LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Ministério Público abre ação contra Banco Inter e pede indenização por vazamento de dados

01 de agosto de 2018 3

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) resolveu abrir nesta semana uma ação civil pública por danos morais contra o Banco Inter S/A. Essa iniciativa vem após o TecMundo revelar que um hacker havia conseguido acesso a um arquivo que continha dados de clientes da instituição.

O Ministério Público também pede na ação uma indenização de R$ 10 milhões porque o Banco Inter não teve o cuidado necessário para evitar que o vazamento ocorresse. A Comissão de Proteção dos Dados Pessoais do MP também constatou, por meio de uma investigação, o comprometimento dos dados cadastrais de 19.961 correntistas.

Já o Centro de Produção, Análise, Difusão e Segurança da Informação (CI) do MPDFT conseguiu comprovar a exposição dos certificados digitais e da chave privada da fintech, que já foram revogados pela instituição financeira.


O Banco Inter também negou por diversas vezes o vazamento dos dados sigilosos de seus clientes e por enquanto ainda não se manifestou sobre a ação. Mesmo assim, o coordenador da Comissão e promotor de Justiça, Frederico Meinberg, comenta que a fintech não agiu de maneira correta:

as tentativas de encobrir o incidente de segurança, promovidas pelo Banco Inter, geraram prejuízos morais e insegurança aos clientes, não clientes, investidores, acionistas, ecossistemas de Fintechs e Startups brasileiros de dados, bem como na confiabilidade da migração dos serviços de processamento, armazenamento e de computação em nuvem das instituições financeiras

Caso o Inter seja condenado, o valor da indenização será revertido ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD). Para ter acesso ao arquivo que contém a Ação Civil Pública contra o Banco Inter, basta clicar no link de Fonte desta matéria.


3

Comentários

Ministério Público abre ação contra Banco Inter e pede indenização por vazamento de dados
  • Ah ta MPDFT, investigar como os bancos lixos ficam aborrecendo e tendo acesso a tudo da sua vida quando ligam oferecendo seguro, cartao, e as operadoras de cartão diversas sabem ate o q vc comprou com a y operadora.

      • Filho, o problema é que os dados foram acessados e vazados por um hacker que pode muito bem ter vendido esses dados para golpistas clonarem cartões de crédito, falsificar documentos e aplicar golpes! Não foi um simples vazamento de dados sobre hábitos de consumo! Leia a matéria e outras sobre o assunto para poder opinar de maneira mais clara e objetiva.

          • isso ocorre diariamente com os dados vazados por todos os tipos de empresa no Brasil, sejam eles bancos, operadoras de telecomunicação, publicações periódicas, etc... queria que o MPF também atuasse nisso. O impacto é muito maior que uma fintech com alguns milhares de clientes.

          Android

          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

          Android

          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

          Windows

          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

          Economia e mercado

          Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista