LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Teste com Wi-Fi grátis em São Paulo começa com instabilidade

02 de agosto de 2013 5

O primeiro ponto de Wi-Fi do projeto Praças Digitais começou nesta quinta-feira (01/08) seu período de testes, na Praça Dom José Gaspar, com resultados ainda insatisfatórios.

No local, a prefeitura disponibilizou um link de 34Mbps fornecido pela Embratel e pela Idea. O representante do Comitê Gestor de Internet (CGI.br), no entanto, avaliou que “o ideal para essa praça seria, na minha opinião, um link de 100 Mbps no mínimo." Isso porque, apesar de o projeto estabelecer velocidades de downlink e uplink simétricas, de ao menos 512kbps por pessoa, o desempenho da conexão na praça foi irregular, como constatou o Teletime.

Praça Dom Josè Gaspar recebe Wi-Fi público hoje
Praça Dom José Gaspar é a 1ª com Wi-Fi do projeto Praças Digitais

Segundo o site, o hotspot ofereceu uma velocidade em torno de 8 Mbps de download e 2 Mbps de upload – medidas pelo aplicativo Speedtest.net – mas houve perda de pacotes de 46% e latência de 3716 ms, O índice fica muito acima até mesmo do presenciado na rede móvel 3G. Algumas páginas e aplicativos não conseguiam ser carregados.

Uma fonte que não quis se identificar afirmou ao site que o problema é complexo porque a região central de São Paulo possui dificuldade na infraestrutura de cabos. O secretário de Serviços da cidade, Simão Pedro, disse que a prefeitura estuda a possibilidade de facilitar a instalação de fibra para atender as praças.

O teste durará 30 dias e conta com dois medidores que podem ser consultados publicamente. A expectativa da prefeitura é de lançar o edital na metade de agosto e oficializar o programa a partir de outubro.

5

Comentários

Teste com Wi-Fi grátis em São Paulo começa com instabilidade
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista