LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apple e Samsung são processadas por mentirem sobre quantidade de memória em smartphones

24 de outubro de 2015 45

Que os smartphones lançados no mercado oferecem uma quantidade de memória inferior ao que é alegado pelas fabricantes não é novidade para ninguém. Quando você compra um celular com 16 ou 32 GB, por exemplo, é normal que uma pequena quantidade já venha ocupada pelo sistema operacional e os aplicativos nativos. Isso pode incomodar alguns, mas não chega a ser nada demais, exceto quando uma quantidade muito pequena de memória disponível é oferecida aos usuários.

A PROTESTE, órgão que cuida dos direitos dos consumidores, acredita que tal prática é abusiva. Quando alguém compra um celular com 16 GB de memória, o usuário deveria ter toda essa quantidade de espaço disponível. Em muitos casos chegamos a ver algo em torno de 25% a menos do que é anunciado pela fabricante. Sabemos que toda empresa parte desta prática, mas o PROTESTE resolveu abrir um processo contra Apple e Samsung por estarem mentindo nas especificações técnicas de seus aparelhos.

O órgão brasileiro foi além de meramente acusar tais fabricantes, mas também criou uma tabela que mostra o quanto de memória cada usuário acaba perdendo para o sistema do smartphone. O iPhone 6s de 16 GB vem com 14,7 GB disponível, o que mostra que você receberá 8% a menos espaço do que é ‘vendido’ pela fabricante. No caso do modelo com 64 GB, o espaço disponível fica em torno de 62,7 GB, representando uma perda de 2%. Já o modelo com 128 GB é o que oferece a maior quantidade livre com 126,7 GB, sendo, neste caso, apenas 1% do total ocupado pelo sistema.


No caso do iPhone 5S temos o seguinte cenário: modelo de 16 GB vem com 14,7 GB livre (8% sacrificado pelo sistema), modelo de 32 GB vem com 30,7 GB (4% a menos do informado) e o modelo de 64 GB vem com 62,7 GB livre (2% do total). Como pode ser visto, desconsiderando os modelos mais básicos do iPhone, os demais não demonstram uma perda considerável de armazenamento – o que acaba não sendo um problema tão crítico. Todavia, o mesmo não acontece com os smartphones da Samsung.

É de conhecimento de todos que a TouchWiz é uma das interfaces mais modificadas do Android e que Samsung é fissurada por recheá-la com recursos e bloatwares (aqueles apps nativos ditos inúteis por muitos). Com isso, já é esperado que uma boa quantidade de memória seja sacrificada para acomodar o sistema operacional. Como pode ser visto na tela abaixo, o Galaxy A3 e Galaxy A5 de 16 GB oferecem apenas 11,5 GB de armazenamento, o que representa uma perda de 28%! Realmente ter uma redução tão grande poderá ser irritante para muitos, mas este nem é o pior caso analisado.


O Galaxy S4 mini que vem apenas com 8 GB de memória e tem 2,61 GB ocupado pela TouchWiz, deixando apenas 5,39 GB para o usuário. Isso representa uma perda de absurdos 33%! Galaxy S5 com 16 GB oferece apenas 11,7 GB (27% a menos do divulgado) e o Galaxy S6 com 32 GB oferece 24,7 GB para o usuário (23% a menos do total). Como pode ser visto, a linha Galaxy consome, em média, 25% da capacidade do seu smartphone. Realmente é uma quantidade muito grande perdida, o que faz a PROTESTE ter razão em processar a fabricante por “propaganda enganosa”.

O PROTESTE abriu o processo com base no código de defesa do consumidor alegando que tais aparelhos apresentam problema de “vício oculto”. Como dito no começo da matéria, esta é uma pratica que pode incomodar muita gente, mas não é apenas Apple e Samsung que abusam dela. Por que será que o órgão não incluiu outras empresas do ramo? Se o processo chegar a acontecer, o PROTESTE espera que as fabricantes sejam mais honestas e informem exatamente a quantidade de memória disponível. No entanto, ainda não há uma previsão para a análise do processo.


45

Comentários

Apple e Samsung são processadas por mentirem sobre quantidade de memória em smartphones
  • Eles vão ter que processar todas as marcas.

      • Ridículo isso. Basta as marcas venderem o Celular sem Sistema Operacional ou seja, sem Android e sem IOS (citei os dois por causa das marcas processadas) que aí sim virá com o espaço total desejado. Tenta usar o aparelho sem OS... Ridículo isso... nunca vi um processo tão tosco...

          • Nada de ridiculo rapaz! Voce compra 200g de chocolate, vai querer receber 180g pelo valor que pagou? nao ne?Eles fazem igualmente `as operadoras de internet/telefonia: lhe vendem 4Mbit de velocidade e s'o entregam o minimo que a "lei" indica como minimo. Algumas ainda mantem a "honra" (parcial) e ainda fornece um pouco mais de 50% da velocidade... Contudo cobram a taxa cheia e nunca, nunca fornecerao 100% da velocidade: Eles fecham a torneirinhadgfdanilo: voce diz que 'e tosco o processo porque n'os brasileros, nos j'a acomodamos em termos o que nos 'e merecido, subtra'ido.PS. : o teclado t'a com problema.... por isso essa digitacao estranha...kkkkkkkkkkk

            • Bom. Pelo menos só assim Dá pra ver o quanto a TWZ come de memória e não é pouco!!!!

                • Moto G 2 de 16 GB só tem 13 GB disponivel.

                    • O iphone 6 tem 14,7 disponível? Só se for no IOS 8

                        • Mas "elma chips" diz por escrito a quantidade em gramas que vem! Diferente das fabricantes de celulares que diz o valor bruto do armazenamento e não o tamanho real! Falta do que fazer seria se a pesso ganhasse o telefone de graça mas ela pagou por uma propaganda enganosa! Então pare de. Dizer coisas sem fundamento algum!

                            • No meu Moto G 3 tem 16 GB mas sobra 11,81 pro usuário %uD83D%uDE20 indignado

                                • Pois é. Tbm fico indignado com isso. De 32 GB só posso usar 24

                                    • Onde pego minha indenização?
                                      Já tive:
                                      Galaxy S (GT-I9000B) 8gb
                                      Galaxy Ace (GT-S5830) 8gb
                                      Galaxy S II Lite (GT-i9070) 8gb Preto
                                      Galaxy S II Lite (GT-i9070) 8gb Branco
                                      Galaxy S IV Active (GT-i9295) 16gb
                                      Galaxy TabPro8.4 (SM-T320N) 16gb
                                      Galaxy Alpha (SM-G850) 32gb

                                      Somando tudo acho que não dá o preço de um iPhone 6S de 16gb mas ainda assim deve dar uma indenização significativa pro meu bolso.

                                        • O meu Nokia N8 tem 3 locais de armazenamento: Memoria do Telefone ( onde o sistema vem instalado), Memoria de Massa (onde vem os 16GB para armazenamento e a Entrada para MicroSD. O interessante que o sistema vem todo na memoria do telefone então eu não perco a memoria de massa!! Poderiam fazer isso!!

                                          • Achei nada de mais. E meu moto X2 que tem 32 Gigas e só vem 24 GB livres para o usuário, 8 Gigas perdidos

                                            • Camarada, JhonnyNS, a comparação que você fez foi meio sem lógica. No caso dos celulares, você vai consumir o espaço vazio. Acredito que o mesmo não será feito com o saco de batatinhas
                                              Se bem que podemos usar aquele espaço vazio pra armazenar vento. Eureka!!! Resolvi o problema energético do Brasil.
                                              #ChupaONU #PremioNobel

                                                • Aí que está a diferença, sempre foi assim com qualquer tipo de dispositivo eletrônico com memória... Nem pendrive vem com 100% da memória livre, por isso falei, acho que faz bem ter a informação, pois isso nunca é demais... Porém esse processo é de uma estupidez enorme.

                                                  Sobre o vento, kkkkkkk, sem comentário até agora pra isso...

                                                  • Já que é pra encher o saco do fabricante. Eu gostaria que o tamanho das telas fossem divulgados em área (polegada quadrada), e não diagonal. Pq em formatos diferentes com a mesma diagonal, a tela que for mais próxima de um quadrado, tem uma área maior, e a diferença é significativa.

                                                      • O consumidor tem de ter consciência de que a capacidade de armazenamento mencionada nos aparelhos é a total e não a disponível. Nos PCs, a situação é a mesma.

                                                        Com base nos argumentos da PROTESTE, por que a entidade não processou as demais empresas?

                                                          • EU ACHO, que é pq as 2 são as empress que mais vendem! Mas o correto era comparar TODAS as fabricantes, já que nem todos possuem aparelhos penas dessas 2 aí. PARA MIM, a memória ocupada pelo iOS é pouca, mas a da linha Galaxy, sei não em, realmente tá ocupando muito espaço.

                                                              • Birra de xereca de tpm. Ta fazendo lobby pra conquistar o consumidor e vender os testes que ela faz.

                                                                • daqui a pouco eles irao ter que colocar 20 gb,pra vim 16 g livre,sq eles irao aumentar os preços.

                                                                    • Concordo com o processo, deve ficar claro para os consumidores quanto terão disponível da memória, o que não ocorre hoje, as empresas empurram uma quantidade, mas VC leva outra, principalmente em se tratando da Samsung, onde o celular vem cheio de treco, que de nada serve. Só para ocupar espaço!

                                                                        • Frescura, nunca vi nenhum celular escrito na embalagem "memória livre para uso Xgb"...

                                                                            • Pelo que entendi, esse é o problema, não falar quantos GB livres vem. XD

                                                                                • Por isso é uma frescura... Ninguém vai abrir um processo contra a elma chips, exigindo que seja especificado além da quantidade de batata que vem no saco, a quantidade de espaço vazio do saco.

                                                                                  Isso é falta do que fazer.

                                                                                    • Mas "elma chips" diz por escrito a quantidade em gramas que vem! Diferente das fabricantes de celulares que diz o valor bruto do armazenamento e não o tamanho real! Falta do que fazer seria se a pesso ganhasse o telefone de graça mas ela pagou por uma propaganda enganosa! Então pare de. Dizer coisas sem fundamento algum!

                                                                                        • Camarada, JhonnyNS, a comparação que você fez foi meio sem lógica. No caso dos celulares, você vai consumir o espaço vazio. Acredito que o mesmo não será feito com o saco de batatinhasSe bem que podemos usar aquele espaço vazio pra armazenar vento. Eureka!!! Resolvi o problema energético do Brasil.#ChupaONU #PremioNobel

                                                                                            • A Anvisa fala que a quantidade interna de produto deve ser informada na embalagem e ela deve corresponder ao conteúdo interno. O pacote pode ser de um metro cúbico de volume, mas se fora tem escrito 200g, então dentro tem que ter 200g. Mas não vejo problema informar que parte da memória vendida é dedicada ao sistema ou informar quantos MB estão livres para o usuário. Custa nada as empresas anunciarem na TV e em qualquer outro lugar a ressalva ou o valor real.

                                                                                                • Concordo plenamente.

                                                                                                    • Justamente, tem que informar quanta batata tem, nao quanto espaço vazio. Seria irracional processar a empresa por não falar essa segunda informação... Mesma coisa com celular.

                                                                                                      Mas paciência, não sou contrário ter a informação, quanto mais info melhor... Ridículo é esse processo.

                                                                                                • É só obrigar a colocar bem visível na embalagem memória total e memória disponível. Não só Apple e Samsung. Todas!

                                                                                                    • Eu acho que seria interessante definir limites, de quanto as fabricantes podem ocupar previamente, ou ao menos estampar nas caixas a quantidade disponivel, embora em anuncios Gerais os comerciamtes fossem colocar soh o valor base (total)... enfim mas ta cheirando que isso vai dar em nada

                                                                                                        • isso não vai dar em nada pq nenhuma fabricante anuncia seus produtos 'com x de memória livre' e sim 'com x de memória' e isso tem diferença

                                                                                                            • Por que não processaram todas, que fazem exatamente a mesma coisa, M$, Motorola, Sony, LG...? Aproveita e olha os PCs, Notes, etc, que já vem com OS (qualquer que seja) pré instalado.
                                                                                                              Tenho certeza que será improcedente.

                                                                                                                • Podem até resolver isto mais como tudo vão lançar a diferença pro consumidor, afinal sempre sobra pro mais fraco.

                                                                                                                    • Não vão, pois não tem nada a resolver. Não devia nem ir a julgamento, uma vez que as empresas estão bem protegidas contra isso, como, informação. Elas dão a informação, cabe ao comprador lê-las.

                                                                                                                    • Aonde vcs tiraram que o iPhone 6 tem livre isto??? Todos amigos e minha esposa que tem o de 16gb para uso livre tem 11,8 gb melhor rever isto por favor

                                                                                                                      • Os dados do S4 mini foram invertidos no texto. É só confirmar no quadro, onde tá livre, no texto, é ocupado e vice versa

                                                                                                                          • Concordo com esse processo, acredito que deveria ter um limite de uso da memoria para o sistema operacional, tipo 5% liberado para instalar o OS, pq vc comprar um aparelho e perder 30% de espaço para o sistema e os lixos de aplicativos que as fabricantes empurram em nós é o cúmulo do absurdo! Você paga R$ 1000 em um celular com 16GB mas leva 10GB isso é uma vergonha!!!

                                                                                                                              • mas se é para o sistema

                                                                                                                                  Android

                                                                                                                                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                                  Android

                                                                                                                                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                                  Windows

                                                                                                                                  Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                                                  Economia e mercado

                                                                                                                                  Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista