LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

WhatsApp preocupa operadoras, que admitem impacto em receitas

05 de agosto de 2015 41

O WhatsApp vem causando ainda mais preocupação para as operadoras de telefonia móvel aqui do Brasil. Durante o Congresso da ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura), o presidente da Telefônica Brasil, Amos Genish, disse que o aplicativo para troca de mensagens de texto e voz trabalha "contra as leiras brasileiras". No início do ano, "complicando" ainda mais a situação das operadoras, o WhatsApp adicionou também o recurso de chamadas por VoIP.

Segundo Genish, o WhatsApp se aproveita de toda a infraestrutura das operadoras, que oferecem muito mais aos clientes do que um simples app de mensagens. Ele diz que, com isto, o WhatsApp não está sujeito às leis regulatórias e aos encargos tributários que são direcionados para tais instituições.

"Não é admissível uma empresa prover serviço de voz sem licença do regulador, usando os números das demais operadoras e sem pagar impostos", disse ele.

O presidente da empresa, que também é detentora da operadora Vivo, disse ainda que eles não oferecem promoções para uso ilimitado do aplicativo, como já fazem outras operadoras, por causa deste problema. "Não vai acontecer nunca de fazermos parceria com o WhatsApp".

Genish considera sim o WhatsApp uma ameaça, e acredita que o aplicativo é "uma operadora que está atuando sem licença no Brasil, e pode abrir caminho para que outros provedores queiram fazer o mesmo". No entanto, não existe nenhuma maneira, até então, de tentar mensurar o quão prejudicial vem sendo o impacto do aplicativo sobre a receita e/ou tráfego de dados da empresa.

Em uma rápida comparação com a Netflix, que traz "prejuízo" às operadoras de TV a cabo, Genish diz ainda que o WhatsApp "pode ter um impacto muito maior" em operadoras de telefonia móvel.

Já José Félix, presidente da América Móvil Brasil, detentora da marca Caro, concorda que o WhatsApp compete com as operadoras de telefonia móvel "fora" das regulamentações necessárias. No entanto, ele considera "inegável" o fato de que o aplicativo tenha impacto na receita da operadora, mas não citou nenhum número para especificá-lo.


41

Comentários

WhatsApp preocupa operadoras, que admitem impacto em receitas
  • Estão querendo tributar a modernização. No mundo inteiro VOIP é quase de graça, nos EUA e Canadá são gratuitas as ligações de VOIP pra celular ou fixo. Mas no Brasil não, quem manda no governo e na ANATEL é a VIVO. ELa quem dita as regras. Mexeu no dela a gente paga. Ligação interurbano é um absurdo de caro. Certeza que um dos mais caros do MUNDO. Enquanto isso, os outros países não pagam nada. Bem, não sei como o PT foi parar aí, mas estamos pagando a conta!

      • Concordo que as operadoras fazem muita mancada com vocês do Brasil mais tb taxa tributária de 27,5 % sobre o setor pesa amigo daí sempre sobra pro mais fraco.

          • A edição do site está muito precaria
            O redator não lê o que ele escreve. Leiras = Leis

            • Email e carteiro.

                • É bizarro isso, somente agora depois de anos atuando é que elas estão "pensando" em como reverter isso .. tsc tsc..Mas a parte de ligações nem me intererssa já que mesmo eu usando um plano de dados pós pago 4G da VIVO a ligação fica ruim (o usuário está em wifi). E vez ou outra é que eu testei pois não uso mais Whatsapp a 8 meses, no máximo por curiosidade de suas atualizações.Logo o Telegram vai add opção como Nextel/Voxer/Zello de fazer PTT e pronto, ngm vai ligar mais pra isso.

                    • CHOLA MAIS!%uD83D%uDE22

                        • se essas operadoras lixos tivessem um sinal bom e um plano barato pra usar a internet acabaria esse problema pois todo mundo pagaria pelo plano para usar o whats em qualquer lugar, agora vem querendo cobrar 40 reais em um plano de internet que na verdade é um lixo e ainda corta a internet nem da pra usar por 30 dias pelo menos, e ainda são péssimos de sinal, ha vai se lasca vão roubar outro, tomara que falem todas, e se ficar de chororo paro de carregar meu chip também, porque agora a anatel proibiu de bloquear os numeros que nao recarregarem mesmo. então ja era

                            • Lamentável! As operadoras de telefonia querem fazer com o WhatsApp o que os taxistas querem fazer com o Uber. Estão querendo prejudicar o consumidor mais uma vez este ano, que não está fácil para ninguém. Ademais, não sei por que as operadoras se dizem 'preocupadas' atualmente, pois a receita das mesmas aumentou quando passaram a bloquear a Internet móvel a partir do final do ano passado ao término da franquia, forçando os clientes a migrar para um pacote superior, comprar outro pacote idêntico, ou utilizar outros serviços, tais como o SMS ou o serviço de voz.

                                • Ah... Vai chorar?

                                  Eu quero é que esses pestilentos se fodam. Não trabalham direito, vivem inventando formas de nos roubar e ainda ficam de mimimi quando aparece alguma forma de economizarmos. Eu mesmo já aderi ao #WifiLivreSemSenha, a melhor forma de protestar contra essas operadoras de merda.

                                    • Desde o dia que o WhatsApp liberou chamadas de voz eu ja imaginava que isso iria acontecer, eu conheço pessoas que nem credito colocava no celular, e depois do WhatsApp nem devem ter mais a linha so no wifi. as operadoras que se lasquem, pode aumentar o preço dos planos, eu uso wifi.

                                        • Seria ótimo se a validade dos créditos fosse ilimitada, mas não é. A justiça de um estado já havia decidido pela validade indeterminada dos créditos, mas a Anatel recorreu ao STJ e ganhou a causa. O consumidor precisa fazer recargas periodicamente (varia de operadora para operadora), caso contrário, a linha é cancelada.

                                          • Riddddiculo. Como se não houvesse serviços de voz a mais 12 anos. O Skype vem usando não só voz, como também vídeo como seu principal produto. Agora que migramos isso para o celular se tornou um mal a ser combatido. O fato é que operadoras de voz não se fazem mais necessárias e passam a se tornar operadora de internet, que cobram caro por franquias mixurucas e somos obrigados a ter planos de voz que não precisamos. O que é difícil de entender é que eu, que sou usuário de banda larga a 12 anos e passei a consumir cada vez mais dados e as velocidades aumentaram consideravelmente dos 300kbps (isso 2003, custava 89,90 reais) pros 15mb (a um custo de 79,90) atuais que uso, apesar de dizerem que tem franquias. Nem a BrasilTelecom na época e nem a GVT reduziram minha internet como o fazem no celular, no qual só tenho ínfimos 2gb por mês a 39,90 e reduz a velocidade.

                                              • Muito pelo contrario. Antes de usar whatsapp. Colocava 13 reais na Tim. Agora 30 nao consigo chegar no fim do mes. Meu uso mudou de voz para dados. Isso elas nao admitem.

                                                • Whatsapp = Uber?

                                                    • Não!

                                                      WhatsApp Messenger, é um aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones.

                                                      Uber ou sistema cibernético interligado de veículos automotores, segundo conceito do desenvolvimento da matriz quântica, é um aplicativo homônimo oferece um serviço semelhante ao táxi tradicional, com algumas diferenças em relação a aos valores mais econômicos - cobrados pelo serviço uma vez que o são maximizados e evitam ao desperdício dos populares, exigindo investimentos e capital obviamente.

                                                      • CHOLA MAIS!

                                                        • Atuando ilegalmente? Um país onde os preços de ligação é exorbitante, internet limitada e planos 4G que chegam a um aluguel de casa de 2/3 cômodos é o quê então?

                                                            • Vou ser sincero, até um ponto de vista eles estão certo, não que o whats trabalha como uma operadora, mas a sua proposta de aplicativo compete com o que ela oferece, o que eles estão reclamando é que o whats está usando a suas redes a sua internet para uso do aplicativo, e não há tributação nenhuma sobre o whats o que vai acabar acontecendo é eles aumentar ainda mais os preços dos pacotes de dados para suprir a perda o que vai impactar no uso de internet a maioria vai buscar wifi eles apenas querem dizer "o whatsapp está sendo um ospedeiro em nossas redes intrasigente seu valor de mercado apenas aumenta e nada sobre ele é feito"

                                                              • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkk

                                                                Então o viber e uma operadora kkk vá se lascar que isso e só no "brasil" por que estamos na crise ele ta chorando hahaahahahha

                                                                Daqui a pouco vai ser que nem o Uber hahaha boicote kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

                                                                  • Ridículo, quem mais ganha são as operadoras, ou elas acham que os dados que os usuários usam são de graça? As mensagens que o WhatsApp manda para verificação são de graça? Detalhe que o Skype, MSN e tantos outros tão no mercado a anos e só vieram implicar com o WhatsApp. Várias operadoras americanas já desistiram e dão ligação e sms ilimitadas mesmo nos planos mais básicos, aqui nem isso.

                                                                      • Desculpa, mas só o whatsapp caiu no gosto dos brasileiros....concordo aqui no Brasil somos esfaqueados, por essas operadoras que brincam com a nova inteligência, oferecendo planos mirabolantes, uns mais sem nexo que o outro

                                                                          • Mas a ligação dos whats são pagas, o problema deles são as ligações via whatsapp, pois é através de ligações que eles tem sua maior receita...

                                                                              • "Pera, se o mais importante é dados e não telefonia convencional, melhor eu investir em dados!", esse que é para ser o pensamento.

                                                                                  • O valor de mercado do whatsapp é tudo baseado nos dados que eles tem dos seus clientes .. essa é a verdade, assim como o facebook e diversas outras empresas, muitas vezes as informações sobre os usuários são mais importante ...'

                                                                                      • Por isso tem a politica de privacidade, aceita quem quer usar o serviço. A informação que passam geralmente é "X usuários estão falando sobre assunto Y." e não "Fulando754 está namorando Siclana634.", normal para mim.

                                                                                          • Eu sei ... não estou preocupado com isso apenas disse que os valores de mercado dessas empresas são baseadas em dados que eles possuem dos usuários, talvez eles não possam informa usuários... mas podem ter certeza que eles tem registrado "Fulando754 está namorando Siclana634" agora se eles usam ou não isso é outro assunto ...

                                                                                              • Tem também o nível que pode alcançar com propaganda, talvez hoje não usem propaganda, mas quem sabe no futuro... Não usam abertamente, pois não podem sofrer processo assim "de graça", agora se tem gente dentro espionando internamente, isso não sei.

                                                                                      • Tá parecendo os taxistas reclamando do Uber.

                                                                                          • Só rindo mesmo, colocam preços estratosféricos e depois quer reclamar!

                                                                                              Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

                                                                                              TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

                                                                                              TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais