LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Ex-engenheiros na Nokia lançam smartphone Linux que roda apps Android

27 de novembro de 2013 47

Jolla
Jolla

Nessa noite começam as pré-vendas do Jolla na Finlândia. O smartphone será vendido por €399 (cerca de R$ 1.200) e traz dentro dele um sistema totalmente baseado em Linux, mas capaz de acessar aplicativos feitos para Android.

Os responsáveis pelo mais novo sistema operacional móvel têm um currículo de peso: a equipe de engenheiros saiu diretamente da Nokia para criar seu próprio negócio. O sistema, chamado de Sailfish, foi baseado no MeeGo, SO de código aberto com lernel Linux, abandonado pela Nokia em 2011.

Ainda não se sabe todos os detalhes sobre o Jolla, mas ele conta com 16GB de memória interna, com direito a expansão via cartão SD. O aparelho evita o uso de botões, tendo uma interface baseada em gestos.

Além disso, ele traz um display de 4,5 polegadas com suporte a cinco pontos multitouch, revestido com o Gorilla Glass 2. Ele tem uma câmera traseira de 8 MP e uma frontal de 2MP. Sua conectividade é 3G/4G e os fabricantes prometem que uma recarga garanta até 10 horas de uso continuo (com 3G ativo), mas sem informar detalhes técnicos sobre a bateria.

Para competir com os grandes players do mercado, os engenheiros optaram por simplificar o acesso a aplicativos dando total compatibilidade com softwares criados para gadgets com Android - e não apenas introduzir um novo sistema operacional e correr atrás dos desenvolvedores.

Além disso, também é possível rodar qualquer app com programação baseada em HTML5 e os criadores do equipamento pretendem liberar, em breve, ferramentas de compatibilidade com APIs projetadas para Firefox OS.

Ao que tudo indica, a equipe se baseou nos erros da Nokia para tentar fazer seu projeto decolar. É claro que, em um mundo dominado por Android, iOS e Windows Phone, é difícil imaginar que uma plataforma totalmente nova tenha um grande sucesso, mas de qualquer forma, pelo time de peso reunido, vale a pena ficar de olho no sistema operacional.


47

Comentários

Ex-engenheiros na Nokia lançam smartphone Linux que roda apps Android
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista