LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Intel e Micron desenvolvem um novo tipo de memória 1000 vezes mais rápida

29 de julho de 2015 0

Para responder ao apetite voraz de nossos computadores por mais dados, a Intel e a Micron disseram que estão desenvolvendo um novo tipo de memória, algo que não ocorre desde a criação da NAND Flash em 1989. A nova tecnologia, batizada de 3D Xpoint, é uma forma de memória não volátil que pode ser até 1000 vezes mais rápida do que usamos hoje em dia.

Acredita-se que os processadores precisarão mesmo de memórias mais rápidas, em pouco tempo estaremos jogando alguns games em resolução de 8k, mesmo fora dessa universo, processamos cada vez mais quantidades imensas de dados e tudo isso pode melhorar significativamente com a ajuda de uma nova forma de memória.

É estimado que 3D Xpoint chegue como um complemento das memórias DRAM e NAND. Ela deverá vir em produtos já no ano que vem. Vale lembrar que apesar de ser muito mais rápida que a primeira, ela ainda é mais lenta que o formato DRAM. Isso ocorre porque a 3D Xpoint lê e escreve data em formato bem pequenos, em uma estrutura até 10 vezes mais densa que o DRAM.

O objetivo é usar a nova tecnologia para coisas diferentes, como acessar a grandes quantidades de dados, incluindo caches de alta velocidade. Ela pode nos beneficiar trazendo reconhecimento de padrões de forma mais detalhada, acelerar processos que lidam com genes e etc, além de criar mundos de videogames ainda maiores e detalhados.

Isso também vai aumentar a velocidade geral de todo tipo de memória física (SSD) que precisa processar grandes dados. O único entrave é a memória RAM, que servirá como um funil para todo este processamento, na medida em que ela não é capaz de processar os dados na mesma velocidade. A descoberta é surpreendente, e com o tempo, certamente seremos capazes de utilizar todo o seu potencial transformador.

Para atingir este ponto, as empresas tiveram que criar uma nova forma de arquitetura de memória, que passou três anos por um processo de desenvolvimento. Uma memória bem mais apropriada para lidar de forma mais rápida com grandes quantidades de dados. Vamos torcer que esta tecnologia seja capaz de trazer toda esta mudança que eles prometeram.


0

Comentários

Intel e Micron desenvolvem um novo tipo de memória 1000 vezes mais rápida
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista