LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Samsung e Globalfoundries fecham parceria com Nvidia e AMD para produção de chips 14nm

19 de dezembro de 2014 5

Samsung e Globalfoundries superaram a TSMC ao introduzirem a produção de chipsets a 14nm FinFET, anunciando, assim, uma nova era para os dispositivos móveis que contarão com novos componentes mais potentes e ao mesmo tempo mais econômicos.

A nova parceria entre Samsung e Globalfoundries permitirá que quatro grandes fábricas, duas na América do Norte e duas na Ásia, darão conta de suprir todo o mercado global de tecnologia que demanda por chips de processamento. A novidade deverá começar a aparecer já no segundo trimestre de 2015, e a Apple poderá ser a primeira a contar com a novidade no mercado. Mas, o que significa para outras companhias como AMD, Nvidia e Intel?


A Samsung diz que a produção de chips será feita em duas etapas: no primeiro semestre teremos os chipsets fabricados pelo método 14nm LPE focado em dispositivos mais potentes como smartphones e tablets. Já no segundo semestre teremos o 14nm LPP focado em produtos menos potentes que demandam de baixo consumo, como smartwatches e outros acessórios vestíveis.

A Intel já conta com seus próprios processadores fabricados a 14nm e sua gama será ampliada na metade de 2015. Por enquanto, a companhia é a primeira a entrar no mercado com o Core M, e não se sente ameaçada com os avanços da Samsung e Globalfoundries, especialmente porque ela briga em um território um pouco diferente, apesar de não esconder que deseja ganhar maior participação no mercado de dispositivos móveis.

A Nvidia, por outro lado, pretende não apenas atualizar a sua linha Tegra para os 14nm FinFET como também produzir chips gráficos com a novidade. As GeForces atuais produzidas para desktops e notebooks ainda são fabricadas a 28nm, e pular diretamente para os 14nm irá gerar uma grande economia de consumo para termos jogos pesados em nossos notebooks sem que a bateria seja devorada em minutos. A novidade virá na geração Pascal prevista para chegar ao mercado no começo de 2016.


Enquanto a AMD ainda está preparando produtos fabricados a 28nm e 20nm. A empresa só pretende adotar os 14nm FinFET em 2016, tanto em CPUs, quanto GPUs e APUs. Samsung será a principal fornecedora da AMD e uma parceria entre as duas foi fechada para os próximos anos. Porém, alguns analistas acreditam que a AMD esteja escondendo o jogo e que em 2015 já teremos novos produtos da companhia usando a nova litografia.

Pelo visto as gigantes da tecnologia estão com olhos bem atentos para o que a Samsung e Globalfoundries vêm produzindo. Assim, 2015 será o ano dos 14nm, enquanto em 2016 já podemos ter os 10nm ou até menos, se as expectativas estiverem corretas.


5

Comentários

Samsung e Globalfoundries fecham parceria com Nvidia e AMD para produção de chips 14nm
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista