LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Nokia X (Normandy): Todos os rumores sobre o aparelho Android da Nokia

21 de fevereiro de 2014 74

Centenas de rumores e vazamentos estão circulando pela internet nos últimos tempos envolvendo um novo aparelho da Nokia. Porém, não é sobre nenhum Lumia rodando Windows Phone e sim sobre um aparelho rodando o sistema operacional da Google, o Android.

Nokia Normandy
Nokia Normandy

Quando esses rumores começaram em setembro de 2013, muitas pessoas não acreditaram. Outras pensaram ser só um blefe da Nokia para forçar a Microsoft a comprar seu setor de aparelhos e serviços. Ambos estavam errados, já que ao que tudo indica, apesar da venda para a Microsoft, o aparelho ainda está sendo desenvolvido e será lançado em breve.

Confira tudo o que sabemos sobre esse misterioso aparelho.

Data de lançamento

Os rumores sobre o Nokia Normandy (ou Nokia X) começaram em setembro de 2013. As primeiras informações vieram do New York Times, sugerindo que a Nokia teria uma equipe trabalhando em aparelhos Lumias rodando Android.

Depois disso, por um bom tempo quase nada mais foi se falado sobre o assunto. Porém, recentemente os rumores voltaram com força total, saindo novas notícias todos os dias e vazamentos sobre o aparelho no mundo inteiro. Esses rumores voltaram apontando um lançamento em 2014.

O rumor que aponta para um lançamento mais próximo indica que o tal Nokia Normandy/X estará sendo apresentado na Mobile World Congress em fevereiro desse ano. Estaremos presentes nessa feira cobrindo todas as novidades. Outro fato que apoia essa ideia é que a Nokia já começou a enviar convites para uma conferência na MWC.

Tela

A tela que o Nokia Normandy/X supostamente terá é uma de resolução 854x540. Essa informação vem de um aparelho com o codinome A110 que foi encontrado nos bancos de dados do AnTuTu.

De acordo com fontes de alguns sites como o The Verge, a tela contará com 4 polegadas. Isso é basicamente tudo o que sabemos nesse quesito. Se ambos estiverem corretos e ele conte com uma tela de 4 polegadas com resolução de 854x540, isso resultaria em uma densidade de pixels de 253ppi.

Design

Várias fotos e imagens renderizadas do aparelho já surgiram na internet. Eles nos mostram que o Nokia Normandy/X deve vir com apenas um botão de voltar, parecido com o que temos na linha Asha da Nokia.

Nokia Normandy
Nokia Normandy

Também tivemos um ou outro afirmando que o design seria mais ou menos parecido com o encontrado em aparelhos Lumia. Porém, a esmagadora maioria afirma o contrário.

Especificações

O Nokia Normandy/X supostamente será um aparelho de entrada, com especificações modestas. De acordo com o registro do aparelho no banco de dados da AnTuTu, ele virá com um processador Qualcomm Snapdragon. Apesar de não sabermos exatamente qual, é esperado que seja o S4.

O The Verge sugere aind que o aparelho rodando Android da Nokia virá com 512MB de RAM e 4GB de armazenamento interno com entrada para microSD para expansão.

Nokia Normandy
Nokia Normandy

Porém, se essas forem exatamente as especificações do aparelho, ele mesmo barato, provavelmente não irá ter muito sucesso, já que temos aparelhos bem baratos com o Moto G que contam com ótimas especificações pelo preço. Essas especificações parecem mais com um aparelho de entrada de anos atrás.

Já em relação a câmera, um dos maiores atrativos de aparelhos Lumia, o Nokia Normady/X não deve seguir seus primos. Ele contaria com uma câmera básica e sem flash, assim como temos na linha Asha.

Também há rumores apontando para uma câmera de 5 megapixels sem flash, 3 megapixels e 5 megapixels mas com flash. Então ainda não temos muita ideia do que esperar nesse quesito.

Software

O que atraiu a atenção de todos os sites especializados é que o Nokia Normandy/X seria um aparelho da Nokia rodando o sistema operacional Android da Google, ao invés do Windows Phone da Microsoft. Ele veria com uma versão modificada do Android 4.4.1 de acordo com os últimos rumores.

Novas screenshots do Normandy
Novas screenshots do Normandy

Essa versão do Android seria bem diferente do que normalmente vemos em outros aparelhos. Porém, aplicativos da plataforma devem funcionar normalmente.

Diversas imagens supostamente mostrando o aparelho em ação nos mostram uma interface gráfica bem diferente, mais parecido com o que temos no Windows Phone, sendo algo como uma mistura entre os dois sistemas operacionais.

  • O Nokia XL ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Nokia X+ ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Nokia X ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

74

Comentários

Nokia X (Normandy): Todos os rumores sobre o aparelho Android da Nokia
  • Isso de falar que está ruim a mudança e despeito pois a Nokia foi a única com peito para aderir ao Android sem perder seus próprios traços, não se deixou descaracterizar!

      • Ainda não entendi o proque de tanro ban ban para esse aparelho da Nokia

          • As que digam q essa interface e igual a do wp vai ver ela quer criar uma visão do wp através do Android assim os usuários que comprarem vão ou podem gostar do quadrado assim quando forem trocar pode ser q elas escolham o wp devido as quadrados ne... So axo

              • Lindo esse cel

                  • Meu Lumia 920 já chegou travar e tive que reiniciar, mais nada muito grave e isso foi apenas uma vez

                      • Ironmano axo que vai vir sim com o Google play se naum ele vai baixar apps da onde....so vendo mesmo pra saber como ele vai funcionar como vai ser a sua interface como o S.O vai rodar nele como vai ser o seu hardware...

                          • Ouvi dizer que não tem Google Play, depois disso, perdi completamente meu interesse nele

                              • E ai TC, copiaram a ordem dos tópicos e mudaram as palavras do mesmo post do tekimobile. <a href="http://www.tekimobile.com/33881/nokia-x-normandy-android/">http://www.tekimobile.com/33881/nokia-x-normandy-android/</a>

                                Coisa feia em.

                                  • E ai TC, copiaram a ordem dos tópicos e mudaram as palavras do mesmo post do tekimobile. http://www.tekimobile.com/33881/nokia-x-normandy-android/

                                    Coisa feia em.

                                      • Se realmente a M.S permitir a entrada de outro S.O no portfolio de seus produtos e com certeza alguma estratégia que ela esta tendo afinal a M.S ta querendo expandir seu S.O pra outras fabricantes também...

                                          • Qual seria o sentido de um Nokia Android?

                                              • Cansei de esperar pela nokia. Peguei um moto g para mim. Mas a curiosidade ainda continua...

                                                  • Bla bla bla... um aparelho de entrada da linha asha, só isso.

                                                      • Subiu matéria, Nokia colaborando($$$$$$$) com o TC.

                                                          • a nokia foi a primeira a fazer um celular capaz de enviar e receber SMS, tinha celulares resistentes e quase que inquebráveis, todo mundo já teve um nokia (pelo menos todo mundo que eu conheço) mas agora caiu tanto o que fez a nokia perder a sua "magia"

                                                              • Decepcionante ...

                                                                  • Tenho minhas dúvidas, com tantas fotos, e tantos rumores, acho que realmente será lançado.

                                                                      • Só pode ter sido um imbecil mesmo pra fazer uma coisa tão feia, não vai passar de um projeto e não sairá da gaveta.

                                                                          • Eu espero que realmente não lance, porque seria um erro, principalmente com essa interface bizarra.

                                                                              • Impossibile!!

                                                                                  • Impossível, a Microsoft tem uma parceria com a Nokia e duvido muito delas autorizarem um sistema operacional concorrente WP8

                                                                                      • Não amigo, aqui não falei de você, mas sim desse comentário errado que a Nokia vai lançar aparelho com Android. Isso é mentira, já que a Microsoft comprou a divisão e celulares. A Nokia até fez sim um teste com android, mas foi a tempos atrás. Agora com relação a travamentos de Smartphones, infelizmente mais cedo ou mais tarde todos seremos vitima.

                                                                                          • Faz tempo que não uso um Nokia, o ultimo foi o fantástico N9, a falta de aplicativos é o único motivo pra eu não usar nokia, tirando isso a Nokia é esmagadoramente superior comparada somente a Apple no quesito hardware, então um nokia que tenha aplicativos passa a ser uma ótima opção, porém acredito que o caminho certo é sailfish OS rodando aplicativos de Android e não propriamente o Android com sua incorrigível latência. Tenho Nexus 4 e iPhone 5 atualmente.

                                                                                              • Boa sorte, acho que vai ser um bom celular.

                                                                                                  • Falando de mim? O que eu disse é a pura verdade. Talvez algum dia ele venha a travar, ou a reiniciar sozinho, mas até hoje ele nunca fez isso, e já fazem quase 4 meses de uso pesadíssimo. '-'

                                                                                                      • Parece que o pessoal ainda não entendeu o porque dessa demora em lançar o aparelho híbrido. Os seus criadores estão numa complexa indecisão para pôr o nome oficial no dispositivo, eles estão entre "Galuxymia" ou "Lulaxy". Deveria ser feita uma pesquisa de opinião para eleger o nome mais marketoso. É a mesma história dos cientista portugueses que cruzaram os genes da borboleta com a da minhoca, aí não sabiam seriam chamar o novo espécime de "borbonhoca" ou "minholeta".

                                                                                                          • Nao adianta ficarem aqui defendendo seus aparelhos... um dia vai travar. o meu deu a primeira travada de reiniciar sozinho mais de um ano dps de ter comprado ele.. isso sempre acontece.

                                                                                                              • Nokia Galaxy Lumia

                                                                                                                  • Trava, engasgar ou reiniciar é aceitável só espero q não se turnê aceitável explosivos touch

                                                                                                                      • Todos travam... O iPhone 4 engasga no subway surf, coisa que nem o primeiro galaxy S faz, aliás roda liso mesmo com Android antigo e hardware não otimizado. Lógico que a tendência dos aparelhos novos é cada vez engasgar menos e travar devido a bugs de software e não devido ao hardware.

                                                                                                                          • Eu não dou muita credibilidade para nokia em relação aos seus sistemas, isso porque ela sempre os abandona e não suporte no tempo prometido, o que na minha opinião é um baita desrespeito com o consumidor. Mas fazer o que, toda empresa pensa em primeiro nas vendas e no lucro, depois vem o consumidor.

                                                                                                                              • cara meu Lumia 520 não me lembro de ele ter travado mais já reiniciou algumas vezes sem problema nem um muito rápido nem esquentei.
                                                                                                                                nunca precisei tirar a bateria como nos 2 Galaxy que comprei.

                                                                                                                                  • se for pra Nokia fazer com esse ai oq fez com os Lumias 710,800 e 900, por mim vão ficar nas prateleiras empacados e eu ainda faço campanha pra os conhecidos não comprar.

                                                                                                                                      • Blefe idiota!!

                                                                                                                                          • Cara, travar de não executar comando nenhum, ou de reiniciar apps ou o próprio smart, isso o meu nunca fez, a única coisa que ele fez uma ou duas vezes é engasgar ao mudar de modo na câmera, mas foram pouquíssimas vezes.

                                                                                                                                              • Dizer que tem um smartphone "X" ou "Y", qualquer um... e dizer que o mesmo nunca travou, reiniciou ou engasgou... mente descaradamente! Desculpa, é a minha opinião.

                                                                                                                                                  • @Desajustado

                                                                                                                                                    Nossa seu comentário foi esplendido tive a impressão que você tem todo o conhecimento da causa, pegou, usou o aparelho, testou ao extremo.... parabéns.... #sqn

                                                                                                                                                    Fala sério nego vomita a primeira coisa que vem na cabeça... nunca viu funcionar e já vem falando que é gambiarra!!!!

                                                                                                                                                      • O Lumia 920 do seu amigo era um cancerzinho da familia....o meu nunca deu uma engasgada , travada ou reiniciada....e olha que eu uso Wi-Fi , Asphalt 8 , Modern Combat , entre varios jogos pesados....

                                                                                                                                                          • Não vou nem falar nada, pois na verdade todos os aparelhos travam... Tipo, meu Nexus 4 nunca travou comigo, mas as vezes se reiniciou sozinho quando eu estava na câmera, mas nada de muito grave...

                                                                                                                                                              • Kkkkk essa travada foi máster monster!

                                                                                                                                                                  • Vitory, engasgar e travar, pouco e raramente acontece com todos. Agora vai aparecer fanboy na Nokia/WindowsPhone dizendo que com os Lumias isso não acontece. O Lumia 920 de um amigo trava com frequência, uma vez ele foi atualizar o aparelho pelo pc, travou tudo, foi parar na assistencia técnica.

                                                                                                                                                                      • Agora que os fãboys nokia, vão tirar até o último fio de cabelo da cabeça.

                                                                                                                                                                          • Eh provável que sejam apenas especulações mas se as informações procederem seria ótimas noticias pros consumidores.

                                                                                                                                                                              • Fevereiro que custa pra chegar e acabar com toda essa especulação...

                                                                                                                                                                                  • Esse ano o bicho vai pegar a dança das cadeiras nokia com Android Sony com wphone e a Samsung pulando ai pro tizen.

                                                                                                                                                                                      • Mais um título para o Santão, apenas mais um título, afinal estamos mal acostumados.

                                                                                                                                                                                          • Se isso acontecer msm as outras empresas vão ter que rebolar pq um nokia com android!acho que e fraquinho mas acho que e so o primeiro para ver a aceitaçao do mercado se tiver uma boa aceitaçao ai eles irao lançar mais com hardware foda, acho que vai ter uma otima aceitaçao se for no maximo até 550, os galaxys y e pokets vão chorar

                                                                                                                                                                                              • Não deixe o Conegunde ler isso

                                                                                                                                                                                                  • Acho não é Android se fosse Android obrigatório colocar Google+ e YouTube, mas não apareceu

                                                                                                                                                                                                      • Eu acho não é Android se fosse Android é obrigatório colocar Google+ e YouTube não apareceu

                                                                                                                                                                                                          • Ja usei um Lumia 920, realmente é um bom smartphone, mas nessa epoca, o sistema era meio defasado, loja de app com pouco aplicativo e ainda por cima, não tinha Whatsapp, Instagram e as vezes ele reinicava só, talvez devido a quantidade de memória, mas por 32GB e 2GB de RAM o minimo que esperava dele era mais que isso, tambem pude utilizar o 1020, gostei bastante, mas a camera é tipo propaganda enganosa, os 41mpx na verdade são de zoom, a câmera em si, não é tudo isso, deve ser uns 13 por ai, e o zoom é que da o efeito de 41 mpx, mas enfim, vamos ver o que vai dar disso ai!

                                                                                                                                                                                                              • Fico com meu Moto X, nunca, nunca, nunca deu bug algum, diferente do Sammy, usei o S4 i9505 por 3 meses, instalei 2 jogos Modern Combat 4 e Need For Speed Most Wanted e ele ja começou ficar obsolento, sem contar que esquentava pra caramba, nunca joguei tanto dinheiro fora pra pouca bosta, o smartphone em si é otimo, devido aos recursos, tem até demais, tem coisa que nem usava nele, mas, Sambug faz jus ao nome! Ja meu Moto X, ta aqui, jogo Modern Combat 4, Need For Speed e Real Racing sem travar nada, o unico defeito que achei foi a câmera, não tem balanço de branco ai as fotos com flash a noite ficam avermelhadas.

                                                                                                                                                                                                                  • E meu lumia 820 quando ha coisa de mais aberta ( radio, internet, jogo, whatsApp, e outras coisas) ele reinicia sozinho e já reiniciou umas 3 vezes

                                                                                                                                                                                                                      • Tudo que e feito pelo homem tem falhas e defeitos ate o viagra falha que dura aparelhos eletronicos

                                                                                                                                                                                                                          • Então não fale que ele nunca travou ou engasgou. Acontece sim e em todas as plataformas.
                                                                                                                                                                                                                            Tenho um nexus 4 e já travou umas duas vezes, é engasga sim, como o iPhone também.
                                                                                                                                                                                                                            O melhor aparelho que eu tive nesse quesito de fluidez é o s4 (com Android puro), que ficou simplesmente exemplar em desempenho, se mostrando mais eficiente que o próprio nexus.

                                                                                                                                                                                                                              • Pra ser sincero o meu já reiniciou e engasgou mas eu tive minha parcela de culpa

                                                                                                                                                                                                                                  • Se vc instalar aplicativos desenvolvido por bambuinos já é outra conversa, pangaré.

                                                                                                                                                                                                                                      • Cara, se brincar ate o nexus 5 trava que dira o 4 o meu nunca travou mas já vi relatos de usuários dizer que chegou ate reiniciar. Mas eh normal isso. Acredito que esses travamentos venham diminuir a partir de agora com esses processadores de 64 bits. Vamos aguardar ai.

                                                                                                                                                                                                                                          • Nexus 4 nao trava? kkkkkk super usuario!!

                                                                                                                                                                                                                                              • todos os celulares travam e nenhum aparelho e otimizado pelo hadware MOTIVOS :
                                                                                                                                                                                                                                                atualização de software ios 7 no iphone 4 .
                                                                                                                                                                                                                                                quero ver agora o iphone não travar .
                                                                                                                                                                                                                                                todos travam isso serve tanto para android quanto também Windows phone .
                                                                                                                                                                                                                                                não existe perfeição nos aparelhos porque sempre vai existir atualização .

                                                                                                                                                                                                                                                claro que alguns travam menos como nexus em relação a outros adroids.

                                                                                                                                                                                                                                                  • Tenho um nexus 4, sou usuário hardcore e nunca engasgou, pare de menti seu bosta.

                                                                                                                                                                                                                                                      • os fãboys da nokia vão ficando doido com essas historias. Nokia fabricando aparelhos com android coisas que para muitos era impossível.

                                                                                                                                                                                                                                                          • Exatamente. Eles tentaram inovar e continuaram no WP.

                                                                                                                                                                                                                                                              • Do que a dianta a nokia usar o android e deixar igual o windows phone? tem que criar uma interface totalmente nova e com ícones ao melhor estilo iphone: bem feitos e bonitos.

                                                                                                                                                                                                                                                                  • Dejasustado
                                                                                                                                                                                                                                                                    Os nexus não são tão maravilhosos assim, engasgam sim e travam sim, bem pouco e raramente mas acontece sim ( falo isso porque tenho um nexus 4 ).

                                                                                                                                                                                                                                                                      • Isso e treta

                                                                                                                                                                                                                                                                          • 512 Mb d RAM não...

                                                                                                                                                                                                                                                                              • Estou de pleno acordo, se confirmarem osboatos.

                                                                                                                                                                                                                                                                                  • Jorge, o único aparelho com Android totalmente otimizado para hardware é o Nexus, Moto X e Moto G estão próximos disso. O que a Nokia está fazendo é uma gambiarra, uma caricatura do Android.

                                                                                                                                                                                                                                                                                      • chato isso....

                                                                                                                                                                                                                                                                                          • Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
                                                                                                                                                                                                                                                                                            Blá blá blá

                                                                                                                                                                                                                                                                                              • Acho que vai haver surpresas, mas caso não haja e seja isso mesmo que estão dizendo, vai ser mais uma frustração para o mundo mobile. Trocando em miúdos: "não cheira nem fede".

                                                                                                                                                                                                                                                                                                  • Pense no primeiro smartphone com Android totalmente otimizado para hardware.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                      • Rapaz, se a Nokia entrar no sistema Android, a coisa vai ficar feia pras concorrente.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                          Android

                                                                                                                                                                                                                                                                                                          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                                                                                                                                                                                                          Android

                                                                                                                                                                                                                                                                                                          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                                                                                                                                                                                                          Windows

                                                                                                                                                                                                                                                                                                          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                                                                                                                                                                                                                          Economia e mercado

                                                                                                                                                                                                                                                                                                          Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista