LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cientistas criam intestino artificial funcional que pode salvar milhares de vidas

23 de novembro de 2016 3

Pesquisadores do Cincinnati Children's Hospital em Ohio, nos Estados Unidos, criaram um tecido intestinal totalmente funcional em laboratório. Os cientistas utilizaram células-tronco para criação deste tecido, que foi testando em ratos.

Os pesquisadores estavam trabalhando com tubos de dois centímetros para os testes com as cobaias. Em breve, eles pretendem começar a desenvolver tubos de 10 centímetros de comprimento que, com esse tamanho, já poderão ser usados para ajudar bebês nascidos com Síndrome do Intestino Curto, uma condição que frequentemente acomete bebês prematuros que pegam infecções intestinais após nascer. O uso desse tecido em adultos, no entanto, exigiria tubos ainda mais compridos. Mesmo assim, os pesquisadores acreditam que o material pode ajudar pacientes com doença inflamatória intestinal ou doença de Crohn.

Um dos pesquisadores, Jim Wells, disse que o resultado da pesquisa é extremamente animador, já que não foi fácil conseguir chegar à fase final do experimento. Falou ele, em entrevista:

É dos tecidos mais complexos já criados em laboratório, já que ele apresenta o forro interior, responsável por absorver nutrientes e secretar sucos digestivos, músculos totalmente funcionais que impelem a comida pelo intestino, e nervos que controlam a pulsação dos músculos.

Veja uma curta apresentação da pesquisa:

A criação do intestino a partir de células tronco foi bem complexa. Os pesquisadores partiram da pele e leucócitos normais e graças às células-tronco, que têm a capacidade de se transformar em qualquer outro tipo de célula, conseguiram o resultado final, que ainda não foi testado em humanos.

Além disso, foi necessário também prover esse tecido básico de musculatora e nervos. Isso porque o intestino precisa ser capaz de se mover, para levar o alimento adiante, e de se comunicar com a musculatura próxima para coordenar os movimentos. O mesmo processo usado para criar o tecido básico intestinal foi usado nessa etapa: células-tronco foram inseridas em meios que as fizeram desenvolver-se em tecido nervoso e musculatura.

Com o poder de salvar milhares de vidas, a medicina e a tecnologia também podem ter uso inusitado no corpo humano. É o que comprova uma hacker escocesa que implementou chips NFC na ponta dos dedos para realizar pagamentos sem precisar por as mãos no bolso. A NFC é uma tecnologia que está pouco a pouco se espalhando em todo o mundo graças ao smartphones.


3

Comentários

Cientistas criam intestino artificial funcional que pode salvar milhares de vidas
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista