LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Testes de benchmark demonstram vitória do Exynos 7420 sobre o Snapdragon 810

13 de fevereiro de 2015 35

A Samsung parece estar realizando um ótimo trabalho com o seu processador Exynos 7420, que provavelmente será utilizado pelo Galaxy S6 e sua variante dual-edge. Após diversos testes de benchmark vazados com o chipset, eis que surge um primeiro comparativo direto entre ele e o Snapdragon 810, anteriormente cotado para assumir o posto de "coração" do próximo carro-chefe da sul-coreana.

Como pode ser visto, o possível procedimento de fabricação a 16nm realmente está fazendo a diferença em prol do processador desenvolvido pela Samsung, pois permite que ele conte com uma potência superior e ainda assim uma maior economia de energia e menor aquecimento, dois pontos extremamente importantes para dispositivos móveis. Com isso, poderemos ter uma grande reviravolta no mercado de processadores, pois a Samsung até o momento era a maior consumidora de chips da Qualcomm, o que indica uma grande perda por parte da fabricante estadunidense.

Vale notar que o resultado final não considerou as pontuações obtidas pelas GPUs presentes nos dispositivos, pois cada um dos aparelhos testados contava com uma tela de resolução diferente, sendo o Snapdragon 810 utilizado em conjunto com um display de resolução 4K enquanto o SoC da Samsung foi testado junto a uma tela de "apenas" 2K.

Teste realizado através do AnTuTu Benchmark

O teste realizado através do AnTuTu indicou algumas vitórias para cada lado, sendo sete para o Exynos e quatro para o Snapdragon. Devemos destacar que alguns destes triunfos para o lado da Qualcomm foram bem apertados, como no teste de multitask e de performance em 2D, onde ele ganhou por dois e 12 pontos, respectivamente. Outro ponto importante é que a pontuação total atingida pelos processadores indica uma vitória clara para o Exynos, com 60.978 pontos contra 52.102 do Snapdragon.

Já na bateria de testes do Geekbench, entretanto, a diferença foi bem maior, principalmente ao analisarmos o teste com todos os processadores trabalhando em sua potência máxima, onde o Exynos atingiu uma pontuação 22,3% superior ao chip produzido pela Qualcomm. Vale notar que ambos os modelos contam com oito núcleos e arquitetura 64-bit, o que demonstra que a diferença é sentida principalmente pelo processo de fabricação utilizado pela Samsung em seu mais novo componente.

Teste realizado através do Geekbench

Devemos lembrar que testes de benchmark não devem ser levados como único método de avaliação na hora de escolher por determinado dispositivo, pois muitos outros fatores são necessários para que se tenha uma boa base de comparação, como o sistema utilizado e outros componentes internos.

Devido a isto, será necessário aguardarmos o lançamento do Galaxy S6 no próximo dia 1º de março para que possamos realizar testes reais com o dispositivo, e assim compará-lo aos seus principais concorrentes que utilizem o processador desenvolvido pela Qualcomm.


35

Comentários

Testes de benchmark demonstram vitória do Exynos 7420 sobre o Snapdragon 810
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista