Sony 12 Set
A Sony finalmente anunciou oficialmente os esperados PS4 Pro e PS4 Slim no início do mês, como uma resposta direta para a rival Microsoft e seus anúncios na E3 2016, com o Xbox One Slim e Projeto Scorpio. Embora que o anúncio da nova geração de consoles da companhia não tenha recebido a aclamação que esperava, a empresa salienta que está muito positiva com relação às vendas do futuro aparelho, e não vê quaisquer ameaças com o Scorpio, acreditando que as maiores ameaças para o Pro serão os PCs.
O PS4 Pro além do suporte para HDR, também tem a promessa de trazer um hardware poderoso, de modo conseguirá rodar os títulos em 4K, entregando uma experiência de alta qualidade para os jogos. A Sony afirma que embora o console tenha suporte para tecnologia Ultra HD, os jogos mais antigos vão precisar receber uma atualização, a fim de que os usuários possam executar os títulos clássicos em 4K, fato este que gerou mais dúvidas do que respostas, além de claro, certo ar de frustração por parte dos fãs assíduos da marca.
O PlayStation 4 Pro desde o seu anúncio em 7 de setembro, trouxe uma série de questões com relação ao hardware, que não foram respondidas de forma clara pela Sony. Na mesma semana após a divulgação do novo console, vários debates tiveram início, levantando a máxima que o PS4 Pro não muda a experiência de jogo, e o futuro console será destinado apenas a entusiastas. Com o evento para anúncio do Pro, a Microsoft não perdeu a chance de cutucar a rival, e os executivos da empresa afirmaram que estavam muito surpresos pelo fato do Pro não possui suporte para discos Blu-ray 4K, visto que até mesmo o Xbox One S contará com este recurso.
Em resposta a Sony publicou que a empresa apenas decidiu direcionar o suporte da tecnologia Ultra HD exclusivamente para os jogos, abandonando o suporte para reprodução de filmes, alegando que este fato em nada afetará a qualidade do aparelho. O chefe de planejamento da divisão Xbox da Microsoft, Albert Penello, em uma nota divulgada esta semana para o jornal britânico The Guardian, disse que está surpreso com a decisão da Sony, que apesar de investir em um hardware poderoso para o Pro, o aparelho não terá suporte para discos Blu-ray em 4K.
Eu não quero iniciar qualquer tipo de batalha entre consoles, eu tenho muito respeito pelo trabalho da Sony, mas analiticamente, algumas decisões que a empresa tomou de fato me surpreenderam. A falta de um leitor para discos 4K foi sim uma grande surpresa.
Ainda na entrevista, Penello afirma que o PS4 Pro não tem capacidade suficiente para rodar jogos no verdadeiro 4K, pois as especificações técnicas divulgadas pela Sony não garantem que o aparelho seja, de fato, tão ‘poderoso’ como tanto ressaltam.
Acredito que a Sony está deixando muita coisa em aberto para os consumidores quando se trata de 4K, falando de métodos de renderização e coisas do tipo. A divulgação da companhia gerou uma lista de dúvidas, pois as características do console apresentadas pela empresa não são suficientes para renderizar tudo em 4K nativo. Este fator foi a primeira coisa que apresentamos com o Scorpio, e foi justamente por isso que optamos por 6 TFLOPS, pois ouvimos diretamente dos desenvolvedores o que seria necessário.
Segundo a Sony, o PlayStation 4 Pro vai ser uma versão mais potente da versão vigente, com suporte para reprodução de discos Blu-ray e resolução 4K e HDR para jogos. Contudo, para usufruir dessas melhorias, é importante que o jogador utilize um televisor com suporte à tecnologia 4K. Ao que tudo indica, o Pro é um console que foi totalmente desenvolvido focado no perfil gamer hardcore, trazendo um HD de 1TB para armazenamento interno e ainda será munido de uma GPU de 4,20 TFLOPS, sendo que o PS4 atual utiliza um processador gráfico de 1,84 TFLOPS.
O PlayStation 4 Pro será lançado no mercado norte-americano em 10 de outubro deste ano, com o preço de US$ 399 (R$ 1.283 na cotação atual) sendo que a Sony não divulgou quaisquer detalhes sobre a chegada do console no mercado brasileiro.
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