo em suas vendas - esse ceo é retarda - se duvidar o google vai lá e compra a nokia e ainda dispensa ele pelo comentário retarda q fez .... Kkkk se liga tio ceo ....

                                                                                                      • aquisição, aquisição, aquisição e aquisição...

                                                                                                          • Bom por enquanto a google afirma que isso tudo é por cuasa das patentes, mais nao duvido nada que se a coisa apertar, ela nao vira uma apple da vida, hardware e software do mesmo lugar, bom essa possibilidade é rara e muito apocaliptica, mais o terror que a apple ta fazendo contra a Samsung.......

                                                                                                              • CEO da Nokia avisa..rsrsrsrsrsrs,olha quem tá falando..rsrsrsrs

                                                                                                                quem levar esse cara a serio,tem q ser muito burro..rsrsrsr

                                                                                                                A Google fez a melhor coisa do ano,esse ceo é um burro q afunfou a Nokia..

                                                                                                                Agora será só aparelhor atualizados,para q melhor?

                                                                                                                  • olha disso tudo tenho certeza de uma coisa... A motorola vai ser fera nos androids a partir de agora, e eu que so tive dois motorlas na vida, vou prestar atenção nos novos modelos pois com certez serão os melhores, pois o android agora é motorola.......chorei!!!!!!

                                                                                                                      • tá complicado a situação do Google. Pra mim, o Google fez uma boa aquisição, ela deve ter pensado muito antes de fazer essa aquisição, ela pensou nos perigos que a aquisição poderia trazer, mais ela também pensou nos benefícios que a aquisição poderia trazer para o Android, o Google deve ter jogado na balança os prejuízos e os benefícios, e por essa decisão que ela tomou, os benefícios foram maiores que os prejuízos.

                                                                                                                        Então não tem pra que se preocupar, perigos existem em todos as negociações seja elas grandes ou pequenas.

                                                                                                                          Android

                                                                                                                          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                          Android

                                                                                                                          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                          Windows

                                                                                                                          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                                          Economia e mercado

                                                                                                                          Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista