LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

WP negligenciado? Microsoft quer expandir seu ecossistema de apps para Android e iOS

15 de dezembro de 2014 16

Quando o novo CEO da Microsoft, Satya Nadella, foi eleito para esse cargo, ele prometeu uma reforma total na casa de Redmond. Tanto que hoje temos uma companhia mais ágil do que era no passado, com atualizações constantes e sempre uma novidade na manga.

Na ocasião de sua posse, Nadella prometeu que serviços em nuvem e dispositivos móveis seriam a nova prioridade da Microsoft. Nessa questão, os usuários da plataforma Windows Phone poderiam até pensar que seu sistema iria ser colocado em primeiro plano. Sim, Redmond passou a dar mais atenção ao seu sistema móvel. Acontece que seus planos vão além de seu próprio SO para smartphones.

Recentemente, a Microsoft publicou sua suíte de aplicações MSN para Android e iOS. Agora estão presentes na concorrência o Notícias, Receita e Bebida, Saúde e Bem-estar, Esportes e clima, e todos esses podem ser baixados hoje mesmo na App Store ou Google Play.

Até pouco tempo atrás, essas aplicações eram restritas ao universo do Windows Phone. Além de terem se tornado uma ótima porta de entrada para o ecossistema Microsoft, serviam como exemplo para os desenvolvedores fazerem apps bonitos e funcionais com as diretrizes do Modern.

Aplicativos MSN: ensinando os desenvolvedores do Windows Phone a fazerem lindos apps com a interface Modern

Acontece que, com as últimas ações da Microsoft, a empresa demonstra que o Windows Phone não é a única prioridade quando falaram que os dispositivos móveis vêm em primeiro lugar. A concorrência também ganha uma grande atenção por parte de Redmond.

Muitas vezes, vocês já devem ter lido aqui mesmo no TudoCelular que um aplicativo Microsoft ganhou novas funções no Android e iOS. E, tempos depois, essa funcionalidade chega ao Windows Phone. Parece ser estranha essa estratégia da gigante dona do Windows, porém não é inédita. Uma outra rival já fez algo parecido, há alguns anos; a Google.

Alguns podem até não lembrar, visto que tudo no mundo móvel acontece extremamente rápido. A Google, porém, já teve aplicativos da casa melhores no iOS do que em seu próprio SO para smartphones e tablets. No começo do Android, muitos apps e serviços de Mountain View funcionavam melhor nos iPhones.

Apenas com o amadurecimento do robozinho verde que a dona do sistema trouxe qualidade superior às aplicações da casa. E hoje, como sabemos, o Android arrebatou usuários no mundo inteiro, até mesmo os que vieram do iOS, e tornou-se, com larga vantagem, o sistema móvel mais usado no mercado.

De qualquer modo, a atual configuração do setor de dispositivos móveis é bem diferente do que no início do iOS e Android. Pelo visto, a Microsoft quer expandir a experiência de uso para seu ecossistema independente da plataforma usada. Só o tempo dirá, porém, se essa estratégia vai ou não ajudar a trazer novos usuários para o Windows Phone.


16

Comentários

WP negligenciado? Microsoft quer expandir seu ecossistema de apps para Android e iOS
  • Nada de mais em colocar nas outras plataformas Apps básicos como finanças, clima, saúde, entre outros q já existem aos milhares. Ela só quer concorrer com estes, nada de mais. Agora se ela começar a passar os jogos exclusivos dela no WP pra outras plataformas, daí sim vai parecer bem estranho.

      • Que estratégia besta é essa?

          • Não vejo nada demais em fazer isto... Só está querendo de alguma maneira divulgar sua plataforma, se até a Sony fez isto de uma maneira tão mais ofensiva na própria loja do Windows Phone, que tem um número de usuários BEM menor que a do IOS e Android...

              • Divulgar seu OS ficou claro, mas usem para isso um app que traga algo diferenciado, não o MSN, que passaria totalmente em branco se não fosse divulgado, por aqui por exemplo.

                  • O MSN continua sendo um dos principais portais de notícias na internet junto com o UOl, Terra, IG e Globo. Se ele trouxer algo muito além disso ai sim estaria dando um tiro no pé...

                  • E qual acréscimo esses apps da M$ trará para o android? Nenhum.

                    • Disse e repito: O sistema de marketing da Microsoft é falho e fraco!! A ignorância bate à porta e ele deixa entrar.

                        • Os aplicativos da Google para IOS continuam superiores aos do Android, lembrem que IOS é usado por usuários mais exigentes, e a Google não irá sujar o seu nome. E acho isso normal, não vejo nada demais nisso, é uma estratégia, garanto que se começar a prejudicar o sistema dela, ela irá fazer alguma coisa. O problema que o povo sempre analisa isso como um erro, a Microsoft vive de criar software, diferente da Google que sua maior receita é de propaganda.

                          Porém a Google é pior, pois ela lança para IOS, mas não lança para Windows Phone, porque a Apple não produz aparelhos de entrada, se a mesma fabricasse, a Google não iria produzir para IOS também não, pois ela sabe que a Apple não é concorrente direto, pois a mesma só fabrica aparelhos Top. Porém, o Windows Phone é uma ameaça, queira ou não queira aceitar os usuários e adoradores do sistema do robô. Prova disso que o Windows 10 esta sendo elogiado demais e garanto que dentro da Google tem usuários testando o Windows 10 Preview, e justamente por eles estarem testando, é que a Google tomou a decisão de contratar pessoas que entendam de programação para Windows Phone. Isso é uma clara necessidade da Google, boa parte das propagandas da Google e faturamento vem do que se vê no computador, como o Windows 10 será unificado, o mesmo Kernel, os mesmo aplicativos, a mesma loja, tudo o mesmo, o que mudará será coisas referente ao tipo de arquitetura, pois será uma arquitetura x86 dos computadores e ARM dosTablet, Smartphone e etc... E como o Makshare será o mesmo, ou seja, quando for contabilizar a quantidade de dispositivos usando o Windows 10 irá englobar é tudo... Computador, Smartphone, Relógio, Televisão, Vídeo Game, Tablet. O Android mesmo engloba tudo quando se análise o domínio do sistema, engloba Tablet, Relógio, Óculos, TV, Smartphone, porém as matérias sempre citam o domínio do Android usando somente Smartphone, isso é um erro.

                          • Concordo com a MS. Expandir seus serviços para mais usuários.

                            Redator se vc fizesse um serviço nao gostaria de ampliar seu serviço para o maior numero de usuários? Acho que vc tem uma visão fechada e sem estratégia.

                            Ponto para a MS.

                              • Tiro no pé com calibre 12 em MS

                                  • concordo... o pior eh que ela está usando a mesma estratégia que a google usou, se esquecendo de que na época o setor de MID e LOW end estavam abandonados... e também ignorando o fato de que... ao contrário da apple que não fazia nada pra parar a google por causa do seus usuários que eram "seletos" a google atua ativamente para barrar o crescimento do WP... ou seja... QUE MERDA DE ESTRATÉGIA EH ESSA??? o mundo evolui e ela pega uma estratégia de 5 anos atrás e quer aplicar hj??? afff

                                      • E no que isolar seus serviços numa plataforma com pouquíssimos usuários (é um fato, o WP tem poucos usuários comparado com IOS e Android) vai ajudar? Acha mesmo que o pessoal migraria em massa pro WP por causa do Skype? Pelos apps MSN? Não, não iam, elas achariam alternativas, o único que poderia ter algum peso seria o Office e olhe lá.

                                      LG Gram Style: um notebook premium e bonito por fora, mas... | Vídeo Hands-on 

                                      Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar