LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Imagination anuncia nova série de GPUs 7XT e 7XE que prometem gráficos avançados

10 de novembro de 2014 4

Imagination Technologies acaba de lançar duas novas famílias PowerVR GPU, uma para dispositivos de entrada de gama, incluindo wearables e smartphones a preços acessíveis, e uma para dispositivos mid-range e high-end. Com base na sua geração anterior de GPUs series6, a arquitetura series7 oferece até o dobro do desempenho, em algumas configurações.

A nova arquitetura series7 é dividida em duas famílias: a Series7XT e o Series7XE. A família XT oferece alto desempenho com eficiência para dispositivos mid-range e high-end, enquanto a família XE tem como alvo os dispositivos de entrada de gama, incluindo a Internet das coisas, wearables, smartphones acessíveis e tablets.

Embora as GPUs das famílias XT e XE são baseadas na mesma arquitetura series7, uma é otimizada para o máximo desempenho por mW de potência, enquanto as outras tem como alvo aplicações que necessitam do máximo de desempenho por milímetro quadrado.

As GPUs PowerVR Series7XT são até 60% mais rápidas quando comparadas a Series6XT GPUs usando a mesma velocidade de clock e configurações de cluster. As novas GPUs incluem suporte para hardware por tessellation, um pré-requisito para GPUs que suportam as novas extensões do Android (AEP) com melhorias nos gráficos no Android Lollipop, e pode ser construído para suportar configurações de GPU com computação para High Performance Compute (HPC) e aplicações de supercomputação. Bem como OpenGL ES 3.1 e AEP, XT GPUs oferecem suporte para OpenGL 4.4, OpenCL 1.2 FP, Renderscript, e DirectX 11.


Há cinco GPUs na família Series7XT GPU, cada uma com um número diferente de clusters de sombreamento e núcleos da ULA:

  • PowerVR GT7200: 2 clusters de sombreamento, 64 núcleos ALU
  • PowerVR GT7400: 4 clusters de sombreamento, 128 núcleos ALU
  • PowerVR GT7600: 6 grupos de sombreamento, 192 núcleos ALU
  • PowerVR GT7800: 8 clusters sombreamento, 256 núcleos ALU
  • PowerVR GT7900: 16 clusters de sombreamento, 512 núcleos ALU

Enquanto a família XT é voltada para alta performance, a família XE visa a realização, tanto quanto possível, em um menor espaço possível. A chave para a família XE é a flexibilidade que oferece aos designers diferentes classes de dispositivos que exigem características diferentes. Já os wearables precisam de uma característica diferente como as das TVs 4K. Com a Series7XE de GPUs da Imagination criar um conjunto básico de características, juntamente com pacotes de opcionais para mercados específicos se tornou uma realidade.


No momento, a família PowerVR Series7XE inclui duas GPUs:

  • PowerVR GE7400: 1/2 das unidades de sombreamento com 16 núcleos ALU
  • PowerVR GE7800: grupo completo de unidades de sombreamento com 32 núcleos ALU

O que é interessante é que a Imagination informa que a PowerVR G7400 é a menor GPU do mundo a suportar o pacote de extensões do Android com suporte para o Android 5.0 Lollipop. Em outras palavras, é a menor GPU no mundo que suporta a OpenGL ES 3.1, sombreadores de fragmento e tessellation. Realmente algo impressionante.

As GPUs também suportam várias tecnologias de compressão (como compressão de textura estática e compressão frame buffer), que reduz o uso de largura de banda de memória. Sempre que a largura de banda de memória é reduzida, o consumo de energia também é reduzido. Estas tecnologias de compressão permitem que dispositivos como tablets e TVs 4K, que podem ter larguras de banda de memória limitada, permitam alcançar uma alta taxa de bitrates.

De acordo com a Imagination, o design para essas GPUs está completo e que a empresa já está trabalhando com seus parceiros para trazer a novidade para o mercado. Podemos esperar ver novos SoCs com as Series7XT e Series7XE de GPUs em algum momento durante o final de 2015 ou início de 2016.


4

Comentários

Imagination anuncia nova série de GPUs 7XT e 7XE que prometem gráficos avançados
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista