
03 Julho 2014
A Motorola revelou seu novo projeto de codinome Ara, uma iniciativa open-source para criar celulares modulares com a meta de "fazer pelo hardware o que o Android fez pelo software".
A ideia é criar um ecossistema que suporte o desenvolvimento de componentes por terceiros. Em outras palavras, você poderia fazer o upgrade do seu processador, ou trocar o display e outras peças com revendedores diferentes, montando o smartphone da maneira que quiser.
Para isso, a Motorola vai trabalhar em parceria com a Phonebloks, que recentemente mostrou um conceito similar ao que a Motorola quer aplicar. A empresa diz que planeja se conectar com a comunidade do Phonebloks no processo de desenvolvimento e ajudar a realizar a ideia com sua expertise técnica.
Sim, o Project Ara tem potencial para revolucionar a indústria. Hoje, se temos um problema em um mero componente do smartphone, é bem capaz de termos que jogar fora todo o aparelho. Isso porque os dispositivos eletrônicos em geral não são feitos para durar.
Com o Phonebloks, se sua bateria estragar, você apenas troca por um novo bloco. Se seu display quebrar, é fácil substituí-lo. Ou digamos que você queira abrir mão da conectatividade 4G para ter uma bateria maior? É só substituir os blocos.
É claro, tudo isso por enquanto é apenas um projeto e não sabemos até onde ele pode se concretizar. Mas se um dia se tornar realidade, ele pode simplesmente mudar o jogo do mercado para algo totalmente diferente do que conhecemos hoje. [Motorola]
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários