LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Como você se sente? Em breve, roteadores WiFi poderão detectar nossas emoções

22 de setembro de 2016 2

Algumas pessoas não conseguem expressar fielmente as emoções que sentem, e isso acaba gerando uma série de problemas, que podem afetar desde sua vida pessoal até seu desempenho no trabalho.

Para contornar essa situação, pesquisadores do Instituto de Ciência da Computação de Massachusetts e Laboratório de Inteligência Artificial decidiram criar um algoritmo capaz de detectar diferentes tipos de sentimentos, tudo através de frequências de rádio.

O dispositivo, chamado de “EQ-Radio”, manda as ondas através do ambiente, e quanto elas batem nas pessoas, seu sinal é levemente modificado mediante à frequência cardíaca e respiração do indivíduo. Os dados então são utilizados para reconhecer o estado emocional, como explicado no vídeo a seguir:

Nossos sinais vitais não conseguem esconder como nos sentimos. Aceleração dos batimentos cardíacos, respiração e níveis de suor podem, por exemplo, representar níveis de excitação ou estresse; em um teste realizado com 30 pessoas, o EQ-Radio foi capaz de detectar emoções como tristeza, felicidade, raiva e alegria com uma margem de acerto de 87%, enquanto nós, por exemplo, através de pura “dedução” só teríamos chances de 25%.

Essa tecnologia traz potenciais inimagináveis de uso, podendo ser usada, inclusive, para que empresas monitorem os sentimentos de seus funcionários, dispositivos IoT ajustem automaticamente as luzes do ambiente ou escolham a trilha sonora perfeita para aquele momento, ou até mesmo para diretores de cinema ou produtores de TV avaliarem a reação do público a seus filmes, programas, seriados, etc.

EQ-Radio foi capaz de detectar as emoções com níveis de acerto de 87%
Outras propostas similares já apareceram através do app EmoWatch para o iPhone/Apple Watch, e já comentamos, inclusive, que em um futuro não muito distante os aplicativos poderão ficar inteligentes a ponto de reconhecerem nossas emoções. A pergunta que não quer calar é: até que ponto isso seria uma invasão de privacidade?

2

Comentários

Como você se sente? Em breve, roteadores WiFi poderão detectar nossas emoções
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista