LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Novo bug no Android permite que um usuário controle totalmente a sua câmera

26 de maio de 2014 8

Android

Não é de hoje que os Androidianos​ vem sofrendo com a onda de bugs que o sistema móvel do Google possui. Hoje em dia o sistema é muito mais seguro se formos compará-lo com as versões anteriores, mas ainda assim algumas brechas ainda são encontradas e exploradas pelos hackers e desenvolvedores. Até aí, tudo bem, mas o problema real é quando uma dessas brechas dá acesos à uma característica do sistema e que pode comprometer completamente a privacidade do usuário.

Esse bug foi encontrado por um ex engenheiro da companhia, Szymon Sidor, que em seu blog explica em detalhes como tudo funciona, mas claro, não ensina como fazer o bug funcionar. Ele gravou um vídeo com o seu Nexus 5 mostrando o funcionamento do bug que, remotamente, permite que um usuário possa controlar totalmente a câmera de um dispositivo, podendo filmar e capturar fotos sem que o dono perceba.

É claro que, para que isso aconteça, você precisa dar permissão ao aplicativo infectado no momento da instalação para que ele possa controlar o sistema. Sidor dá algumas dicas de como se proteger contra essas ameaças e contra outras, é claro.

  • Controle as permissões dos aplicativos: não dê permissão para qualquer aplicativo ter acesso ao sistema. Preste atenção nos detalhes, é como se um aplicativo de Notas quisesse permissão para usar a sua câmera. Não tem muito sentido - a não ser que o app seja bem avançado.
  • Mantenha sua conta do Google segura: faça sempre uma verificação na sua conta e claro, não a deixe aberta em todo e qualquer dispositivo.
  • Desinstale aplicativos não utilizados: se você ainda tem "aquele" aplicativo, desinstale-o. Talvez você não precise mais dele, portanto, não vale a pena tê-lo instalado apenas para ocupar espaço.
  • Verifique os aplicativos que mais consomem bateria: normalmente, aqueles que mais consomem a bateria do dispositivo são os que usam os recursos mais pesados, como a câmera, por exemplo. Vá em Configurações > Bateria e verifique os aplicativos.

8

Comentários

Novo bug no Android permite que um usuário controle totalmente a sua câmera
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista