LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Executivo da Intel indica volta da empresa ao mercado de dispositivos móveis

20 de setembro de 2016 4

A Intel anunciou ainda em abril deste ano o fim de seus investimentos no mercado de dispositivos móveis, descontinuando chipsets da linha Atom SoFIA e Atom X5 focados em smartphones e tablets, respectivamente. Desde então vimos vários rumores relacionados ao departamento mobile da empresa, sendo dito que a chinesa MediaTek poderia se apropriar de sua divisão móvel e também que a Intel estaria focada em agir como terceirizada na produção de chips com arquitetura ARM para a LG.

Após relatos de que a companhia estaria insatisfeita com a venda de chips também para computadores, eis que agora um de seus executivos de mais alto escalão resolveu se pronunciar, dando alguns indícios de que poderemos ter uma reviravolta na história. De acordo com Venkata Renduchintala, atual presidente da divisão Client and Internet of Things (IoT), a Intel pode muito em breve retornar ao mercado de dispositivos móveis, porém não com os projetos apresentados até o momento.

Primeiro de tudo, racionalizamos o que estávamos gastando com nosso setor de R&D. Nós tivemos alguns chips para produtos móveis que eu não acho que eram dignos de prosseguir para conclusão. Isso não significa dizer que nós não apostaremos mais em plataformas móveis. No lado da plataforma móvel, meu compromisso é falar menos e fazer mais. Quando tivermos algo a dizer, vamos falar sobre isso.

Como pode ser visto, a declaração de Renduchintala deixa no ar que algumas novidades interessantes podem estar sendo preparadas pela Intel para o mercado de dispositivos móveis, porém a companhia não se pronunciará até que tudo esteja pronto para chegar ao público, evitando assim que seja criada uma expectativa maior do que o desejado sobre projetos não tão promissores como aconteceu com os chips SoFIA. Não podemos deixar de vincular isto ao tão comentado Surface Phone, já que a ideia inicial do aparelho seria a execução de programas Win32, logo a inclusão de um chipset x86 tornaria esta tarefa muito mais natural.

Intel pode em breve retornar ao mercado de dispositivos móveis

Além de comentar sobre a divisão de dispositivos móveis, o executivo falou ainda sobre os investimentos da Intel no mercado de realidade virtual, ou mais especificamente sobre o Projeto Alloy. De acordo com ele, esta é uma tendência que não pode ser ignorada, e que vem ganhando cada vez mais possibilidades com as melhorias em hardware apresentadas nos últimos meses. Ele afirma ainda que o interesse em produtos voltados para realidade virtual podem fazer com que o mercado de PCs ganhe uma "sobrevida", tendo sua gama de possibilidades expandida.

Eu acho que é mais uma oportunidade de crescimento muito interessante para o PC. Eu acho que pode gerar uma classe específica de produtos em seu próprio direito. Ele irá gerar diferentes pontos de segmentação e, provavelmente, uma peça personalizada de silício construída sobre a plataforma PC que amplificam o caso de uso. Então, nós estamos muito animados sobre todo o espaço VR.

Ainda que não tenha dado nenhum detalhe específico sobre os próximos planos da empresa, Venkata Renduchintala certamente foi capaz de criar uma certa expectativa para o que está por vir, restando apenas aguardarmos pelos próximos capítulos para vermos o que a Intel está preparando para os nichos de dispositivos móveis e realidade virtual.


4

Comentários

Executivo da Intel indica volta da empresa ao mercado de dispositivos móveis
  • Os cell da intel presta?

      • Talvez seja por isso que não ouvimos falar sobre Surface Phones, a Microsoft deve estar tendo problemas com o Snapdragon, e a Intel quer entregar um produto de excelência, para todos dispositivos e SOs, um tanto estranho mesmo, a Intel querer sair fora do Mobile, a tendencia é sempre diminuir as os componentes de hardware e aumentar a capacidade de armazenamento e processamento, ao passo que a tecnologia avança.

          • Ou seja o surface phone vai demorar mas um século pra aparecer se a MS for esperar chipset da Intel.

              • Não, ela vai usar os Snapdragon 830. Mas nada impede ela de mas para frente, fazer outros aparelhos com os chips da Intel, afinal esse era o projeto inicial. Talvez por isso não ouvimos falar nada sobre Surface Phone, a Microsoft queria um chip top, com arquitetura x86, ela não tinha como fazer naquele momento, retirou sua linha do mercado, focou seus investimentos em laboratórios para o desenvolvimento de um produto novo, que possa ser usado em todas plataformas com W10, e outros SOs

                Android

                Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                Android

                Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                Windows

                Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                Economia e mercado

                Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista