LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Carro autônomo da Mercedes prefere atropelar pedestre ou sacrificar motorista? Executivo responde

14 de outubro de 2016 27

Os desenvolvedores de carros autônomos prometem que o sistema é muito mais seguro em relação à direção humana graças aos radares e tecnologias empregadas nos automóveis. No entanto, as notícias de acidente não são raras, sobretudo envolvendo a Tesla.

Mas como um carro deve se comportar durante um acidente para proteger a vida dos ocupantes? E em uma situação extrema: proteger os pedestre, o motorista ou o passageiro?

Esse dilema não é fácil de ser resolvido, já que depende de uma série de variáveis. Christoph von Hugo, gerente de tecnologias de assistência artificial a motoristas da Mercedes-Benz opinou sobre o tema durante a Paris Motor Show, popular evento para o mercado automobilístico realizado no começo de outubro.

O executivo disse que a prioridade é dos ocupantes do veículos, sobretudo o motorista - assim como um motorista humano provavelmente faria para se proteger.

Um carro autônomo identifica um grupo de crianças correndo para o meio da rua. Não há tempo para frear. Desviar delas fará com que o carro bata de frente com um caminhão de um lado ou caia de um precipício do outro lado, matando a todos os ocupantes. Se você sabe que pode salvar ao menos uma pessoa, ao menos salve uma. Salve a pessoa dentro do carro. Se tudo o que você sabe com certeza é que pelo menos uma morte pode ser evitada, então essa é a sua prioridade.

O gerente, no entanto, disse que o ideal é que situações extremas como essa não existam.

99% do nosso trabalho de engenharia é evitar que estas situações ocorram.

Carro autônomo da empresa alemã ainda não está sendo comercializado

Ou seja, de acordo com as palavras de Hugo, os carros autônomos da montadora alemã são programados para, no caso de situações extremas, atropelarem inocentes ao invés de por em risco a vida do motorista. Agora, resta saber qual a opinião da Tesla, que registrou crescimento de 70% das vendas nos últimos meses, e outras companhias que desenvolver veículos autônomos, como o Google e a Ford.


27

Comentários

Carro autônomo da Mercedes prefere atropelar pedestre ou sacrificar motorista? Executivo responde
  • ksksksks trágico

      • Já pensou! O carro sendo hackeado e depois se jogando de um precipício? Melhor não, né. Pra que essa merda então?

          • Existe tecnologia para evitar os dois, mas para que gastar mais né!?

              • Não seja ridículo. O entrevistado deixou bem claro que a prioridade é evitar essas situações. Mas numa situação extrema, onde infelizmente aquelas seriam as únicas 3 opções, o carro buscaria ao menos proteger o motorista. Você não leu a matéria ou tem problemas de interpretação?

                  • nee, melhor atropelar as crianças já q elas não compram carros

                    • As crianças na rua teriam uma morte acidental, o motorista e passageiros teriam uma morte proposital. Obviamente a primeira opção faz mais sentido, mas acredito que ficaria melhor na liberdade de escolha do dono do veículo, assim como já é atualmente.

                        • Pelo o que eu entendi, tudo mundo iria morrer, mesmo ele desviando o carro. Então já que é pra morrer, que pelo menos um (o motorista) fique salvo. Não seria isso?

                          Mas fiquei com uma dúvida: como as crianças iriam morrer se o motorista desviou o carro? (dá a entender que elas iriam morrer mesmo assim).

                            • Se ele desviar o carro que não seja na direção das crianças, ele teria altas chances de morrer. Mas se ele atropelar um grupo, não uma, mas um grupo de crianças ou pessoas ele, ao menos, não morreria. O resto, bom, que se foda. Tenho dinheiro e faço o que quero. É mais ou menos isso. É cada uma que a gente vê. A humanidade merece a extinção mesmo.

                                • Na verdade, o instinto de sobrevivência falaria muito mais alto. Isso acontece com todos os seres e na verdade é a escolha mais natural e talvez a menos racional, não creio que alguém possa ser julgado por decidir sobreviver.

                                    • Covardão

                                        • Não, lógico que não. Mas estamos falando de uma função do carro. E somos humanos. Pelo menos é o que dizem que somos. Mas matar 5 bilhões de pessoas só para salvar os 100 mil mais ricos do planeta, não acho que seja tão humano assim. Mas lógico, todos queremos viver. Principalmente quando se tem uma vida muito boa e confortável. Aí que queremos viver mesmo. A parte do 5 bilhões, é óbvio que foi um exemplo meu, um exemplo bem exagerado. Mas tenha certeza que seria mais ou menos isso o que aconteceria.

                                            • Não interessa o que seria mais ou menos humano Tony. Acontece que ninguém gostaria de ter um carro, que por contra própria, decidirá sacrificar seu motorista em prol da coletividade. Até porquê, como é o caso do Tesla, creio que nesse veículo também seja possível o motorista assumir o controle em uma situação emergencial. Agora imagina que beleza, o carro se jogando num abismo, por confundir algo com pessoas, sem oportunizar ao motorista qualquer reação. Você acha razoável?

                                                • Pois é. Você investir uma quantia alta num carro que não prioriza a vida de seu próprio dono, seria no mínimo insensato. Não que a vida dos terceiros não importe. Mas não faz sentido comprar um carro que, na primeira situação de risco, te mataria.

                                            • Ou o motorista morre ou as crianças morrem.

                                              • Tá de brincadeira que esse babaca arrogante falou isso? Vou chamar Goku para dar uma lição nesse cara metido a Vegeta. Que babaca. Então atropelar "um grupo" de crianças é o melhor a se fazer? Matar mais de 3 crianças, que tem muito futuro pela frente é melhor que matar apenas um passageiro? Serio isso? Esse carro deve ser proibido pelas autoridades do mundo todo. Que ridículo cara. E esse cara devia ser preso e pagar fiança pela merda que proferiu.

                                                  • Repito. Não interessa o que seria mais ou menos humano Tony. Acontece que
                                                    ninguém gostaria de ter um carro, que por contra própria, decidirá
                                                    sacrificar seu motorista em prol da coletividade. Até porquê, como é o
                                                    caso do Tesla, creio que nesse veículo também seja possível o motorista
                                                    assumir o controle em uma situação emergencial. Agora imagina que
                                                    beleza, o carro se jogando num abismo, por confundir algo com pessoas,
                                                    sem oportunizar ao motorista qualquer reação. Você acha razoável?

                                                      • Então, que tal não ter essa porcaria aí. Do mesmo modo, já pensou ele bugar e atropelar as criancinhas e depois se jogar no abismo ou se jogar com outro carro, depois que atropelou todas as criancinhas? Melhor não ter, né.

                                                        • Claro, faz todo sentido você querer pagar caro por um carro que, como nesse caso, escolheria matar o dono do produto.

                                                          • Supondo que as crianças atravessaram fora da faixa e sem sinalizar a travessia, ele, motorista, estaria correto. Em caso de culpados, culpem os responsáveis pelas crianças. Sem contar que os passageiros do carro podem ser outras crianças, logo daria na mesma.

                                                              • Supondo que poderia ter mais de um passageiro. O que não foi o que ele deixou claro. Pelo contrário, se for para salvar mesmo uma vida que salve a vida do motorista. Ah, vá. Não me leva a mal, mas tenho que falar, quando forem seus filhos, aí tu vem e fala isso de novo. PS: Entendi o que vc quis dizer. Mas mesmo assim, não justifica. Porque não fazem um carro feito aquele do Eu, Robô. Que o interior do carro é preenchido com uma espuma que rapidamente se solidifica, numa espécie de isopor, ao invés de matar várias crianças ou até mesmo vários adultos? Isso ninguém quer, né. Preferem matar o quanto puderem apenas para salvar a vida de um rico. Ah, vá.

                                                                  • Acho que mesmo que fosse nesse cenário, iriam achar alguma forma de culpar o motorista, porque a prioridade sempre é do pedestre, isso de certa forma é errado porque algumas vezes insentam toda a culpa do pedestre

                                                                  • Acho que ele tava falando de um carro cheio de passageiros, mas também tem uma outra questão, se o motorista souber que a segurança dele não é a prioridade do carro, quem vai querer comprar?

                                                                    • Os ricos poderão sempre culpar o piloto automático nos acidentes.

                                                                        • Não. Ao menos aqui no Brasil, mesmo que ricos, os motoristas respondem por qualquer dano causado por seus veículos. Igual que dirige um Ford Fusion, e deixa de frear esperando que ele reduza a velocidade por conta. Caso haja uma colisão, o motorista do Ford será responsaiblizado independentemente de qualquer tecnologia.

                                                                          Android

                                                                          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                          Android

                                                                          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                          Especiais

                                                                          Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                                                          Software

                                                                          Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2