LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Samsung patenteia espécie de HoloLens em forma de lentes de contato

07 de abril de 2016 13

Samsung quer que o futuro da tecnologia vestível esteja em nossos olhos, literalmente. Em uma patente licenciada pela gigante da Coreia do Sul, lentes de contato inteligentes são imaginadas em um conjunto de desenhos técnicos, mostrando o funcionamento do produto conceitual de forma clara e direta.

Trata-se de um equipamento capaz de criar uma realidade virtual sem precisar de acessórios externos, como óculos inteligentes, relembrando uma das iniciativas mais promissoras da atualidade, o Microsoft HoloLens. A novidade certificada pela empresa asiática conta com peças pequenas e compatíveis com o organismo humano, justamente para não prejudicar a visão enquanto está sendo utilizada. Os engenheiros envolvidos no projeto mostram como seria possível imergir o usuário usando nada mais do que duas películas sobre os globos oculares.

Imagem: patente da Samsung de lentes de contato inteligentes.

As lentes de contato inteligentes patenteadas pela Samsung contam com uma pequena câmera, sensores de movimento e um transmissor. Isto significa que os utilizadores, em teoria, conseguiriam capturar uma imagem pelo simples fato de piscarem, ou até mesmo pré-configurarem outro comando para realizar o clique.

Os sensores de movimento estariam em cargo de analisar o ambiente externo, podendo criar elementos virtuais que interagem com os reais, como já foi visto no primeiro jogo disponível para o Microsoft HoloLens, por exemplo, onde paredes 'quebravam' e animais andavam sobre o chão da sala. O transmissor, por sua vez, habilitaria a opção de pareamento entre o produto e smartphones, gerenciando notificações, recebendo-as sem precisar olhar para o display do celular, ou até mesmo expandir a tela do mesmo diretamente em seus olhos.

A novidade teria vários campos de atuação. Imagine renderizar o Netflix na parede de seu quarto, exemplificando, assistindo filmes, séries e desenhos em boa qualidade, não precisando nem de uma televisão para isso. Outra aplicação notável seria como GPS: entre no carro e o caminho a ser percorrido aparece 'iluminado' diante de seus olhos. Google também está trabalhando em uma tecnologia similar a esta, mas ainda não há previsão de estreia de algo assim no mercado atual, portanto só resta a opção de acompanhar de perto os passos dos grandes nomes que estão envolvidos no setor de realidade virtual ou aumentada.

Até lá, o mais próximo que temos disso é o próprio Microsoft HoloLens, mas tenha em mente que seu kit de desenvolvimento custa absurdos US$ 1.500, então ainda há um longo caminho a ser percorrido antes dele chegar ao público geral.


13

Comentários

Samsung patenteia espécie de HoloLens em forma de lentes de contato
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista