LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Gemalto diz que invasão ocorreu, mas não houve roubo massivo de chaves de segurança

25 de fevereiro de 2015 0

A notícia de que os EUA e espiões britânicos haviam hackeado a fabricante de chips Gemalto em uma tentativa de roubar as chaves de segurança que protegem a privacidade de milhões de usuários de telefones móveis, deixou especialistas em segurança alarmados. A denúncia veio por parte de Edward Snowden e divulgada pelo The Intercept.

A Gemalto disse que mesmo com a invasão, os chips estavam seguros, e anunciou uma coletiva com a imprensa para relatar o que haviam descoberto em suas investigações sobre o caso. E nós estamos acompanhando o desenrolar da questão.

Hoje, a Gemalto disse, através do seu Chefe Executivo Olivier Piou, durante a coletiva em Paris, que procurou minimizar o impacto e descarta uma ação legal. Para a empresa, os fatos são difíceis de provar legalmente, e o processo seria caro, demorado e um tanto arbitrário.

Quantos códigos de segurança foram roubados, é algo difícil de dizer. Quantos têm sido utilizados, é ainda mais difícil.

Para Piou, entrar em contato com os EUA ou as agências de inteligência britânicas seria uma perda de tempo, e as chances de sucesso em uma ação legal são praticamente inexistentes. Todavia, a fabricante afirma que a invasão não poderia ter resultado em um roubo massivo de chaves de criptografia SIM.

Do outro lado da história, os envolvidos permanecem em silêncio. Um porta-voz da GCHQ disse que não faz comentários sobre assuntos de inteligência, e a NSA não pôde ser contatada para comentar o assunto.

A Gemalto confirmou que havia enfrentado muitos ataques em 2010 e 2011 e encontrado duas invasões particularmente sofisticadas, e que combinam com aqueles descritos no relatório do The Intercept.

Mas a fabricante diz que àquela altura, já havia sido "amplamente implementado um sistema de transferência de dados seguro", que torna difícil a obtenção das chaves. Apenas em raras exceções este esquema poderia ter resultado em roubo. Se esses casos raros vieram a ocorrer, a Gemalto afirma que a GCHQ e a NSA só seriam capazes de espionar as comunicações enviadas através de 2G. Conexões 3G e 4G não seriam vulneráveis ao método de ataque que as agências estariam usando.

Outra contradição apontada pela Gemalto referente ao documento do The Intercept, é de que a fabricante nunca vendeu cartões SIM para quatro das doze operadoras listadas na denúncia.

Além da coletiva à imprensa, a Gemalto publicou o seu relatório em seu site oficial.


0

Comentários

Gemalto diz que invasão ocorreu, mas não houve roubo massivo de chaves de segurança
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista