LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Loja de apps no Windows 10 apresenta problemas que irritam desenvolvedores e usuários

21 de janeiro de 2016 79

A Windows Store da Microsoft é um recurso chave do ecossistema para o Windows 10, o que faz com que seja essencial que a empresa se dedique para tonar a experiência dos usuários na loja impecável. Porém, a Microsoft não fez muito disso ainda. Após apresentar uma falha na opção de compras em dezembro, a Windows Store do novo sistema ainda deixa a desejar e desenvolvedores a tem criticado pela frustração em alguns aspectos.

Um dos problemas da loja de aplicativos que já deve ter incomodado muitos, é o fato de que ela não mostra as datas das últimas atualizações. Imagine olhar para um app pago na loja do Windows, conferir o changelog com a lista das últimas alterações e, em seguida, baixá-lo apenas para descobrir que ele não foi atualizado nos últimos doze meses? Isso seria muito chato, de fato, mas é o que pode acontecer, uma vez que não há nenhuma data para indicar quando a última atualização foi realizada.

E os problemas não param por aí, qualquer pessoa familiarizada com a tela de configurações do Windows 10 sabe que a Microsoft permite automaticamente autoatualização da loja de aplicativos. Isso seria muito bom se a loja não escondesse quando os aplicativos são atualizados.

E mais. Quando os desenvolvedores atualizam seus aplicativos na loja, eles muitas vezes colocaram um changelog para indicar o que mudou. Seja correções de bugs e melhorias ou uma lista maciça de recursos novos. No Windows Phone 8.1, não só você pode ver este changelog, mas também poderia pular rapidamente para os apps que estão atualizando para ver os detalhes. No Windows 10 ainda não. Não só o processo de obtenção do changelog em dispositivos móveis é extremamente ruim, mas o changelog atual não aparece na loja em pelo menos 6 a 8 horas.

Com esses problemas, as grandes atualizações de apps poderiam passar por despercebidas porque a loja ainda tem que atualizar, e até mesmo os engenheiros da Microsoft, ao atualizar os aplicativos da empresa, têm recorrido a outros meios para postar o changelog, às vezes o Reddit ou nas páginas do fórum dedicado.

E tem ainda mais. Os algoritmos de busca da loja revelam que mesmo que a Microsoft tenha atualizado suas diretrizes do Windows e se comprometeu a remover um aplicativo da loja, ela precisa adotar uma política de banimento de desenvolvedores e endereços IP. Inchaço da loja com aplicativos não está fazendo aos desenvolvedores qualquer bem, o que também não é vantagem para nenhum usuário.

Alguns desenvolvedores tem escrito artigos sobre suas dificuldades com a loja da Microsoft, incluindo problemas com o sistema de buscas. Um deles diz o seguinte:

O problema: desde que o Windows 10 chegou, as vendas de todos os meus apps, que foram muito baixas em comparação com outras lojas de apps, caíram significativamente, quase a zero (mesmo o que eu tenha atualizado para Windows 10). E não é de estranhar que este é o caso: você não consegue encontrar meus apps em qualquer lugar na loja de apps. Se você não sabe o nome exato do meu aplicativo, você não vai encontrá-lo. Você pode digitar qualquer uma das palavras-chave que tem no título, descrição ou mesmo na lista de palavras-chave enviada à loja, e meus apps não serão listados. Não é como se este fosse um bug recente ou similar: é assim desde cerca de meio ano. Não sei o que a Microsoft está pensando aqui. Parece que há esta grande corporação, e as pessoas lá dentro não tenham ideia o que estão fazendo.

E por fim, uma das bizarrices mais estranhas da loja é que os últimos aplicativos que você baixou, de acordo com o sistema, foram o Twitter e o Candy Crush Saga. Também foram os últimos que você baixou ontem. E serão os últimos que baixou amanhã. Duvida? Basta ir até a sua biblioteca de apps na Windows Store e eles sempre estão no topo dos mais recentemente instalados, com a data do dia atual. Ah, você não tem eles instalados? Não tem problema, eles estarão lá no topo, na data atual, com um botão para você fazer o download.


Aparentemente, por alguma razão, a Microsoft ama o Twitter e o Candy Crush Saga.


79

Comentários

Loja de apps no Windows 10 apresenta problemas que irritam desenvolvedores e usuários
  • não sei que ódio é esse com Windows Phone e a Microsoft

      • Medo de pagar com a língua rapaz, imagina o Windows 10 começando a incomodar o Android e irá, já que é um sistema unificado.

        • ve a historia da MS, depois volta aqui, eles tem melhorado muito nos ultimos anos, mas a vontade de hatear não baixa :P

            • na vdd a Microsoft só começou a se tonar uma empresa melhor com a entrada do novo presidente Satya Nadella, deem um desconto o cara entrou agora e teve q reformular toda a empresa por causa das cagadas do antigo presidente, então, os usuarios do windows precisam ter paciência.

            • Mais uma vez os adoradores do Android vem em matéria da Microsoft jogar vudu no sistema. Engraçado que a loja funciona, você baixa seus aplicativos, só não informa a última atualização e assim por diante. Android o sistema cheio de gambiarra, já que a maioria dos recursos, não são nativos e sim colocados pelas fabricantes, como o Lollipop na versão 5.1 que passou a ter nativamente suporte a Multi Sim e ao MicroSD, para um sistema que esta a anos no mercado, ter suporte nativamente a Multi SIM que é uma coisa básica agora, é uma vergonha, principalmente ao MicroSD, e não venham dizer que já teve, pois o suporte que tinha era lixo, pois o aplicativo ficava ainda instalado no aparelho, somente os dados eram salvos no MicroSD. Povo que só reclama, e o pior, se ainda usasse o sistema, até poderia reclamar de algo, porém não usa. O mais interessante é que, basta mandar Feedback para a Microsoft que ela irá resolver o problema, agora tenta raportar isso para Google um Bug do Android, você esperará uns 6meses para ter uam atualização.

                • Coisa básica era editar o número antes de fazer a ligação


                  E o Windows só foi ter agora com W10M

                  Vc fala dos usuários Android mas vira e mexe está nas matérias do Android falando mal

                    • Pois é, um sistema que domina, e simplesmente não tem metade dos recursos nativamente e por isso que falam que Android necessita mais de aplicativos pois basicamente o sistema na versão puro é capado de recursos nativos.

                      • no WP 8 foi esse mesmo fogo de palha, alegando que ia dominar o mercado. ate agora não to vendo nada demais.

                          • Coisas diferentes, o Windows 8 e Phone 8 não eram unificados, os códigos não eram exatamente iguais. Exemplo: Numa matéria gringa mesmo, eles afirmaram que se as vendas dos Smartphone com Windows Phone 8 pudesse ser somado ao Tablet Windows a Microsoft teria 14% do mercado, mas não podem, com o Windows 10 poderá, é o mesmo sistema, mesmo código, mesmo Kernel.

                              • num falei?

                                  • Falou o que, mostrei dados que eu pego na internet e são dados que servem como comparação. Exemplo: Windows 10 Desktop já possui 200 milhões de usuários, quando o Móbile for lançado oficialmente será unificado a estes números, pois é o mesmo sistema. Até Samsung esta cogitando abraçar o Windows 10 Móbile. Todo mundo sabe que o Share do Android é as vendas de todos produtos que usam Android e não somente Smartphone.

                                • prepare-se para a parede de texto

                                  • Tu não ta ligado, só esse ano ja sacrifiquei 3 galinhas pretas pra macumbar o windows phone, ate agora ta funcionando

                                      • Que bom, sacrifica mais, pois isso não tem impedido do Windows 10 crescer e novos aplicativos universais surgir, vai em sites gringos sobre o Windows 10 e veja, todo dia é lançado um aplicativo universal para o Windows 10 e os antigos se tornando universal...

                                          • ta ligado que "aplicativos universais" não é algo patenteado certo?

                                              • Estou ligado sim, mas esta ligado que a Microsoft segundo especialistas em T.I é a única próxima a realmente unificar seu sistema, e tá ligado que eles criticaram o Chrome OS que é um sistema mal acabado e sem recursos. Então, o que adianta a Google criar aplicativos universais, se ela só tem o Android, e tá ligado que eles também falaram que Android não serve para Desktop/Notebook e muito menos paraTablet Híbridos, pois o mesmo é limitado.

                                        • Twitter e Candy Crush é a Microsoft pagando para receber mais atenção dos desenvolvedores.

                                            • Não sou fanboy mas sinceramente só tive problemas no inicio do lançamento, sou insider e instalei no primeiro dia que foi disponibilizado, quase não consegui usar o smart de tantos bugs mas pra isso existe a windows feedback, fui informando os problemas que foram sendo resolvidos com muita rapidez, e tambem tenham consciência que esse ainda é o BETA, não está satisfeito volta para o 8.1 .

                                                • Ms acertando em algumas coisas e cagando em outras... Realmente em layout a do w10 esta bem bonita, mas tá entupida de bugs.

                                                    • O jeito é abandonar a Microsoft se vez! Vejo muito comentário de gente otimista aqui mas na prática todos sabem que o WP é uma merda como SO

                                                        • A loja já é ruim por ter poucos apps e a Microsoft ainda bagunça com tudo kkkk

                                                            • São problemas bobas e não deveriam acontecer
                                                              Mas acontecem .Vamos Microsoft é assim que vc que o Windows brigue com os outros? Nem o recém nascido tizen tem isso .

                                                                • Cadê o RLS?????????

                                                                    • Estou aqui, primeiro a loja não esta impedindo de você baixar nada, segundo não é um problema, e sim uma implementação o qual não foi feita, se não pudesse baixar nada na loja, até poderiam falar mal, e o pior de tudo, você nem usa Windows Phone, o sistema nem foi lançado oficialmente, é um problema na loja do Windows 10. Pior foi a Google que só lançou suporte nativo para Multi SIM e MicroSD no Android Lollipop 5.1, pois o suporte que tinha era tudo gambiarra colocado pelas fabricantes.

                                                                        • Pior foi a MS adicionar a opção de editar número apenas no W10M e de usar um dispositivo OTG também só agora

                                                                          Funções tão úteis no dia a dia

                                                                          • AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

                                                                            • Solução, fiquem no WP 8.1, se não encontrarem algum app procure pelo bing que a loja abre automaticamente, changelog não percebi, candy crush e twitter estão lá desde sempre e isso me parece algum tipo de marketing, e sim é bizarro kk, mas usar um sistema em beta é isso ai galera, quem não tá satisfeito é só voltar ao 8.1, inclusive eu fiz isso no PC, depois de longos 5 meses de insider, mas atualizei esses dias para o 10 e tá bem melhor, tomara que o mobile também fique.

                                                                                • Gente: it's not a bug it's a feature. No sistema do futuro não terá atualização pq será um serviço kkkkkkkk

                                                                                  • Tem vezes que mesmo que você digite certo o nome do app ainda sim a loja não acha. Fora que ainda tem alguns bugs que tem de vez em quando em atualizações. Lentidão na hora de baixar apps (isso eu percebi mais no cel. do que na do PC), tem vez que fica mais de 5 minutos no "instalando". E esse lance de não notificar os apps que atualizaram é uma droga, no 8.1 toda vez que algum app precisava ser atualizado aparecia uma notificação, mesmo que vc deixasse a opção de baixar automaticamente quando estiver com Wi-Fi. Até quando terminava de atualizar aparecia a notificação na Central de Ações. Desde que entrei no Insider mando feedbacks de alguns desses problemas principalmente sobre a questão das atualizações, mas nada mudou (em relação a isso) desde a Build 10166 (se não men engano).

                                                                                      • Muito triste ler textos como esse. É como se a MS tivesse jogado a toalha. O Nadella perdeu a mão? Perdeu as rédeas da organização da empresa? Embora Biil Gates tenha saído para trabalhar em ações nobres da sua fundação, creio que ele não deixaria a MS ter tantos altos e baixos desde a sua saída. É lamentável.

                                                                                        • a do w10m tá certinha... inclusive com changlog das atualizações, sem estresse algum, e também acho tudo que eu procuro, esse problema é da loja do w10, não confundam galera...

                                                                                          • Mas que bela porcaria de loja bah tem que ser muito fanboy pra depender de aplicativos da WSó apps clones

                                                                                            • Eu acho é pouco, como um cara disse esse é o windows P&P
                                                                                              Promessas e problemas

                                                                                              • a do 8.1 é bem melhor pois mostra quais apps foram atualizados.

                                                                                                • É que nao tenho grana agora e o celular que eu quero nem existe ainda, mas vou juntar umas moedinhas e quando lançarem um nexus com snapdragon 820, eu compro.

                                                                                                    • uma coisa que acho chata é antes acontecia no lumia 520 eu não encontrava procurando na loja o jogo asphalt 8 depois de um tempo mesmo digitando tudo certo não encontrava, agora é com o jogo fifa 15 aqui no lumia 830 quando comprei eu encontrava na loja agora não encontra para encontrar tem que procurar no navegador e redirecionar para loja

                                                                                                      • Sem comentários.

                                                                                                          • é só o WINDOWS continuando a ser windows xD

                                                                                                              • kkkkkkkkkkk a loja não mostra nem se o App foi atualizado ou não kkkk, não da pra entender quem usa isso.

                                                                                                                  • Cada vez que vejo essas noticias fico muito triste, pq mesmo eles sabendo de todos os problemas e reclamações nada fazem para corrigir, empurrando sempre com a barriga, infelizmente irei para o android, daqui uns anos quando tudo ficar perfeitim, darei outra chance.

                                                                                                                      • ta ruim mesmo, tem vez se não digitar certinho não acha mesmo desse jeito tá dificel .

                                                                                                                          • A loja ms tá péssima mesmo... A busca não serve pra nada. A única coisa que acho boa nela é que baixa rapidamente, em relação à Apple Store ou a Play Store. A Loja da versão 8.1 era realmente mais funcional, apesar de ser menos organizada a nivel de layout

                                                                                                                              • Isso por que o 8.1 é um sistema apropriado já o 10 é o BETA ainda.

                                                                                                                                  • o W10M será um eterno beta!!!!!! kkkkkkkk lixo de loja, lixo de sistema.. até no PC a MS tá vacilando... o W10M não vai ser bom... 8.1 é o que tem de melhor, uso no meu 930 sem problemas e nunca vou querer saber como é este lixo de w10m, prefiro funcionalidade!

                                                                                                                                  LG Gram Style: um notebook premium e bonito por fora, mas... | Vídeo Hands-on 

                                                                                                                                  Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar