LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Criador do menu Iniciar acha "um pouco decepcionante" que ele esteja no Windows 10

31 de julho de 2015 44

O Menu Iniciar é um dos elementos mais conhecidos do Windows em sua trajetória, desde a versão 95, e foi patenteado pelo seu criador, Danny Oran. Vinte anos atrás, o recurso que oferecia acesso fácil aos documentos e programas era uma novidade.

Hoje, em 2015, ele ainda é adotado pela Microsoft, após a tentativa de eliminá-lo no lançamento do Windows 8. Em uma entrevista de Oran à Business Insider, ele afirmou que tem sentimentos mistos sobre a nova versão de sua criação, que está sendo usada mais uma vez, no Windows 10. Ele afirmou: "De alguma forma, é um pouco decepcionante a mesma coisa estar lá."

Por um lado, milhões e milhões de pessoas usam a sua invenção a cada dia, muitas delas que nunca utilizaram na época em que foi criada. Mas isso também significa que, nessa dupla de décadas desde que ele criou o conceito, nada melhor veio em seguida.

Evolução da primeira versão do Menu Iniciar

A intenção de Oran era tornar o Windows mais fácil de usar para pessoas que não eram técnicas em informática. Antes disso, o Windows 3.1, a versão lançada e utilizada por volta de 1992, tinha a reputação de ser difícil de usar. E, como um grande fã do sistema operacional Mac da Apple, Oran teve a partir dele uma perspectiva externa. Durante os estudos de usabilidade, ele constatou que os programadores do Windows não reconheciam que o problema era com o sistema operacional e não com os usuários.

Oran conta que em um dos experimentos, um usuário levou cerca de trinta minutos diante do Windows 3.1 antes de conseguir abrir um editor de texto. Um programador, enfim, disse que isso era inaceitável, para alívio de Oran, alívio este que durou pouco quando o desenvolvedor completou a sentença: "nossos clientes são idiotas!"

O que eles não sabiam ainda era que o usuário em questão era um projetista de foguetes. E ainda assim, era incapaz de descobrir como usar o Windows.

Então, Oran criou o projeto de um botão que guiaria toda uma sequencia de botões para acessar uma tarefa específica.

Esboço original de Oran para o conceito do menu Iniciar

Hoje, Oran vive em Washington DC e trabalha no setor de saúde, usando sua experiência para chegar a estratégias de combate ao suicídio.

"Tão divertido quanto o material do Windows foi", diz Oran, o trabalho que ele está fazendo agora é literalmente "a vida e a morte."

Ele apenas acompanha a Microsoft de longe, e não chegou a colocar as mãos no Windows 10 ainda. Mas esses sentimentos mistos permanecem: Windows 8 teve seus altos e baixos, diz ele, mas pelo menos tentou algo novo além de um menu Iniciar, que ele inventou décadas atrás.

Se olharmos para a trajetória do clássico botão, fica evidente que ele foi criado para "acostumar" pessoas a lidarem com um conceito novo, o conceito de softwares e dados computacionais, através de metáforas. Mas hoje, seria bem mais simples para os usuários que já estão mais do que habituados a lidar com a informática.

Oran ainda era muito jovem quando ele trabalhou para a Microsoft, mas o que ele fez teve um efeito duradouro. Isso é uma boa lição para aspirantes a inovadores apenas começando. "As coisas em que você trabalha podem ter um impacto surpreendente", diz Oran.


44

Comentários

Criador do menu Iniciar acha "um pouco decepcionante" que ele esteja no Windows 10
  • eu gosto do menu iniciar, mas tambem gosto muito do menu do windows 8, para dispositivos touch sao perfeitos!!! Tenho medo de instalar o W10 no meu transformerbook, e não gostar da interface touch nova.

    • Meu primeiro curso de informática foi Windows 3.11 e com o Windows 8 tive a mesma sensação eram tudo icones, ou seja clica e procura, sem o Iniciar é fogo, quem não gosta do menu Iniciar que use então o MS-DOS 6

        • Windows 10 é um Windows 7 com remendos e gambiarras, a ms deve ter perdido os caras bons do windows 7

          • Não têm como agradar todos, sempre têm alguém pra levantar uma frescura porra na moral o início do W10 está perfeito PORRA!, esse povo só reclama eu no w8.1 não tinha nenhum mimimi com a interface 'me adaptei' não deu 3 horas pra mim reconhecer o sistema todo e ficar totalmente lado a lado de onde é isso onde é aquilo como fazer isso ou aquilo, ontem finalizei o w10 no pc e me adaptei já sei onde configura tudo onde muda tudo, o ruim do povo é que só reclama e o pior ainda é que reclama por coisa tão besta...

              • Gente, preciso de ajuda, depois que atualizei pro Windows 10 só o Chrome funciona, Mozilla e Internet Explorer não. Já desinstalei e reinstalei esses navegadores e nada... Alguma ajuda?

                  • Mas o que acobtece? eles não abrem?

                      • O Mozilla abre mas não carrega absolutamente nada e o Internet Explorer também. Agora o curioso é que isso ocorreu somente em um usuário, no meu usuário principal está tudo normal.

                          • Amigo, não utilizei o W10 ainda. Uma dica "superficial": tenta ver se não tem que "liberar" o acesso destes programas manualmente. Talvez o firewall esta bloqueando o acesso. Ou você tem que dar permissão. Entendeu?Outra dica, já que você atualizou, talvez uma formatação completa resolva, uma vez que atualizado, ele ativa automaticamente em uma formatação completa. Sem precisar inserir serial novamente (pelo menos é a informação que obtive vendo vários fóruns e noticias) Da mais uma pesquisada ai, que ja ja aparece uma solução, pois o W10 ta na maternidade ainda kkkkk. Espero ter ajudado

                              • Resolvi o problema definitivamente! Vi em um fórum internacional que era uma opção que
                                estava marcada no Avast e que muitos usuários estavam tendo o mesmo
                                problema após atualizar o sistema para o Windows 10. Obrigado.

                                  • Resolvi o problema com o Internet Explorer desativando-o e ativando outra vez. Agora o Mozilla abre páginas bem específicas como o da ADOBE. O resto não abre nem a pau.

                              • Eu gosto do menu iniciar mas eu tbm gosto do jeito que era o W8, atualmente eu uso o W10 e deixo o menu no mesmo estilo do W8 acho mais prático pq pode organizar tudo que eu uso em forma de tiles.

                                  • Enquanto isso a Apple torna o sistema dela infinitamente mais amigável com os ícones na Dock e com o Dashboard (um atalho que você configura e visualiza seus programas como nas telas dos iDevices!!!!

                                    • Eu gosto do botão iniciar.

                                        • Quando vc liga o note ou vc quer come?ar algo novo ou continuar algo que estava fazendo. Para mim ligar o note e ver aquele majestoso menu iniciar do Windows 8 parecido com um dashboard se montando de modo animado em tela cheia organizado e com icones grandes e insinuantes ? show. Mas quando eu estava trabalhando (navegador por exemplo) e precisava abrir um programa complementar (um editor de imagem) o menu iniciar do Windows 8 parecido com um dashboard se montando de modo animado em tela cheia organizado e com icones grandes e insinuantes quebrava minha aten??o. Nesse momento sentia falta de um menu iniciar menor e mais simples (como do Windows 95) s? para chamar o programa complementar. Quando eu tava trabalhando e precisava chamar um outro programa clicar no iniciar do Windows 8 dava impress?o que eu estava saindo de um programa... parando um trabalho para come?ar outro e n?o era isso. Uma ideia seria um clique duplo no logo do Windows e chamava o menu iniciar do Windows 8 e um clique ?nico o menu iniciar do Windows 95. Seria interessante se o Windows fosse inteligente com o tempo aprendesse e me mostrasse os programas complementares ao navegador por exemplo.

                                          • Menu iniciar é o que dá a liga no sistema.

                                              • - Esta mostrando barra de ferramentas ao invés de menus iniciar... - Tem um não a mais em "...ele constatou que os programadores do
                                                Windows não reconheciam que o problema era com o sistema operacional e
                                                não com os usuários."- Modestia a parte em 1997 tive meu primeiro contato com o Windows e foi com o 3.11. Naquela mesma noite idealizei um menu iniciar em tela cheia com os programa agrupados por objetivo... muito semelhante ao do Windows 8.

                                                  • Acho que eu sou a única pessoa do mundo que achou os apps e a usabilidade da nova interface do Windows 8 incrível. Bom, pelo menos basta que o seu mouse tenha barra de rolagem, ele é maravilhoso, acostumei a não "mirar" tanto nas coisas pelo fato de ele ser mais espaçado. a rolagem era linda, amava os apps em tela cheia, pra fechá-los você não precisava ir no canto da janela e clicar em fechar, bastava ir voluntariamente pra cima e arrastar pra baixo, era incrível pra mim. mas sabe pq eu acho tão incrível? simples, eu fui aberto à mudança. a maioria criticou o Windows 8 pq simplesmente era conservador demais para abrir seus horizobtes e testar algo novo. Eu ainda amo o Windows 8, inclusive em alguns pontos da tela inicial ele me parece melhor que o Windows 10. Só não gostava da falta de conciliação da interface metro e desktop, eu queria dividir os apps normalmente, indenpendentemente da interface. Isso que me fez amar totalmente o Windows 10, apesar de não achar que ele tenha regredido. ele apenas se adaptou. foi a escolha maioral, e o sistema inteiro foi baseado nisso: opinião dos clientes. A voz do povo é a voz do God, simples assim.

                                                      • Você deu a impressão de ser metido nas idéias. Não foi só você que achou bom ou ruim o W8. Há várias coisas boas nele e há várias no W7. Como o pessoal da Microsoft falou, o W10 foi uma mistura dos dois sistemas, mas faltou fazer isso direito. Na parte de desktop ficou ótimo, mas na parte de tablet, deixou a desejar. Mudaram algumas coisas na parte de tablet que eu na verdade teria deixado igual como tava no W8 ou melhor. Tenho um tablet com W8 que passei para o W10, me decepcionou e voltei ao W8. Também tenho o W10 no desk e no note e está muito bom. Quanto ao que você disse do povo ser conservador, concordo em partes também. Se você trabalha intensamente com um modo de trabalho como fomos acostumados no W7 e em versões anteriores, não vai querer ficar brincando de Windows 8 no serviço né? E foi exatamente isso que a maioria pensou!

                                                          • Eu sou ao contrário

                                                            Odiei aqueles APP em tela cheia ,prefiro em janelas

                                                            Odiei a tela inicial, tanto que já havia instalado um programa que colocava o menu iniciar do W7 no W8.1, mas com o desing do W8.

                                                            Agora com W10 está bem melhor

                                                            Até desistalei o programa.

                                                              • Mas se uma hora você pegar um tablet com windows 8, veja como ele não é mais prático somente para tablets. Na minha opinião, W10 é somente para desktops e para quem trabalha sério. W8 foi feito para brincar, ficar vendo notícias no tablet, mas nem chegou perto do dinamismo do android. Essa foi a falha do W8.1.

                                                              • o desenvolvedor completou a sentença: "nossos clientes são idiotas!"
                                                                Acho que foi isso que disseram com as reclamações do WindoWs 8 KKKKKKKK

                                                                  • Decepcionante é mexer no Windows sem o menu iniciar. Complicado demais. Tanto que o W8 foi um fracasso, e a Microsoft teve que inserir o menu iniciar novamente no W8.1.

                                                                    • Eu me adaptei mto bem ao fim do menu iniciar no Windows 8, mesmo não tendo monitor com tela touch, mas a maioria torceu o naris, e o que vale é a maioria.
                                                                      Enfim, eu sou pratico, o que me importa é usabilidade, o Windows 8 ficou mto bom, mas o Windows 10 ficou melhor ainda, pra mim é o suficiente.

                                                                        • O windows 8.1 é muito bom, ms a tela inicial não é nada pratico com mouse e ...

                                                                            • Pra mim isso é questão de costume, eu me adaptei mto bem sem o iniciar, mesmo no 8 que não tinha nem a tecla Windows/Iniciar fake, claro que o menu iniciar deixa a usabilidade melhor pra mouse e teclado, mas discordo da proporção dada a falta do iniciar.
                                                                              Enfim, acho uma besteira sem tamanho essa conversa de "tinha que inovar mais", acho que o Windows 10 está no caminho certo, pegar tudo que tem de melhor nas outras versões.

                                                                                • Prática****

                                                                                • Concordo em partes que o menu iniciar "poderia"! Ser um retrocesso. Seria mesmo? Ele criou um padrão que até hoje está sendo adotado. As bases são diversas e cada um tem um ponto de vista sobre isso, mas para haver evolução, é necessário existir alguma base que foi o que ele fez! Não vejo retrocesso nisso, apenas ainda não foi além. Será que a Cortana trará essa evolução?

                                                                                  • De uma certa forma é decepcionante, mas desde o momento que MS uniu o passado com o presente (windows 7 com o 8) e transformou em algo que atendesse os dois tipos de usuarios se torda algo bom, muito bom.

                                                                                      • Engraçado o que ele disse: "O Windows 8 teve seus altos e baixos, diz ele, mas pelo menos tentou algo novo além de um menu Iniciar, que ele inventou décadas atrás."

                                                                                        Concordo totalmente com ele! O Windows 10 não é nada inovador, é apenas uma repetição de várias coisas que já foram lançadas. Eu esperava que um Windows 10 em 2015 trouxesse uma nova experiencia na hora de usar em PC, mas parece que eles (a MS) simplesmente não tem coragem de fazer algo realmente novo. Até tentaram com o 8, mas o povo achou difícil, então eles voltaram atrás.

                                                                                        • Eu não uso o menu iniciar por mim pode acabar

                                                                                          LG Gram Style: um notebook premium e bonito por fora, mas... | Vídeo Hands-on 

                                                                                          Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar