LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Vivo, Qualcomm e Ericsson se unem para oferecer 4G com velocidade de até 530 Mbps no Brasil

18 de outubro de 2016 22

A Vivo concluiu testes da próxima geração de conexão 4G no Brasil, e se torna a primeira operadora do país a oferecer cobertura LTE usando três faixas do espectro eletromagnético de forma simultânea. A façanha foi obtida com o uso de tecnologia da Ericsson aliada ao novo chip Gigabit da Qualcomm, o Snapdragon X16 LTE apresentado ao público durante o 4G/5G Summit.

A velocidade alcançada impressiona. Os testes mostraram que a nova tecnologia pode resultar em uma taxa de 530 Mbps de download, cerca de 8 vezes superior ao proporcionado pelo 4G, e até 20 vezes se comparado com a conexão brasileira, que chega a 25 Mbps nas melhores condições - um levantamento recente apontou que a média é ainda menor, em 18 Mbps na própria Vivo.


Essa alta taxa de download é proporcionada pela união das faixas do espectro de 2600 MHz, 1800 MHz e 700 MHz, proporcionada pela tecnologia "Carrier Aggregation", e potencializada pela estrutura de transmissão 4x4 MIMO. Mas, para funcionar, a conexão em rápida de 530 Mbps precisa de um smartphone compatível, algo que ainda é raridade.

O Galaxy Note 7 foi o primeiro do mundo a ser lançado com suporte a 4x4 MIMO, mas seu fracasso adiou ainda mais a estreia da novidade entre consumidores brasileiros. Por enquanto, a expectativa fica para a chegada de outro smartphone com a tecnologia embarcada, além da eventual expansão da cobertura no país - por enquanto, só há sinal do tipo na Região Metropolitana de São Paulo.


22

Comentários

Vivo, Qualcomm e Ericsson se unem para oferecer 4G com velocidade de até 530 Mbps no Brasil

Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais