10 Novembro 2014
O grupo Khronos acaba de anunciar as novidades das novas versões da API gráfica opensource, o OpenGL. Para computadores foi anunciada a versão 4.5 e para smartphones foram detalhadas as novidades da versão 3.1 e do WebGL.
Em março deste ano foi anunciado o lançamento do OpenGL 3.1 que traria suporte a tessellation, geometria de shaders e sobreamento detalhado, gráficos avançados, efeitos de partículas e física aprimorada. Google anunciou no Google I/0 que o Android L virá com suporte as estas novidades, porém, será necessário um hardware com total compatibilidade para usufruir de todas as novidades, como o Tegra K1.
Porém para quem possui algum modelo Snapdragon com suporte à versão 3.0 do OpenGL poderá tirar proveito de algumas das novidades.
Outra novidade é sobre o WebGL que permitirá a GPU do dispositivo acessar sites e aplicativos feitos em HTML5. As novidades visam integrar as APIs do desktop com as dos dispositivos móveis. O que oferecerá um sistema mais eficiente com melhor desempenho.
A nova API permitirá que a GPU de dispositivos móveis realize processamento multitarefas, deixando a carga da CPU mais leve, reduzindo assim o consumo.
Várias empresas estão unidas para tornar o WebGL algo grande. Qualcomm, Samsung e Intel estariam fechando parcerias com a Blizzard, EA, Epic Games e Valve para trazer para os dispositivos móveis jogos do nível AAA usando o WebGL.
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