LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Game Over: Pokémon Uranium é removido à pedido da Nintendo

15 de agosto de 2016 22

Há alguns dias falamos aqui de sobre Pokémon Uranium, uma versão não oficial do jogo da Nintendo que foi criada por um brasileiro (que trabalhou nela durante 9 anos), e era distribuída gratuitamente de fãs para fãs, trazendo um novo tipo ‘nuclear’ de monstrinhos, que não está presente nas franquias originais.

Pelo visto, o game alternativo fez tanto sucesso, que acabou incomodando a Nintendo, detentora dos direitos da marca Pokémon para jogos, e o resultado disso você já suspeitar qual foi, né? O jogo foi removido. :-(

Em menos de uma semana após seu lançamento, Pokémon Uranium já contava com mais de 1,5 milhões de downloads, e foi aí que os desenvolvedores receberam uma notificação dos advogados da Nintendo, exigindo a remoção do título. Segundo eles:

Depois de mais de 1,5000,000 downloads de nosso jogo, fomos notificados diversas vezes requisitando remoções por parte dos advogados representando a Nintendo da America. Não fomos contactados pessoalmente, mas está claro que este é o desejo deles, e nós os respeitaremos profundamente. Portanto, não forneceremos mais links oficiais para o jogo em nosso website.

Os desenvolvedores ainda avisaram sobre possíveis versões que possam do Pokémon Uranium que possam ser enviadas através de outros links, alertando sobre os perigos de baixar arquivos de fontes desconhecidas.

O lado bom é que para aqueles que já baixaram, os desenvolvedores prometeram continuar enviando atualizações, ou seja, se algum conhecido seu tiver o instalador, basta pedir que ele compartilhe contigo.


22

Comentários

Game Over: Pokémon Uranium é removido à pedido da Nintendo
  • Este site ainda tem links ativos para download do Pokémon Uranium: http://somosnintendo.com/news/6600/

      • Palhaçada. Se a Nintendo ou qualquer outra empresa deixasse a marca dela ser usada por todos fãs e não fãs que gostam de fazer uso da mesma para lucrar ou não com as franquias dela, não durariam 30 anos no mercado como duram. A Nintendo na minha opinião poderia criar a possibilidade de contratação do indivíduo ou criar comunidades em cima de Mods como a Valve faz, mas deixar com que ele trabalhem com uma marca de 10, 20 ou 30 anos de existência como Mario, Zelda ou Pokemon seria vacilo. Ela fez bem. Alguns criam uma historinha na cabeça de que deixar usar a marca ajuda na publicidade de certa forma isso é até verdade mas podem haver consequências pelo uso dessa marca. Patente é coisa séria e deve ser respeitada.

          • Uma pena. Se fosse a Nintendo minha empresa eu entraria em contato com esse cara, agradeceria por ser tão fã e parabenizaria por ter ficado 9 anos desenvolvendo o game.
            E claro, faria uma pareceria com ele.

            Mas, o capitalismo apesar de eu aprovar sua existência, tem dessa coisas.

              • Isso não se chama capitalismo, e sim intervencionismo. O capitalismo é a livre troca de bens (propriedade privada) e serviços entre as pessoas, aí aparece o Estado falando que existe propriedade intelectual e ameaça te dar uma multa caso você faça algo igual que outra pessoa fez antes.
                Recursos são propriedade privada porque são escassos, ou seja, não tem pra todo mundo, mas ideias, pelo simples fato de você pensar em algo não impede de outra pessoa pensar. Mas o Estado resolveu que isso é errado então ameaça as pessoas com uma multa ou com a prisão.

              • Uma perguntinha: a Nintendo não tem representação no Brasil. O jogo é brasileiro. A Nintendo América não tem jurisdição no Brasil, então como ela pode acionar alguém ou alguma empresa se não tem representação no país?

                • Já tava na cara, a Big n é chata com versões de seus jogos, metroid 2 também foi retirado mas ainda bem que consegui baixar.

                    • O interessante que isso cala a boca dos desenvolvedores, 1 milhão e 500 mil baixaram, isso por que é um aplicativo sequer conhecido de terceiro, imagina se fosse o oficial?

                      • Interessante não é mesmo senhora Nintendo, mais de 1 milhão de download, então vocês afirmam que não tem usuários para isso? Então 1 milhão de pessoas jogando e gastando não merece atenção?

                          • Esse 1 milhão é de qualquer pessoa que tenha um computador. O jogo não era para Windows 10 Mobile. 1 milhão de pessoas é um público muito pequeno num mundo de bilhões.

                              • Nossa, isso depende de como se olha as coisas rapaz... Para um jogo antigo e defasado, é muito sim.

                                  • A Nintendo quer que as pessoas paguem R$200 num cartucho de Pokemon e R$600 num DS, óbvio que ela não quer ir para outras plataformas desse jeito. Pode reparar que tudo para celulares que ela já fez é puro freemium!

                                • Eu baixei, mas ainda não comecei a jogar. Preferia que fosse uma Hack Rom, pois não tenho paciência com a lerdeza do modo normal, gosto de andar mais acelerado. Quando eu estiver bem paciente jogo.

                                  LG Gram Style: um notebook premium e bonito por fora, mas... | Vídeo Hands-on 

                                  Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar