LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Samsung diz ser mais uma companhia de software do que de hardware

04 de maio de 2016 34

Samsung é a maior fabricante de aparelhos celulares no mundo todo, comercializando mais unidades do que a Apple, Huawei, LG e outros fortes nomes do atual mercado de telefonia móvel, porém se considera mais uma companhia de software do que de hardware. A revelação foi dada por DJ Koh, nada mais e nada menos do que o presidente da divisão de comunicações móveis da Samsung, estando presente como um dos palestrantes na conferência anual aos desenvolvedores da marca asiática, realizada ainda na semana passada, no mês de abril.

“Programação é a chave do futuro”, disse o executivo no evento especial da empresa, consolidando o objetivo da mesma em buscar novas soluções virtuais para criar um ecossistema próprio em seus produtos, assim como a Apple e a Google já fazem, por exemplo. É natural que o grande nome dessa história seja o Tizen.

Imagem: interface do Tizen 2.3, a última versão liberada pela Samsung.

Tizen é o sistema operacional desenvolvido pelos próprios engenheiros de software da Samsung, criando uma parceria com os membros da Linux Foundation, Panasonic e Intel para tornar todo o projeto possível. A plataforma foi criada especialmente para smartphones, tablets, televisões inteligentes, relógios espertos e até netbooks.

De fato, a gigante da Coreia do Sul está fundando sua base lentamente no ambiente virtual, disponibilizando-o no smartphone Samsung Z1, o primeiro aparelho celular a contar com o Tizen, e na linha Gear, os acessórios vestíveis que se comunicam de modo amigável com o Android, por exemplo. Por fugir do Android e as patentes envolvidas com a Google, a companhia asiática consegue comercializar tais gadgets por um valor inferior à média, tentando brigar, principalmente, por um lugar no mercado de entrada de telefonia móvel, tentando desbancar o robozinho.

Ao invés de elaborar seus próprios aplicativos, no entanto, Samsung está se apoiando em terceiros para o desenvolvimento de apps, ao contrário da gigante de Mountain View, dona do Android. Algo similar já foi visto no Windows Phone, atualmente chamado de Windows 10 Mobile, onde a Microsoft sofre com a falta de aplicações, pelo menos até agora. Para não trilhar o mesmo caminho de sua rival de Redmond, Samsung tenta oferecer facilidades na criação de apps para o Tizen, não cobrando absolutamente nada dos profissionais que quiserem exibirem suas ferramentas na loja oficial da plataforma.

Fazendo isso, por outro lado, a empresa começa a competir de uma forma mais feroz com a Apple e a Google em um segmento já considerado saturado. Como ela diz que é mais uma companhia de software do que hardware, mais novidades sobre seu sistema operacional devem aparecer em breve, então continue acompanhando.

O Samsung Z1 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

34

Comentários

Samsung diz ser mais uma companhia de software do que de hardware
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista