LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Qualcomm revela as novas tecnologias fotográficas incluídas em seus atuais chipsets

22 de junho de 2015 9

As fabricantes sempre estão em busca de aprimorar o potencial fotográfico dos seus smartphones. Qualcomm também quer contribuir para este avanço ao informar que está ampliando o suporte a novas tecnologias. Para ser mais preciso, estamos falando da Phase Detection Auto Focus (PDAF) e também dos sistemas de foco automático a laser, este último encontrado atualmente em alguns modelos do mercado.

A tecnologia PDAF é encontrada atualmente em câmeras DSLR, estando disponível agora para sensores mais compactos usados em smartphones. Essa tecnologia já tem um bom tempo de mercado, permitindo que Qualcomm possa remover alguns componentes extras, necessários em antigas gerações, e incorporar o essencial para que a mesma seja implementada em sensores de smartphones. Com a PDAF, os pixels funcionam de forma oculta em cantos opostos do sensor, o que permite que uma maior quantidade de luz entre pela lente sem causar um estouro de luminosidade. No entanto, tal mudança pode implicar em uma pequena perda de qualidade em ambientes com baixa iluminação.

Já o foco automático a laser funciona de forma mais convencional, como vemos atualmente em alguns modelos do mercado. Aqui é necessária a inclusão de partes extras no conjunto óptico da câmera do dispositivo, que será capaz de medir a distância correta do objeto a ser focado. O laser, então, é disparado contra o alvo e volta para o componente, sendo registrado pelo sensor da câmera. Isso permitiu que smartphones como o G3 e o G4, ambos da LG, ganhassem uma boa vantagem no tempo de foco contra os seus concorrentes.

Como pode ser visto no vídeo acima, Qualcomm alega que o uso destas duas tecnologias em conjunto resultará em um grande avanço no cenário fotográfico para os produtos que forem lançados no mercado com chipset Snapdragon. Ainda mais quando comparado às soluções atuais que usam foco baseado em contrate, onde é analisado todo o conjunto que compõe a imagem e então o ajuste é feito pela lente do smartphone. Esse processo acaba sendo bem mais lento do que o foco a laser.

A novidade já está disponível com chipset Qualcomm Snapdragon 810, mas dependerá de cada fabricante adotar ou não as tecnologias. O Snapdragon 615, chipset mais potente da gama média da empresa, também conta com suporte a foco a laser, mas não a PDAF. Os novos chipsets a serem lançados no final do ano, como o Snapdragon 820, entre outros, também contarão com tais recursos disponíveis.


9

Comentários

Qualcomm revela as novas tecnologias fotográficas incluídas em seus atuais chipsets
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista