LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Poco X6 Pro vs realme 12 Pro Plus: qual melhor custo-benefício intermediário? | Comparativo

01 de maio de 2024 12

Mais um duelo de celulares intermediários premium aqui no TudoCelular. Desta vez temos o realme 12 Pro Plus enfrentando o Poco X6 Pro, um dos modelos da Xiaomi mais desejados atualmente. Qual é melhor e qual entrega o custo-benefício mais justo, é isso que vamos descobrir com este comparativo.

Índice do comparativo

Design e conectividade

Poco X6 Pro

Realme 12 Pro Plus

Começamos pelo design, um ponto em que a realme normalmente leva vantagem por ser se inspirar na tendência da moda e trazer celulares que fogem do tradicional, como é o caso do 12 Pro Plus com sua traseira que imita couro e detalhe central que parece com um zíper.

O Poco X6 Pro até aposta em acabamento similar, mas apenas na cor amarela. As demais cores trazem acabamento simples em plástico liso que acumula bastante marcas de dedo e risca com facilidade. Temos curvas de ambos os lados no 12 Pro Plus para uma pegada confortável, com o da Xiaomi apostando em laterais planas e curvatura mais sutil na traseira.

74.34 x 160.45 x 8.35 mm
6.67 polegadas - 2712x1220 px
74.02 x 161.47 x 8.75 mm
6.7 polegadas - 2412x1080 px
Ir para página de comparação

Enquanto a Xiaomi traz o seu tradicional bloco retangular para as câmeras que abrigam não apenas o sensor e o flash em LED, mas também o logo da sua submarca. O rival traz módulo circular com pintura e detalhes em dourado inspirados em relógios de luxo. Cada um terá sua preferência quanto ao design, mas o do realme 12 Pro Plus é mais harmônico.

O Poco é o mais compacto e fino, além de ostentar bom aproveitamento frontal, assim como seu rival, com pequeno furo para a câmera de selfies. Há melhor resistência contra água e poeira no realme 12 Pro Plus. Ambos contam com leitor biométrico incorporado à tela que funciona bem, enquanto em conectividade há vantagem para o Poco com Bluetooth mais atual e emissor infravermelho.

O Poco leva o primeiro ponto em conectividade e medidas, enquanto realme pontua por design.

Melhor construção

Nenhum

Melhor proteção contra arranhões

Poco X6 Pro

Visual mais moderno

Realme 12 Pro Plus

Slot é híbrido ou dedicado?

Nenhum

Melhor solução do entalhe

Nenhum

Melhor solução da biometria

Ambos

Melhor certificação de resistência?

Realme 12 Pro Plus

Qual é mais compacto e leve?

Poco X6 Pro

Tem emissor de infravermelho?

Nenhum

Tem NFC?

Ambos

Tem Wi-Fi 6?

Ambos

Bluetooth mais avançado

Poco X6 Pro

Multimídia e software

Tela


Temos tela praticamente do mesmo tamanho em nossos duelistas: são 6,67 polegadas no Poco X6 Pro contra 6,7 polegadas no realme 12 Pro Plus. Devido à curvatura do segundo, a diferença na prática fica imperceptível. O que alguns podem reparar é na resolução superior no intermediário da Xiaomi com 1220p contra 1080p do rival, o que resulta em imagem mais nítida.

Para quem busca um celular para usar fora de casa, o Poco vai entregar a melhor visibilidade com sua tela que alcança brilho superior. Ela também é capaz de reproduzir mais cores e tem suporte a HDR10+ e Dolby Vision para uma experiência mais completa com os principais serviços de streaming.

Como ambos usam painel do tipo AMOLED, temos contraste infinito, cores vibrantes e amplo ângulo de visão. Há taxa de atualização de 120 Hz nos dois, garantindo uma experiência fluida com animações ágeis e jogos rodando até 120 fps. O sensor de toque é mais ágil no Poco e vai garantir melhor desempenho em jogos competitivos.

Vitória para o Poco em tela.

Melhor tecnologia de tela

Ambos

Melhor brilho de tela

Poco X6 Pro

Mais cores

Poco X6 Pro

Melhor resolução de tela

Poco X6 Pro

Tela maior

Realme 12 Pro Plus

Melhor proporção tela/corpo

Ambos

Tela de Hz elevada?

Ambos

Melhor proteção contra arranhões

Poco X6 Pro

Qualidade geral da tela

Ambos

Som


Ambos usam o alto-falante de chamadas para reproduzir áudio multimídia, o que garante uma experiência imersiva com filmes, jogos e músicas. Há uma saída extra na parte superior para dar uma sensação mais espacial, especialmente quando o Dolby Atmos está em uso.

O Poco X6 Pro é o que entrega o áudio mais potente, por mais que o alto-falante superior seja um pouco mais tímido. Em termos de qualidade sonora, podemos dizer que os dois mandam muito bem com áudio equilibrado em termos de graves, médios e agudos. Ambas as marcas incorporam equalizador completo para você deixar o som ao seu gosto.

E como é comum em aparelhos deste segmento, não há entrada padrão para fones de ouvido. Você terá que usar um fone sem fio, mas a boa notícia é que os dois modelos suportam codecs avançados com pouca perda de qualidade sonora.

O Poco pontua por maior potência sonora.

Som é estéreo?

Ambos

Três alto-falantes?

Ambos

Possui entrada P2?

Nenhum

Maior equilíbrio de frequências

Realme 12 Pro Plus

Potência sonora

Poco X6 Pro

Vem fones de ouvido na caixa?

Nenhum

Software


O Poco X6 Pro foi um dos primeiros da Xiaomi a ser lançado com a nova interface HyperOS da empresa que vem baseada no Android 14. Apesar de muitos estarem animados pela novidade, ela ainda herda muito do que já vimos anteriormente na MIUI em vários celulares da marca, mas tem novidades interessantes no painel de notificações, apps nativos e pastas.

O realme também sai da caixa com Android 14, mas aqui vem modificado pela interface Realme UI 5.0, que pesa menos nas modificações e tenta entregar uma experiência simples e próxima do que vemos no Android padrão, apesar de ainda ter vários extras para aprimorar a experiência.

Em termos de fluidez é o realme que leva vantagem, especialmente ao alternar entre muitos apps. A nova interface da Xiaomi ainda precisa de otimização, mas deve receber atualizações por mais tempo comparado ao rival com política incerta sobre novas versões do Android ou mesmo pacotes de segurança.

Cada um leva um ponto em software.

Sistema bem atualizado?

Ambos

Sistema será atualizado futuramente?

Poco X6 Pro

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Poco X6 Pro

Há rede móvel 5G?

Ambos

Software mais fluido

Realme 12 Pro Plus

Desempenho
Poco X6 Pro
Realme 12 Pro Plus

A Xiaomi apostou no Dimensity 8300 Ultra para o Poco X6 Pro e a realme foi no Snapdragon 7s Gen 2 para o 12 Pro Plus. Qual é mais poderoso? Na teoria é o hardware da MediaTek que promete desempenho superior, mas em nosso teste de velocidade vimos o oposto acontecer.

Testamos com vários apps e jogos ao mesmo tempo e o realme conseguiu segurar tudo, enquanto o Poco recarregou alguns aplicativos, como acontece em vários celulares com MIUI. Agora, se benchmarks são mais importantes, então é aqui onde o X6 Pro brilha com pontuações maiores.

E nos jogos? O Poco X6 Pro é o melhor para jogatina, não apenas por rodar tudo na qualidade máxima sem dificuldades, mas também por ter um sistema de dissipação térmica mais avançado que impede que o celular esquente muito ao jogar por várias horas.

Poco X6 Pro pontua em jogos e o realme no desempenho multitarefas.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

Realme 12 Pro Plus

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Poco X6 Pro

Quem tem os melhores números de benchmark?

Poco X6 Pro

Qual o processador mais atualizado?

Ambos

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

Ambos

Qual tem mais armazenamento?

Ambos

Bateria
Poco X6 Pro
Realme 12 Pro Plus

Os dois celulares do nosso comparativo contam com bateria de 5.000 mAh, um tamanho padrão para um bom intermediário de 2024. Mas será que eles entregam a mesma autonomia de bateria?

Fizemos o nosso usual teste padronizado que simula uso moderado com vários apps e jogos. O realme 12 Pro Plus se destacou com bateria de maior duração que chega próximo das 30 horas longe de tomadas. O Poco também dura bem e não vai decepcionar mesmo quem faz uso mais pesado.

Ambas as fabricantes enviam um carregador de 67W com seus aparelhos. Tivemos tempo de recarga bastante próximo com os dois levando pouco mais de 50 minutos para ter a bateria completamente cheia. Porém, numa carga rápida de 15 minutos recuperamos um pouco mais de carga no realme.

Vitória para o realme em bateria.

Qual tem mais bateria?

Nenhum

Qual recarrega mais rápido?

Poco X6 Pro

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

Realme 12 Pro Plus

Tem carregamento sem fio?

Nenhum

Câmeras

Temos conjunto fotográfico triplo nos dois modelos do nosso comparativo. A única câmera em comum é a ultra-wide de 8 MP que não traz foco automático em nenhum. A principal do Poco ganha em resolução com seus 64 MP contra 50 MP do rival, mas é na terceira câmera que o realme leva vantagem com sensor de 64 MP e lente teleobjetiva periscópica com zoom óptico de 3x, contra uma câmera simples de 2 MP para macros.

Os dois fazem boas fotos diurnas e apresentam cores vibrantes e bom contraste em dias ensolarados. A ultra-wide do realme sofre um pouco quando há excesso de luz de fundo e apresenta HDR limitado. No geral, a câmera mais ampla de ambos não empolga e fica bastante limitada em locais com pouca luz.

O Poco é melhor para fazer fotos noturnas ao capturar imagens mais claras e com mais detalhes. No zoom é o realme que vence com sua câmera mais avançada por permitir ir mais longe e preservar boa parte dos detalhes e ainda faz um desfoque de fundo profissional. Por mais que não tenha uma câmera dedicada para macros, ele ainda é melhor para capturar pequenos detalhes.

O Poco pontua por melhores fotos noturnas e o realme em zoom e macro.

Melhor conjunto de câmera traseira

Realme 12 Pro Plus

Melhores fotos de dia

Ambos

Melhores fotos noturnas

Poco X6 Pro

Conjunto mais versátil

Realme 12 Pro Plus

Melhor ultra-wide

Nenhum

Melhor teleobjetiva

Realme 12 Pro Plus

Melhor macro

Realme 12 Pro Plus

Melhor profundidade

Nenhum

Fotos capturadas com o Poco X6 Pro

Qual é melhor para selfies? O realme 12 Pro Plus traz um sensor com resolução superior de 32 MP contra apenas 16 MP do rival. Na teoria isso pode indicar que ele é capaz de registrar selfies muito mais nítidas, mas será que é realmente assim na prática?

O Poco até faz fotos bacanas com a frontal, mas sofre mais em locais com pouca luz e tem modo retrato menos eficiente. O realme 12 Pro Plus captura mais detalhes da pele, tem tom de cores mais agradável e próximo da realidade.

Ponto para o realme em selfies.

Melhor conjunto de câmera frontal

Realme 12 Pro Plus

Câmera frontal grava em 4K a 30 fps?

Nenhum

Melhor selfie diurna

Ambos

Melhor selfie noturna

Realme 12 Pro Plus

Fotos capturadas com o realme 12 Pro Plus

Temos qualidade similar e também a mesma limitação na filmadora de cada aparelho. É possível gravar vídeos em 4K com a traseira e Full HD com a frontal. O Poco apresenta melhor estabilização, enquanto o foco é mais ágil no realme.

Nenhum se destaca ao filmar em locais mais escuros e a frontal sofre com bastante ruídos quando não há uma boa luz por perto. A captura de som é estéreo e tem boa qualidade, sem sofrer com muitos ruídos do vento.

Como nenhum se destaca em vídeos, daremos um ponto a cada.

Possui estabilização óptica?

Ambos

Possui estabilização eletrônica?

Ambos

Foco ágil

Realme 12 Pro Plus

Grava em 8K a 24 fps?

Nenhum

Grava em 4K a 30 fps?

Ambos

Melhor captação de áudio

Ambos

Melhor qualidade de vídeo

Nenhum

Preço

O Poco X6 Pro foi lançado no mercado brasileiro em janeiro de 2024 por R$ 3.400. O realme 12 Pro Plus chegou em abril em duas versões: a mais barata por R$ 3 mil e uma mais completa com o dobro de memória e mais RAM por R$ 3.600.

Se para você importa apenas o mais barato, então o Poco pode ser encontrado na plataforma de ofertas do TudoCelular por um valor bem mais em conta, o que torna seu custo-benefício mais interessante.

Ponto para o Poco em preço.

Qual teve melhor preço de lançamento no Brasil?

Realme 12 Pro Plus

Qual tem menor custo atual?

Poco X6 Pro

8.1 Hardware
7.3 Custo Benefício

Poco X6 Pro

Comparar Aviso de preço
8.2 Hardware
6.6 Custo Benefício

realme 12 Pro Plus

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Essa foi uma disputa acirrada e muitos ainda podem ficar em dúvida na hora de comprar. Como deu para ver em nosso comparativo, eles brigam bem com cada um tendo seus pontos positivos.

O Poco X6 Pro é mais compacto e traz conectividade completa, tem tela com brilho superior, som mais potente, entrega melhor desempenho em jogos com menor aquecimento, faz fotos noturnas mais claras, tem melhor estabilização na filmadora, deve receber atualizações de software por mais tempo e ainda pode ser encontrado mais barato. Isso tudo faz dele a escolha mais fácil do nosso comparativo.

Isso não tira o brilho do realme 12 Pro Plus que se destaca em design, tem software mais fluido, é mais ágil no uso com vários apps, sua bateria dura mais, conta com zoom óptico avançado que faz ótimas fotos e também ganha em macros, além da melhor câmera frontal para selfies mais nítidas e filmadora com foco mais ágil.

RESULTADOS

POCO X6 PRO = 8 PONTOS

  • Mais compacto e conectividade completa
  • Tela com brilho superior e menor tempo de resposta
  • Som mais potente
  • Atualizações por mais tempo
  • Melhor desempenho em jogos e menor aquecimento
  • Melhores fotos noturnas
  • Melhor estabilização em vídeos
  • Melhor custo-benefício

REALME 12 PRO PLUS = 7 PONTOS

  • Design mais harmônico
  • Software com melhor fluidez
  • Desempenho multitarefas mais ágil
  • Maior autonomia de bateria
  • Zoom superior e melhores macros
  • Melhor para captura de selfies
  • Foco mais ágil na filmadora
(atualizado em 15 de junho de 2024, às 18:24)

12

Comentários

Poco X6 Pro vs realme 12 Pro Plus: qual melhor custo-benefício intermediário? | Comparativo

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas