LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Poderoso: cientistas transformam grafeno em supercondutor sem necessidade de resfriamento

22 de janeiro de 2017 9

Grafeno é uma grande promessa no mundo da física, e cientistas de todo o globo procuram descobrir um meio de explorar suas possibilidades. Pesquisadores da Universidade de Cambridge acreditam que encontraram uma maneira de transformar a substância em um supercondutor. Claro, supercondutores não são nenhuma novidade, mas o grafeno poderá mudar como eles são feitos.

Normalmente, supercondutores têm de ser resfriados a temperaturas muito baixas para serem eficazes. Mas nesta experiência, os materiais foram deixados à temperatura ambiente. Os projetos ainda estão em fases iniciais, mas se funcionar, isso poderia mudar a maneira como se constrói eletrônicos para sempre.

Todos os materiais têm um nível de resistência, e esse é um dos grandes "detalhes" quando se trata de conduzir eletricidade. Um fio de cobre, por exemplo, tem um nível bastante baixo, e por isso ele é muito usado para construir eletrônicos e computadores. A madeira está na outra ponta do espectro, pelo menos quando está seca.


Em casos como este, em que a eletricidade se depara com um material com qualquer nível de resistência, enfrenta mais dificuldade para chegar de um lado para o outro. É por isso que seu smartphone fica quente, porque parte da energia é desperdiçada com materiais com certa resistência, e se transforma em calor.

Os supercondutores trazem vantagens que permitem à energia "circular" mais livremente. Os que usamos hoje são predominantemente utilizados dentro de máquinas de ressonância magnética, por exemplo, e eles só desenvolvem suas propriedades quando refrigerados a temperaturas extremamente baixas.

Os cientistas há muito suspeitaram que o grafeno poderia atuar como supercondutor, mas não conseguiram descobrir uma maneira de ativar essa capacidade. Experimentos anteriores tentaram fazer isso com a substância sendo "envernizada" com um material supercondutor existente, que não é tão eficaz. Dessa vez, no entanto, o grafeno foi acoplado ao óxido de praseodímio-cério, um material supercondutor por si só.

Emparelhar os dois dessa maneira também produziu um resultado que os cientistas não esperavam: uma possível forma P-wave de supercondutividade. Isso, novamente, poderia abrir um novo horizonte tanto na pesquisa científica como na engenharia. Mas ainda há muitos experimentos, testes e estudos para serem realizados antes de se ter certeza sobre essas possibilidades.


9

Comentários

Poderoso: cientistas transformam grafeno em supercondutor sem necessidade de resfriamento
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista