LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Intel acompanha Apple e Google e apresenta Thunderbolt 3 com USB Type-C

03 de junho de 2015 0

Nesta terça-feira, 02, Intel usou seu blog oficial para apresentar a mais nova geração da tecnologia de conectividade Thunderbolt. Chamado de Thunderbolt 3, a interface de hardware criada pela companhia dos Estados Unidos da América suportará o modelo USB Type-C. O padrão inovador começou a ser usado, primeiramente, pela Apple em seu Macbook mais recente, em seguida aproveitado pela Google em seu Android M, sugerindo que os próximos lançamentos da linha Nexus já aceitarão o modelo. Além disso, a criação da fabricante de chipsets promete uma velocidade incrível de comunicação de dados.

Thunderbolt (entrada na parte direita da imagem) passará a usar o padrão USB Type-C para facilitar ainda mais a universalidade da conexão

Thunderbolt é o tipo de cabeamento via fios óticos flexíveis denominado, primordialmente, de Light Peak. O projeto visa aperfeiçoar o modo de sincronização de dados através das portas presentes em notebooks e desktops. Thunderbolt 3 aumenta a quantidade de banda em relação ao seu antecessor, pulando de 20 Gbps (gigabits por segundo) para 40 Gbps. Desta forma, tanto o upload, quando os arquivos estão sendo enviados, quanto o download, quando as informações estão sendo baixadas, serão notalvemente mais velozes do que as taxas encontradas no Thunderbolt 2.

A novidade mais animadora, entretanto, é a mudança da saída Mini DisplayPort para a USB Type-C. Com a nova tecnologia, os usuários poderão ter a acesso a uma das portas mais unificadas disponíveis atualmente, podendo espelhar a tela do dispositivo, alimentar a carga da bateria e sincronizar os dados entre os aparelhos. Sem precisar carregar diversos fios para isso. Unificar várias ferramentas e ainda oferecer uma velocidade duas vezes maior já é o bastante para o Thunderbolt 3 conquista os entusiastas geeks, mas a lista de atrativos não acaba por aí.

USB Type-C consegue integrar vários tipos de conectividade em um único cabo, padronizando a criação de acessórios e a comunicação entre dispositivos

Thunderbolt 3 ainda promete metade do consumo de energia elétrica de seu sucessor, suporte a até 100 watts de potência, aceita displays com resolução 4K e 5K, e mais aspectos técnicos para complementar a conectividade. Apesar da Intel ter apresentado seu novo modelo de interface de hardware, a novidade ainda não está disponível ao público, visto que não é usada em nenhum dispositivo no mercado atual. Entretanto, estreia formal deve ocorrer ainda no final deste ano, então só precisamos aguardar alguns meses para tirar total proveito do USB Type-C.


0

Comentários

Intel acompanha Apple e Google e apresenta Thunderbolt 3 com USB Type-C
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista